Vasco

Vasco

terça-feira, 8 de novembro de 2011

DON SANTIAGO NA ESQUINA DA COLINA

1 - Na década-1950, torcedores fanáticos inventaram que o mais famoso dos cartolas da história do futebol espanhol, Santiago Bernabeu, presidente do Real Madrid, por mais de cinco décadas, havia rompido relações com o Vasco, porque o seu clube fora vencido pelos vascaínos, durante a final do Torneio de Paris, em 1957. O homem não admitia o melhor time do mundo caísse ante uma equipe sul-americana, de uma região habitada por gente subdesenvolvida. Lenda brava!

2 - Em 1962, o Real Madrid excursionou ao Brasil e Don Santigo pediu ao empresário para não marcar jogo contra o Vasco da Gama. Não devido ao pancadão na capital francesa, mas lembrando-se da briga entre os dois times, naquele dia. No entanto, demoveram-lhe da ideia, alegando que os tempos eram outros, bem como jogadores e dirigentes. E o amistoso aconteceu, no Maracanã. Tem até foto dele, confraternizando-se com a cartolagem do "Almirante", em uma revista do clube.

3 - Santiago Bernabeu, advogado e industrial, dono de dezenas de fábricas, foi uma das maiores fortunas espanholas. Nascido em 8 de junho de 1893, era cinco anos mais velho do que o Vasco. Natural de Almansa, chegou a ser meia-direita e centroavante do Real, a partir dos 14 de idade. Em 1912, aos 17, profissionalizou-se. Chegou a ser capitão da equipe e marcou 194 gols, em 495 jogos, até parar, em 1927. Pela tremenda dedicação ao clube, após pendurar as chuteiras, ganhou um cargo de diretor, ocupado por oito anos. Em seguida, tornou-se presidente homenageado, com o seu nome ao estádio dos merengues. Viveu até 2 de junho de 1978, como 11ºpresidente da cassa.

4 - Das nove vezes em que o Vasco enfrentou o Real Madrid, em só em uma – 31 de maio de 1956 – a partida rolou no Estádio Santiago Bernabeu. Por sinal, o anfitrião formou uma autêntica seleção espanhola, para encarar a “Turma da Colina".


Nenhum comentário:

Postar um comentário