Vasco

Vasco

domingo, 31 de agosto de 2014

VASCO DOS FUXICOS - WILSON MOREIRA

  Pelo final de 1958, o atacante Wilson Moreira voltou ao Brasil, decidido a não jogar mais pelo Real Bétis, da Espanha. Embora garantisse ter sido muito bem tratado pelos dirigentes e torcedores do clube europeu, ele alegava não ter conseguido se aclimatar por lá. Como tinha muita identificação com o Vasco da Gama, pelo qual sagrara-se SuperSuperCampeão carioca, era mais do que lógico que surgissem comentários, em rádios, jornais e TVs, sobre um possível seu regresso a São Januário.
 O Vasco, no entanto, não estava interessado mais em Wilson Moreira, nascido em 6 de março de 1935, como filho de Zezé Moreira, um dos principais treinadores brasileiros. E rolou o maior fuxico. De um lado, o presidente cruzmaltino, Eurico Lisboa, declarou que só o aceitaria se o atacante topasse jogar de graça; do outro, Wilson soltou os cachorros contra o cartola.
 No meio das trocas de farpas, Wilson Moreira disse que, mesmo sabendo que ele não estava muito interessado em ir para a Espanha, a diretoria do presidente Lisboa nada fizera para mantê-lo na  Colina, oferecendo-lhe, para ficar, menos da metade do que lhe propunha o Bétis. Mais: afirmou ter disputado sete partidas da campanha do “SS” sem ganhar um centavo.
Depois daquilo, não haveria mesmo mais clima par voltar ao Vasco.
 Dirigido por Martim Francisco, o atacante Wilson Moreira fora campeão carioca-1956, participando de sete partidas e marcando cinco gols. Ele era reserva de Vavá, em um ataque que tinha, ainda, Sabará, Livinho, Almir e Pinga. Como meias que armavam jogadas, Rubens, Valter Marciano, Valdemar e Roberto Pinto. Se bem que os meias-armadores da década-1950 no futebol brasileiro eram bem ofensivos e, frequentemente, estavam colocando goleiros pra chorar.
Em 1958, o ataque cruzmaltino  tinha, praticamente, os mesmos homens da temporada anterior, bem como os meias, à exceção de Valter, negociado com o futebol espanhol. Durante a mesma temporada, foi campeão, também, do Torneio Rio-São Paulo, entrando no decorrer de três partidas, substituindo, respectivamente, Vavá, Quincas e Pinga. Mesmo com tantos bons serviços prestados, o Vasco não o quis mais. Preferiu um fuxiquinho.         

 

3 comentários:

  1. Gostaria de saber qual os clubes que wilson moreira jogou depois do betis?

    ResponderExcluir
  2. Wilson Moreira não fez dupla com Delém em 1958, pois o atacante gaúcho foi contratado justamente para substituí-lo, em razão da sua venda para o Bétis, Em 1960 o Wilson Moreira voltou a jogar pelo Vasco da Gama, inclusive marcou o gol da vitório por 1x0 sobre o Flamengo no campeonato carioca daquele ano. Quando voltou ao Vasco da Gama em 1960 ainda encontrou o Delém, que só foi vendido ao River Plate em 1961.

    ResponderExcluir
  3. Wilson Moreira não fez dupla com Delém em 1958, pois o atacante gaúcho foi contratado justamente para substituí-lo, em razão da sua venda para o Bétis, Em 1960 o Wilson Moreira voltou a jogar pelo Vasco da Gama, inclusive marcou o gol da vitório por 1x0 sobre o Flamengo no campeonato carioca daquele ano. Quando voltou ao Vasco da Gama em 1960 ainda encontrou o Delém, que só foi vendido ao River Plate em 1961.

    ResponderExcluir