Vasco

Vasco

quarta-feira, 2 de março de 2011

VASCO DAS PÁGINAS - FLUZARKADA

A imprensa carioca sempre jogou pra cima o futebol da terra. No caso do amistoso Vasco 4 x 2 Fluminense, de 20 de março de 1957, escancarou: “A volta triunfal do campeão”.
 Ganhador do Estadual-RJ de 1956, o “Almirante” iniciou a temporada-1957 disputando amistosos pelo continente sul-americano e o Brasil. Até encarar o Flu daquele dia, em 15 compromissos, após 23 de dezembro de 1956, vencera 12, empatara um e escorregara em dois, ambos no exterior. Portanto, estava uma fera sob o comando do treinador Martim Francisco.
De volta aos gramados do Rio de Janeiro, o time vascaíno foi para o jogo 1.655 de sua história, após 79 dias sem rolar a bola diante de sua torcida. E, por 60 minutos, gastou a “maricota”, chegando a colocar 4 x 0 no placar. Levou dois tentos só depois de Martim Francisco poupar titulares indiscutíveis e mandar a campo revelações, menos experientes, evidentemente.
 Aos 11 minutos do primeiro tempo, Válter Marciano cobrou falta de fora da área, a bola explodiu na baliza, voltou ao gramado e Vavá mandou-a à rede: 1 x 0. O segundo saiu aos 3 minutos. Bola centradas sobre a área tricolor, Cacá a cabeceou-a rumo aos pés de Pinga, que escreveu no placar: 2 x 0. Aos 14, Vavá serviu Válter que pisou na bola, enganando um marcador que passou por ele, que ajeitou o lance e marcou: 3 x 0. Finalmente, aos 20, Pinga cobrou escanteio fechado, Wilson Moreira cabeceou e acabou por ali o estoque vascaíno de tentos do dia: 4 x 0.
Com goleada no placar, a rapaziada tirou o pé do acelerador e levou dois gols. Vasco do dia: Carlos Alberto Cavalheiro, Klever (Ortunho) e Viana; Laerte, Orlando Paçanha e Ortunho (entrou, saiu, substituído por Delcir e voltou); Sabará (Laerte, no mesmo caso de Ortunho), Livinho (Wilson Moreira) Vavá (Vadinh), Válter e Pinga. O Flu teve: Jairo, Cacá e Pinheiro (Roberto): Jair Santana, Clóvis e Altair; Telê, Léo (Robson), Valdo, Jair Francisco (Alecir) e Escurinho (Osvaldo).         
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário