Vasco

Vasco

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FERAS DA COLINA DE S. JANU - NADO

José Reginaldo Tasso Lassalvia, o Nado, era meia-armador, pela esquerda, antes de tornar-se ponteiro. Mudou para a extrema-direita porque o treinador Ricardo Diez, do Náutico Capibaribe-PE,  tinha bons jogadores para o meio-de-campo. De início, nem era mesmo um autêntico ponteiro, por ter que recuar muito para marcara. Teve de aprender uma nova tática. E achou mais difícil do que armar. "Pela ponta, só tenho uma maneira de atuar: para a frente. De um lado, temos o fim do campo, a (linha) lateral, e, do outro, quando não há um marcador, um companheiro quase sempre marcado. Dificilmente, temos a chance de driblar para dentro, sem o perigo de embolar todo o nosso ataque", contou ele à Revista do Esporte, da qual a foto que você vê foi reproduzida. .
 Nado nasceu em 15 de novembro de 1938, em Olinda-PE, e começou a carreira, aos 13 anos de idade, por um time amador de sua cidade, chamado 
Nado(E) e um outro pernambucano, Salomão

Argusa, como infanto-juvenil. Aos 19, foi para o Náutico. Por tanto, com um ano acima do que você tem. Revelou, também, ter investido muito na jogada de ir à linha de fundo, para centrar forte para o meio da área. Sobre o drible, considerava--se médio no fundamento, bem como em velocidade.
Nado jogava com o peso ideal de 58 quilos e foi contatado pelo Vasco por ter dado um trabalho medonho ao lateral-esquerdo Oldair Barchi, bem mais alto e forte do que ele, quando o Vasco enfrentou o Náutico, pela Taça Brasil-1965.
Nado foi campeão pernambucano pelo fantástico time do Náutico, em 1960/63/64/65, tendo, em 1963, sido o artilheiro da temporada, com 18 gols. Ele, ainda, foi eleito como  o melhor ponta-direita do Campeonato Carioca e da Taça Brasil de 1966.


Convocado para os treinos da seleção canarinhae rumo à Copa do Mundo-1966, ele fez só um jogo: 10.05.1966 - Brasil 1 x 1 Chile. Depois, disputou mais dois: 07.98.1968 - Brasil 4 x 1 Argentina. 14.12.1968 - Brasil 2 x 2 Alemanha Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário