1 - 29.09.1968 - Domingão de bola rolando no Maracanã. Disputava-se o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que se tornaria, dois anos depois, o Campeonato Brasileiro, e o o Vasco mandava 3 x 2 pra cima do Santos.
2 - Por aquela época, os santistas tinham com a sua camisa 10? ELE mesmo! O Rei do Futebol. Portanto, esta pode ser considerada a maior vitória na data 29 de setembro, mesmo tendo, na data, aplicado goleada, por 7 x 0 Resende-RJ, em 1942. Este placar não foi mais do que uma obrigação da Turma da Colina, amistosamente, em um domingo, na casa do adversário. Afinal, aquele time era muito mais forte. Infinitamente!
3 - Quanto a Vasco 3 x 2 Santos, além de não ter marcado gol, Pelé saiu do jogo (juntamente com o zagueiro vascaíno Fontana), expulso de campo, aos sete minutos do segundo tempo, pelo árbitro argentino Roberto Goycochea, diante de 49.394 pagantes.
4 - Vasco que bateu o "Rei" era treinado por Paulinho de Almeida, ex-lateral-direito do VSC, e atuou com: Pedro Paulo; Ferreira, Moacir, Fontana e Eberval; Alcir e Buglê; Nado (Raimundinho/Fernando), Nei Oliveira, Walfrido e Silvinho. O Santos alinhou um timaço: Laércio: Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Oberdan e Rildo; Lima (Marçal) e Clodoaldo; Amauri, Toninho, Pelé e Edu (Abel), treinador por Antoninho.
5 - Da rapaziada santista, apenas Laércio, Oberdan, Marçal, Amauri e Abel não haviam vestido a camisa da Seleção Brasileira. O zagueiro Ramos Delgado já havia atuado pelo selecionado argentino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário