Vasco

Vasco

quinta-feira, 23 de julho de 2015

CORREIO DA COLINA - O GUARDAVALAS

“Meu pai tem uma coleção de revistas antigas. Folheando uma delas, a Revista do Esporte, vi um matéria dizendo que o goleiro português Carlos Gomes defendeu o Vasco. Para a minha decepção, a informação só diz que o Sporting o autorizou a acompanhar o time vascaíno à Rússia. Poderia me informar mais sobre o tal goleiro, do qual jamais ouvi falar?”. Moésio Ribeiro, do Rio de Janeiro.
Seguinte, cara! O” Kike” tem esta publicação da coleção do seu velho. Chama-se "Revista do Esporte, tem o Nº 48 e data de 6 defevereiro de 1960, confere? Com isso, o próximo passo foi examinar as fichas técnicas dos jogos vascaínos, contra o Dínamo Kiev (08.07.1957), o Dínamo Moscou (11.07) e o Spartak Moscou (14.07). Então, constatou que o goleiro vascaíno dos três amistosos foi o Hélio.

Ao fundo, Livinho, e Vavá, mais próximo,  são barrados por Carlos Gomes
Titular, Carlos Alberto era militar, da Aeronáutica. Como o Brasil mantinha relações diplomáticas com Moscou, mas não se alinhava, politicamente, aos chamados “russos”, que viviam a época da chamada “guera fria” com os Estados Unidos,  o nosso grande aliado ideológico, o  “milicão” teve de voltar ao Rio de Janeiro, para não entrar no então território soviético.
 Graças à amizade com os portugueses, o Vasco conseguiu levar o goleirão Carlos Gomes, como convidado. Mas este teve um pequeno atrito com os cartolas. Afinal, tinha cartaz em Portugal, onde fora campeão nacional,  por quatro vezes (1951/52/53/54), e era fera da seleção portuguesa. Dá pra intuir que, entre ser "bancário" e "guarda-valas" cada um tem uma preferência, não é mesmo?  
Carlos Gomes, no entanto, jogou contra o Vasco, como você viu na foto reproduzida da "RE-48". Como a legenda da imagem não cita data, ela pode ser de Vasco 2 x 1 Sporting (19.06.1955) ou de Vasco 3 x 2 Sporting (10.06.1956). Seria bom você ver se tem algo sobre estes dois jogos no site do Mauro Prais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário