Vasco

Vasco

terça-feira, 27 de março de 2018

32 - ARQUEIROS DA COLINA - BARCA E ONÇA

A série “Os Arqueiros da Colina”, publicada desde 23 de janeiro, falou de 32 goleiros vascaínos. Ficaram faltando 21, agora resgatados com a ajuda do pesquisador Mauro Prais, que elaborou esta lista para o Kike:
  1- Miltão entra na lista dos piores goleiros da história do Vasco, ao lado de Tadic, Alessandro, Diogo Silva, Michel Alves e Caetano.Tinha grande estatura. Só isso. Foi da década-1960.
2 - Rafael "Pedreiro dividiu com Roberto Volpato alguns frangos durante o primeiro rebaixamento vascaíno a Série B do Brasileiro, em 2008. Pela pré-temporada de 2009, Rafael foi aconselhado a cometer uma indisciplina para ser mandado embora do Vasco. Queria ir para o Fluminense, sem este pagar a multa recisória. Então, chegou bêbado à concentração, de  madrugada, e aprontou bagunça na porta do hotel. Teve o contrato suspenso e, dias depois, foi para o Flu. 
3 - Jordi saiu pelos inícios deste ano, indo para um daqueles paises da antiga União Soviética. Dos três do rebaixamento de 2013, Márcio Cazorla foi sempre reserva do Carlos Germano, mas o substituiu, razoavelmente bem, no inicio do Campeonato Brasileiro-1997 e na Libertadores-1998.
Nesta foto reproduzida de www.bangunet.com, o goleiro é Rollim,
 o primeiro vascaíno a jogar pelo Flamengo.
4 - Paulo Sérgio, que quando era do Botafogo chegou à Seleção Brasileira; 5 – Jair, que não deve ser com fundidor com Jair Braganca, tinhae baixa estatura, mas era elástico. Reserva do Andrada e de Mazzaropi.
6 - Maurílio, saído das bases, também foi reserva desses dois.
7 - Carlos Henrique foi um outro reserva ido Andrada. 8 -  Jonas passou antes por Bonsucesso e América. Era baixo para a posição.
 9 – Zé Taínha chegou a ser titular em poucos jogos no inicio de 1959. 10 - Vagner, da década de 1950; 11 - Oswaldo Baliza, buscado no Botafogo.

12 - Chiquinho, citado em uma crônica do Mário Filho, por simular desmaio durante uma cobrança de pênalti, por Pirillo, do Flamengo. 13 - Panello, reserva de Rey, mas atuou bastante em 1935, quando o titular estava fora de forma. 14 - Quarenta II, da mesma época de Panello, era bastante franzino. 15 - Marques e Valdemar brigaram pela posição de Jaguaré, quando este foi para a Europa.  17 -  Rollim, reserva de Jaguaré, foi o primeiro vascaíno a vestir a camisa do Flamengo. 18 - Amaral, reserva de Nélson da Conceição, que sucedeu Barroso, Odorico e Ary.

19 - Barcheta, paulistano, nascido em 12 de março de 1918. Passou duas temporadas em São Januário, deixando registado no caderninho ter ajudado a moçada a conquistar o título do Torneio Início do Campeonato Carioca-1945, quando o “Almirante” decidiu e mandou 2 x 0 Botafogo, fase em que ele disputava a posição com Rodrigues. Em 1946, deixou no banco Moacir Barbosa, considerado o maior goleiro da história vascaína.
O restante da turma de Fausto Barcheta  teve: Augusto, Sampaio, Berascochea, Dino,  Argemiro, Santo Cristo, Lelé, João Pinto, Elgen, Chico Aramburo, Rubens, Rafagnelli, Laerte, Alfredo, Ely do Amparo, Nílton, Djalma, Ademir Isaías, Jair Rosa Pinto, Mário e Friaça, treinados pelo uruguaio Ondino Viera.  
Barcheta deve entrar, ainda, em uma outa série publicada pelo “Kike”, a dos atletas que vestiram as camisas do Vasco e do rivalaço Flamengo, pois passou pela Gávea, em 1949 – antes, entre 1930/40 esteve corintiano, e de 1940/44 defendeu a Portuguesa de Desportos.
  Detalhe: no jogo em que o flamenguista Valido foi acusado de subir nas costas de um zagueiro cruzmaltino, para marcar o gol na cabeçada que deu o título carioca de 1944 ao “Uurubu”, Barcheta era o goleiro da tragédia vascaína que valeu o primeiro tri rubro-negro no futebol.
Quando titulava o arco vascaíno, Barcheta deixou, também, no banco Oncinha e Yustrich, que viria a ser um badalado treinador nas décadas-1960/70. Oncinhe foi campeão do Torneio Municipal-1944, dirigido por Ondino Veira, que formou este time base: Oncinha, Rubens e Rafanelli; Alfredo (Figliola), Berascochea e Argemiro; Djalma, Lelé, Isaías, Jair (Ademir) e Chico.
Fora estes os placares vascaínos na disputa: 02.03 – 3 x 1 Fluminense; 09.04 – 2 x 1 Canto do Rio;  16.04 0 5 x 3 Canto do Rio; 27.04 – 3 x 0 Bonsucesso; 27.05 – 3 x 2 América; 03.06 – 1 x 2 São Cristóvão; 10.06 – 2 x 0 Botafogo; 18.06 – 2 x 1 Bangu e 24 .06 – 2 x 2 Flamengo.

 Em 1943, Oncinha tinha deixado Roberto no banco dos reservas. Detalhe: o Vasco  já

Teve dois goleiros com o mesmo nome de Roberto. O primeiro, o suplente de Oncinha e tinha por companheiros: Rubens, Sampaio, Rafanelli, Osvaldo Carvalho, Figliola, Alfredo II, Nílton, Argemiro; Djalma, Lelé, Isaías, Ademir, Jair Rosa e Chico. O outro foi Roberto Volpato Neto, catarinense, da cidade de Orleans, nascido em 01.07. 1979 (foto).
Este segundo goleiro vascaíno chamado Roberto foi da “Turma da Colina” entre 2005 e 2008, ano em que a equipe foi rebaixada à Série B do Brasileirão. Saiu tendo usado a 1 vascaína por 58 jogos. Foi jogador “cigano”, que passou por mais 10 clubes, entre 1999 e 2017 – Criciúma-SC (2 vezes), América-RJ (2), Moreirense-POR (2), Vitória de Setúbal-POR, Mumbai City-IND e os paulistas Ituano-SP, Ponte Preta, XV de Piracicaba, Água Santa e Santo André. 

OBS: DUAS FOTOS FORAM REPRODUZIDAS DE WWW.NETVSCO.COM.BR E A PRIMEIRA, ACIMA, DE WWW.BANGUNET.COM.BR. AGRADECIMENTOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário