Vasco

Vasco

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FERAS DA COLINA - GÍLSON NUNES

  Se houve alguém na Colina que gostasse tanto de santa, sem dúvida, este foi Gílson Nunes, campeão carioca em 1970. Era devoto de duas, Santa Rita e Nossa Senhora Aparecidas, a padroeira do Brasil.  Convenhamos, estava bem protegido.

 Gilson Siqueira Nunes, carioca, nascido no bairro de São Cristóvão, em 12 de junho de 1946, tinha mesmo que ser um cruzmaltino. O seu primeiro time? O Vasco, no futebol de salão. Depois, mudou-se para os gramados e cometeu uma infidelidadezinha, virando meia-esquerda e ponta-de-lança do Bonsucesso, que pagou-lhe os seus primeiros “trocados” (Cr$ 5 mil cruzeiros), como juvenil. Depois, deu uma de “Amigo da Onça”, um dos seus apelidos entre os companheiros de bola (o outro era Bicudo), e assinou o seu primeiro contrato profissional, em 1964, com o rival Fluminense, de onde o Vasco o “repatriou”.
Filho do casal Hermínio Nunes/Arleta Siqueira Nunes, o ponta-esquerda Gílson aparecia nas fotos com cabelos pretos. As lentes, porém, não mostravam que os seus olhos castanhos, pois jogou no tempo em que as revista e jornais eram em preto-e-branco. Medindo 1m70cm e pesando 65,6kg, normalmente, calçava chuteiras de número 40 e tinha 85cm de cintura, para entortar os marcadores. Lembrança do futebol? Uma cicatriz na perna esquerda.  
 Como todo carioca, Gílson Nunes adorava uma praia e um cineminha. Se convidado fosse para escolher um cardápio, de cara, pediria bife com batatas fritas
 Depois de quatro anos em São Januário1970 a 1974 –, Gílson Nunes passou mais quatro defendendo o América-RJ, e encerrou a carreira.  No ano seguinte, começou a de treinador, como assistente de Oto Glória ou Carlos Froner (?), no Vasco da Gama. “Reficou” como vascaíno até 1991, quando seguiu para o futebol árabe e decolou na carreira de treinador de vários clubes e das seleções brasileiras olímpica (1983), sub-20 (1985/1987) e assistente no time principal (1988).
Em seus tempos de atleta vascaíno, Gílson Nunes atuou ao lado de craques como o goleiro argentino Andrada e os atacantes Silva “Batuta”, Roberto Dinamite, Tostão e Amarildo, este em final de carreira.  Durante a campanha do título carioca de 1970, que encerrou a história de 12 anos na fila, ele entrou em todas as partidas, tendo marcado três gols – 17.09 – Vasco 2 x 1 Botafogo; 13.09 – Vasco 3 x 2 América; 22.08 – Vasco 3 x 1 Olaria. A formação-base daquele Vasco era: Andrada; Fidélis, Moacir, Renê e Eberval (Batista): Alcir e Bugleux; Luís Carlos Lemos, Valfrido, Silva e Gílson Nunes. (foto reproduzida da Revista do Esporte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário