Vasco

Vasco

terça-feira, 21 de julho de 2015

PIADA DA COLINA - LANCE ANIMAL

No  3 de dezembro de 2015, a rapaziada cruzmaltina não poderia comemorar um show de bola com Edmundo, pipocando as redes "urubulinas" em três lances de arte e talento, nos 4 x 1 da segunda fase do Campeonato Brasileiro-1997. Motivo: estaria servindo ao Exército. O feito faria 18 temporadas. Rá, rá, rá, rá! 
 “Animal”  mordeu o filó aos 16 minutos do primeiro tempo e aos 10 e aos 42 do segundo – Maricá fechou a conta, aos 45 do clássico apitado por Paulo César de Oliveira-SP. Era uma quarta-feira e a “Turma da Colina”, comandada por Antônio Lopes, correu pelo gamado do Maracanã formando com: Carlos Germano; Fililpe Alvim (Maricá), Mauro Galvão, Alex Pinho e César Prates; Nélson, Nasa, Juninho Pernambucano (Moisés) e Ramon Mineiro; Edmundo  e Evair (Fabrício Eduardo).
Os três tentos encaçapados nas redes rubro-negras fizeram Edmundo totalizar 29 e bater um recorde que perdurava há 20 anos no Brasileirão, mantido por Reinaldo, do Atlético-MG (28, em 1977). Vascaíno em três oportunidades – de 1990 a 1992; de 1996 a 1997, e de 1999 a 2000 – , o  “Animal” marcou 135 gols vascaínos e chegou a ser mandado embora do Cruzeiro, por declarar que não comemoraria se balançasse as redes do seu clube de coração.
MAIORAL DUPLO - Além de ter batido o recorde de gols no Brasileiro-1997, o carioca Edmundo Alves de Souza Neto, nascido em dois de abril de 1971, bateu também, o recorde de maior números de tentos em uma só partida da competição, visitando, por seis vezes, as redes do paulista União São João, de Araras, no dia 11 de junho.  A festa começou com um minuto de bola rolando. Edmundo recebeu a “maricota”, pela intermediária, progrediu, sem marcação, e chutou fraco. Teve uma ajudazinha do goleiro Adinam, que papou um “peru”. Ainda no primeiro tempo, voltou à rede, aos 23 minutos. Na segunda etapa,  fez o terceiro, aos 27. Por ali, queria pedir substituição, pois não sentia-se bem, desde a concentração. Sorte dele que Luisinho deu-lhe uma dura: “Pirou, cara? O jogo tá fácil, você tá disputando a artilharia. Segura!” E ele mandou mais bolas no filó, aos 29, aos 34 e aos 44 minutos – o Vasco foi o campeão da temporada e Emundo o principal “matador”.
Clever Assunção Gonçalves (MG) apitou a goleada, assistida por 1.313 pagantes, com renda de R$ 14.mil, 390 reais, em São Januário, pela primeira fase do Brasileirão. Antônio Lopes comandava a “Turma do Animal”, que foi: Márcio; César Prates, Alex Pinho, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Odvan), Nasa (Fabrício Eduardo), Ramon e Juninho Pernambucano (Mauricinho); Edmundo e Pedrinho.
Com tanta categoria, era natural que Edmundo chegasse à Seleção Brasileira.  Foi canarinho por 39 jogos, vencendo 25, empatando 8 e perdendo seis. Marcou  10 gols. Foi campeão da Copa da Amizade -1992; da Copa Stanley Rous-1995 e da Copa América-1997. Disputou dois jogos da Copa do Mundo de 1998. (foto reproduzida de www.crvascodagama.com.br). Agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário