Vasco

Vasco

sábado, 28 de outubro de 2017

O VENENO DO ESCORPIÃO - JÁ VIMOS ESTE FILME. A PRÓXIMA SESSÃO JÁ COMEÇOU

Temer reproduzido de foto oficial
As semelhanças entre atitudes de governantes persistem – de vez em sempre! Caso do presidente Michel Temer afagando o coração e a mente da bancada ruralista, exatamente, quando seria votada a segunda denúncia contra ele.
 Às vésperas, seu governo propôs texto que o mundo repudiou sobre trabalho escravo no Brasil – coisa de Drácula!
     Em 1978, o Palácio do Planalto queria Laudo Natel como governador de São Paulo, o mais importante Estado do país. Mas o seu partido, a ARENA-Aliança Renovadora Nacional, rebelou-se e foi à convenção partidária eleger o dissidente Paulo Maluf, por 617 a 589 votos.
 No mesmo dia, os bens do candidato eleito e de sua mulher – Sílvia Lutfalla Maluf – foram bloqueados, preventivamente, pela Comissão Geral de Investigações, que apurava vultuosos empréstimos pelo grupo empresarial do casal junto ao Tesouro Nacional, considerados irregulares.
 Porque Temer não liberou bem antes a grana para emendas? Porque o bloqueio dos bens dos Maluf só ocorreu no dia em que o Paulo venceu a convenção? Drácula explica abaixo.
Drácula em reprodução de www.nossahistoria.com.br
No caso da derrota de Laudo Natel, ela atingia, no fundo, ao candidato à sucessão do presidente Ernesto Geisel, o também general João Batista de Oliveira Figueiredo, o grande fiador da candidatura – todas estavam escolhidas pelo presidente Ernesto Geisel, que deixou o sucessor (também escolhido por ele) trabalhar por Natel porque eram velhos amigos.
Para aquelas convenções – todas no mesmo dia – havia outras candidaturas rebeldes, em outros estados, o que significa que o”Alemão” (apelido do Geisel) também sofreria derrotas. No caso Natal, o general Figueiredo enviara telegrama, lido da tribuna da Câmara, pelo deputado Alcides Franciscato, concitando todos os convencionais a fazerem de Natel o vencedor do pleito. Mas o telegrafo não o ajudou. 
Imagem de divulgação de campanha
 Na verdade, Maluf fora mais intenso na busca de votos, marcando homem a homem os convencionais. O Governo anteviu o que ocorreria – derrota que não atingiu o poderoso ministro chefe da Casa Civil, o general Golbery do Couto e Silva, que preferia Maluf – e quando viu a vaca afogando no brejo, desesperadamente, a Executiva da ARENA-SP apreciou denúncia do deputado Agnaldo de Carvalho Junior, de fraude na indicação do Paulo Salim, e a encaminhou à Justiça Eleitorl, que julgou-se incompetente para aprecia-la.
 Candidato a vice-governador na chapa malufista, o deputado José Maria Marin reconheceu a atitude como “reconhecimento antecipado da derrota”.
As urnas da votação foram levadas ao Tribunal Regional Eleitoral-SP pelo presidente da comissão executiva arenista paulista, Cláudio Lembo, em viatura policial, acompanhado pelo delegado/diretor do temível DOPS-Delegacia de Ordem Pública e Social, Romeu Tuma, e o líder governista na Assembleia Legislativa-SP, o deputado Nabi Abi Chedid.
 Desse time, Paulo Maluf já esteve preso, acusado por corrupção; José Maria Marin está preso, nos Estados Unidos, acusado pelo mesmo tema; Nabi Chedid teve o cargo de deputado estadual preservado pelo Ato Institucional Nº 5, da ditadura militar, que fechou, em 7 de fevereiro de 1969, a Assembleia Legislativa –SP, até 31 de maio de 1970, e cassou os mandatos de 27 colegas dele, e um suplente.
 Ele foi, também, vice-presidente  da Confederação Brasileira de Futebol – 1986 a 1989 –, numa das piores fases do futebol brasileiro e comandou a seleção que foi à Copa do Mundo-1986, quando o Brasil foi eliminado, vergonhosamente.
Dilma reproduzida de foto oficial
Quanto a Michel Temer, já garantiu o título de pior presidente civil que o Brasil já teve, suplantando Dilma Roussef, que esculhambou a economia, fazendo o desemprego e a inflação crescerem, entre outros itens.
Temer passará à história como chefe do governo que patrocinou a indecente proposta – mundialmente repudiada – dificultando a verificação de trabalho escravo no país, algo que a Princesa Isabel havia abolido, em 1822, há 195 anos, ou quase dois séculos. Felizmente, o Supremo Tribunal Federal cortou o barato. 
 Vários colaboradores do presidente Michel estão presos ou denunciados em vários inquéritos, por corrução. Como Maluf e Marin.
Mais coincidências na tela do cinema do tempo? A presidente Dilma Roussef nomeou Lula chefe da sua Casa Civil e  Michel Temer criou pasta para Wellington Moreira Franco, a fim de terem foro privilegiado.
 Por estas e por outras é que pesquisa do grupo de análise política "Eurásia" apontou Temer como o  presidente mais impopular do planeta, com apenas 3% de aprovação.Temer é mais odiado até do que Jacob Zuma, seu colega da África do Sul, acusado de corrupção, mas com 18% de aprovação, e do que o venezuelano Nicolás Maduro, com 23%.

Maduro reproduzido de twitter.com
Em três meses, Temer livrou-se de duas denúncias – a desta semana sobre obstrução de justiça e participação em organização criminosa. Agora, por 251 x 233 votos. Para isso, passava muito tempo reunido com quem poderia salvar-lhe, em horário em que deveria estar trabalhando.
 Será que não haveria nada do interesse do Piauí para decidir, enquanto ele cuidava de interesses particulares, dentro do Palácio do Planalto?
É hora de o Congresso Nacional criar uma lei proibindo presidentes da república de usarem a sua casa para cuidarem de si.
 Se o médico, o engenheiro, o professor  faltarem ao emprego, terão o seu ponto cortado. Já o presidente da república não trabalha e ainda ganha – tudo pelo individual, nada pelo social, em tais instantes.
 Mas nem só Temer fez reuniões de interesse particular no Palácio do Planalto. Outros, também, fizeram. O filme é só reprisado.          

 

     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário