1 - Saul Santos Silva, o Saulzinho, nasceu na gaúcha Bagé, em 31 de outubro de 1938. Estreou no time do Grêmio Esportivo Bagé, aos 16 de idade anos de idade, marcando um gol bicicletado, diante do já o extinto Nacional, de Porto Alegre. Ele foi descoberto pelo ex-zagueiro João Nascimento, quando jogava no pátio do Ginásio Auxiliadora, de sua cidade, em 1955. Mas a sua carreira só começou, efetivamente, em 1956, pois havia assinado contrato com o Guarany Futebol Clube, após ir para o Bagé, e, por conta de regulamento, não pode jogar pelo novo clube. Assim, profissionalmente, sua bola pelo Guarany só fii rolar em 1956, ficando campeão citadino. No Guarany, ele ficou, de 1956 a 1960, quando foi para o Vasco da Gama, o qual defendeu até 1965.Voltou para Bagé e ou Guarany e encerrou a carreira em 1968. Depois, graduou-se em Direito
2 - Durante toda a década-1960, Célio Taveira fora o principal goleador do Vasco da Gama e um dos seus maiores ídolos, importantíssimo nas conquistas dos Torneios Pentagonal do México-1963; Internacional do Chile-1963; Internacional do IV Centenário do Rio de Janeiro-1965; da Taça Guanabra-1965 e do Torneio Rio-São Paulo-1966 (este rempatado com Botafogo, Santos e Corintians).
3 - Em uma quinta-feira de 1967, Célio e o o Almirante eram adversários. No amistoso Vasco 2 x 0 Nacional, de Montevidéu, valendo a Taça Governador Negrão de Lima. Célio defendia o tricolor uruguaio desde os inícios das temporada-67 e encarou os velhos companheiros por esta formação: Dominguez, Ubinas, Manicera, Mujica (Ancheta), Alvarez; Viera, Bita (Cúria), Montero, Célio, Paz (Techera) e Uruzmendi. Treinado por Zizinho e com gols marcados por Moraes e Paulo Bim, o time vascaíno alinhou: Fraz; Ari (Nilton Paquetá), Ananias e Jorge Andrade; Oldair, Maranhão e Danilo Menezes; Zezinho, Bianchini, Paulo Bim e Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário