Vasco

Vasco

sábado, 10 de dezembro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 10.12

                                                         10 DE DEZEMBRO
O 10 de dezembro é data fera na Colina. Duas terríveis goleadas e uma vitória sobre um time dificílimo de ser ultrapassado em seus domínios e que tem uma das maiores forças do futebol brasileiro. Também, um empate buscado na raça, nos últimos minutos, diante do maior rival. É só conferir:

VASCO 6 X 2 YPIRANGA-SP - Goleada mandada pra cima dos paulistas, pelo primeiro Torneio Rio-São Paulo-1933, quando o inglês Harry Welfare comandava a rapaziada. Aconteceu em um domingo, em São Januário, ouvindo-se o trilo do apito de Osvaldo Kroft de Carvalho. Nas redes, compareceram Russo (3), Carreiro (2) e Almir. Pra fazer isso, foi convocada esta rapaziada: Rey; Dino e Itália; Gringo, Fausto e Mola; Orlando, Almir, Russo, Carnieri e Carreirinho. O "Almirante" desembarcou daquela viagem, que marcou a primeira edição daquela competição entre cariocas e paulistanos, em quinto lugar, vencendo 10 vezes, empatando 4 e escorregando em 8, nos 22 jogos disputados, nos quais marcou 31 e sofreu 24 tentos. No caderninho vascaíno, jogo 509. Contra o Ypiranga-SP, houve quatro embates, dois amistosos vencidos pela "Turma da Colina" e dois pegas pelo interestadual, com um triunfo para cada lado.    

VASCO 7 X 2 BONSUCESSO -  Uma covardia, pois o time da Colina da época era um dos mais fortes do planeta. Tanto que conquistou o Campeonato Carioca-1950, com 17 vitórias em 20 jogos, nos quais marcou 74 gols, saindo com um saldo de 21. Não dava mesmo para os rubro-anis encararem. Mário Vianna apitou aquele sacode dominical, em São Januário, com Ademir (3), Djair (3) e Maneca fazendo a festas nas redes. Flávio Costa era o treinador e o “Expresso da Vitória” rodou nos trilhos daquele dia levando: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo, Maneca, Ademir, Jansen e Djair. Na história, jogo vascaíno 1.267. Pelo Estadual-RJ, o pega 44.   


VASCO 2 X 0 INTERNACIONAL-RS -  Vencer o time colorado de Porto Alegre em sua casa não é fácil. Poucos conseguem. Mas o baianinho Bebeto resolveu naquele domingo 10 de dezembro. Foi às redes do estádio Beira-Rio, aos 62 e aos 70 minutos, e deu ao "Almirante" esta vitória importantíssima, válida pelo Campeonato Brasileiro-1989, quando o caneco foi parar na Colina. Treinado por Nelsinho Rosa, o time vencedor reuniu: Acácio; Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio 'Boiadeiro' e Bismarck; Sorato (Vivinho), Babeto e Tato (William). DETALHE: daquele jogo, os dois times saíram de campo igualados em gols marcados (31), nos 23 jogos disputados pelo Brasileirão, com igualdade, também, em número de empates (7), e o placar se repetindo pela segunda vez.  Foi a 3.936ª vez em que a rapaziada preliou.  

Acrescentar à VASCODTA 10 de dezembro:  Vasco 1 x 1 Flamengo, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário