Vasco

Vasco

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CORREIO DA COLINA - MUNICIPAL-1966

"Li no Kike da Bola que o Vasco ficou em quarto lugar no Torneio Municipal de 1996. Mas já havia lido, aqui mesmo, neste blog, que esta competição do futebol carioca só foi jogada até 1951. Como, então, o nosso time ter disputado um tornei que não mais existia?" José Luís Moreira Alves, de Nanuque-MG.

Vejamos, grande Zé:  o torneio rolava, no muito antigamente, antes de a bola rolar pelo Campeonato Carioca, com um máximo de 10 rodadas, sem contar as finais, caso fosse preciso de desempate. Com a presença dos integrantes das tabela da temporada, o Vasco da época do "Expresso da Vitória", carregou o caneco  em 1944/45/46/47, e foi vice, em 1948. Em 1996, programaram uma disputa com características do Municipal, mas lhe deram o nome de Taça Cidade Maravilhosa. Como vários radialistas lembraram-se disso, o velho nome foi revivido. Só isso.

2 - "Um velho amigo meu, que tem um álbum de recortes de de jornais e revista sobre um tio dele, mostrou-me um em que aparece o Seu Roberto sendo expulso de campo, em jogo do Olaria contra o Vasco. Como o  recorte não tem data, gostaria de saber em que ano foi isso, pois o amigo  diz que foi em 1962". Paulo Roberto Alvarenga Filho, de Pavuna-RJ.  

Grande Paulo! O Seu Roberto por você citado deve ser o Roberto Peniche, por sinal, ex-vascaíno, e o jogo foi em 6 de março de 1963, pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, terminando no 0 x 0. Naquele dia –única vez em que os dois times se encontraram pela competição interestadual –,  realmente, o Seu Roberto saiu no tapa com o vascaíno Célio e os dois foram convidados, pelo árbitro José Montgeiro, a se retiraram mais cedo do recinto, faltando 20 minutos para o final da pugna. O Vasco do dia, treinado por Jorge Vieira, teve: Humberto Torgado; Joel Felício, Brito, Russo e Dario; Maranhão (Écio) e Lorico; Sabará, Villadoniga (Vevé), Célio e Ronaldo (Javan). O Olaria, com Duque no comando do time, foi: Ari; Valtinho, Navarro, Haroldo e Casimiro; Edil e Valdemar; Otton, Jaburu (Valter), Luis Carlos Cunha (Borges) e Roberto Peniche. Valeu?





 


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário