Vasco

Vasco

domingo, 15 de julho de 2018

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - KOLINDA, UMA PRESIDENTE BOLEIRA

Ela comprou passagem aérea com dinheiro do seu bolso, viajou em classe econômica e foi para a arquibancada nos jogos seleção croata. Seu nome: Kolinda Grabar-Kitarovic, a primeira mulher presidente da república na Croácia.
Foto reproduzida de www.esporte.uol.com.br - agradecimento
Eleita em janeiro de 2015, Kolinda, com "50tão" de idade, está na Rússia vibrando como uma das torcedoras mais entusiasmadas com a sua rapaziada. Mas não é de hoje que o futebol a empolga. Quando era garota já gostava de rolar a bola.
Por gostar tanto de futebol, seis meses após estar presidindo a Croácia ela foi ao Vaticano e presenteou o Papa Francisco - um outro fã do futebol e até associado do seu clube, o argentino San Lorenzo - e o presenteou com a jaqueta 9 que pertenceu Davor Suker, um dos maiores ídolos do futebol croata.
 

Kolinda foi torcer no meio da galera, como mostra esta foto, também, da Uol.
Quando está nos estádios das Rússia, Kolinda usa a camisas da sua seleção. E já foi até o vestiário, depois das vitória sobre a Rússia (nos pênaltis), cumprimentar e comemorar com a moçada, principalmente com o capitão Modric.
 "Assistirei a decisão (Croácia x França, hoje, em Moscou) não como uma política, mas como torcedora apaixonada por futebol e alguém que já jogou futebol", disse ela, que só não foi às semifinais devido compromissos como chefe de estado, uma reunião de cúpula da Otan- Organização do Tratado do Atlântico Norte.
No mesmo 2014, durante a sua campanha eleitoral, Kolinda participou da abertura de um torneio em homenagem a Blago Zadro - figura importante para a independência croata -, tendo passado vários minutos batendo bola no gramado. Chutou, lançou e fez o pontapé inicial da competição.


Kolinda ainda bate uma bolinha - foto divulgação
Katarina Kitarovic, de 17 anos, é filha da presidente Kolinda e uma das principais promessas da patinação artística do país. Além disso, a chefe de Estado também acompanha o handebol e o basquete locais com afinco. Ela incentiva os esportes locais e tem reuniões frequentes com Vytenis Andriukitis, comissário europeu para saúde e segurança alimentar.  
 Kolinda é a quarta presidente da Croácia e teve carreira diplomática antes, tendo sido, por três anos, embaixadora do país nos Estados Unidos entre 2008 e 2011. Ela pertence à União Democrática Croata (HDZ, na sigla do país), que é um partido de linha nacionalista e anticomunista, mas é considerada uma moderada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário