Vasco

Vasco

sábado, 4 de abril de 2015

HISTÓRAI DA HISTÓRIA - BATEU NO REI

  4 de abril de 1965 - Histórias pra contar é o que não faltam, em São Januário. Uma fantástica? A vitória sobre o Rei Pelé no auge da carreira, pelo Torneio Rio-São Paulo-1965. Era uma vez, em tarde de domingo, no Maracanã, quando o Almirante aproveitou a onda para homenageá-lo, como mostra esta foto reproduzida da "Revista do Esporte". 
Pelé entende que o seu primeiro título no futebol profissionl veio com parte vascaína, o que foi, mas nem tanto, pois o Torneio Internacional Morumbi que ele disputou pelo Combinado Vasco/Santos não chegou a terminar, devido prejuízos financeiros. No entanto, graças à competição, o treinador da Seleção Brasileira, o gaúcho Sylvio Pirillo, o convocou para vestir a camsia canarinha, três meses depois.
O Vasco homenageou e depois bateu no "Rei do Futebol"
Pelé, sempre, se disse torcedor do Vasco, no futebol carioca. Talvez, o seu pai, Dondinho, também tivesse sido, pois batizara o segundo filho como Jair. Pelos seus 26 de idade, João Ramos do Nascimdnto ouvia ser Jair Rosa Pinto um dos cracaços da Turma da Colina, história que rerndeu 27 gols em 71 jogos, média de 0,39 gol por jogo, com 44 vitórias, 18 empates e só nove escorregadsas
Sabedor daquele lado cruzmaltino do Pelé, o presidente vascaíno Manuel Joaquim Lopes (E) – eleito em 13 de março de 1964, cmo o 36º chefe da Colina – ofertou-lhe o título de benemerito vascaíno, na tarde de 4 do 4 de 1965. O que rolou junto com o mimo? Vsco da Gama 3 x - Santos, pelo Torneio Rio-São Paulo, sob apito de Airton Vieira de Morais. O desrespeito ao Rei começou com  Luisinho Goiano, aos 76 minutos. Mário Tilico, aos 82 e aos 89, completou o furdunço, contemplado por 42.250 presentes, que gastaram Cr$ 36 milhões, 470 mil, 180 cruzeiros, a moeda da época. O chefe da bagunça foi  o treinador Zezé Moreira e a moçada que fisgou o Peixe (apelido dos santIstas está na súmula: Gainete: Joel Felício, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhãoe Lorico (Oldair Barchi); Luizinho Goiano, Saulzinho (Mário 'Tilico", Célio Taveira e Zezinho. O Santos teve: Laércio; Ismael, Modesto, Joel Camargo e Geraldino (Olavo); Eliseu (Rossi) e Mengálvio: Dorval, Toninho 'Guerreiro", Pelé e Noriva (Peixinho). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário