Vasco

Vasco

terça-feira, 1 de março de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA - GANDULLA

O primeiro de março registra, também, o nascimento de um jogador vascaíno que marcou a história do futebol brasileiro, por emprestar o seu nome para uma figura tradicional das partida, o gandula.
Bernardo Gandulla nasceu em Buenos Aires, em 1916, e fez parte da "Turma da Colina" de 1939, como meia-esquerda. Fez ala com Emeal, um outro "hermano".  Ele tinha por hábito, sempre que a bola saía de campo, apanhá-la. para entregar ao cobrador do lateral, ainda que fosse um adversário. Quando surgiram garotos repondo as bola que saíam, a torcida carioca os apelidou de "gandulas", numa alusão ao seu gesto.
 Antes de chegar ao Vasco, Gandulla havia passado pelo Ferro Carril Oeste, do seu país. Quando deixou são Januário, voltou à pátria e defendeu o River Plate. Jogou, ainda, pelo francês Auxerre e o inglês Manchester City, além de ter defendido a seleção argentina, somente em um jogo, em 1940. Sua carreira de atleta inclui 249 partidas e 123 gols. Como treinador, comandou o time do Boca Juniors, entre 1957 e 1958. (Foto reproduzida da revista Sport Ilustrado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário