Vasco

Vasco

segunda-feira, 24 de abril de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA-SÃO JANU-3


Enquanto ouvimos, hoje, que a previsão financeira para arrumar os estádios que seriam utilizados durante a Copa do Mundo-2014 triplicou, durante as obras, o Vasco da Gama ergueu o dele com 100% de recursos de sua gente. Inaugurado no 21 de abril de 1927, era o maior da América do Sul e ficou sendo o maior do país até 1940, quando surgiu o Pacaembu, em São. O estádio foi aberto sem as  arquibancada em curva, atrás de uma das traves,  ainda estarem construídas. Anote histórias sobre a casa: 

1 -  No dia da inauguração, o portões do, oficialmente, Estádio Club de Regatas Vasco da Gama, foram abertos ao que deseaqavam assistir à parida inaugural – Vasco x Santos – após 10 meses e 15 dias do lançamento da pedra fundamental, em 6 de junho de 1926, a cargo da empresa dinamarquês, Christiani & Nielsen, que atuava no Brasil desde 1917 e, a parir de 1988, incorporou-se à Carioca Engenharia, passando a ser a Carioca Christiani-Nielsen Engenharia.
 
Houve gente em pé porque uma parte das
 arquibancadas não estava construída
2 – O projeto arquitetônico do estádio foi do português Ricardo Severo, que viveu entre 1869-1940. À época da construção, a hoje Rua General Almério de de Moura, que o abriga, era Rua Abílio. A capacidade da casa foi assim anunciada: arquibancadas:  25.000 lugares; cadeiras para associados:  22.000; cadeiras de pista: 1.500; tribuna de honra: 80; poltronas: 24. Total: 48.604 assentos. 

3 – Os torcedores pagaram estes preços pelos ingressos para o jogo inaugural: camarotes: 60 mil réis; cadeiras de pista-A: 12 mil réis; cadeiras de pista em outros setores: 10 mil réis; arquibancadas: 5 mil réis; gerais: 3 mil réis – a inflação no Brasil era quase zero. Os postos de venda foram: Casa Alberto, à   Praça da República, Nº 66; Casa Campos,  Rua Sete de Setembro, 84; Casa Retro, à Rua Uruguaiana, 97, e Casa Sportsman,  Rua dos Ourives, 25.

Raul, Sarmento e Oscar cortam a fita inaugural
4 - A primeira atividade esportiva inaugural foi um jogo de  basquetebol,  a partir das 14h –  inicialmente, prevista para começar às13h –, entre o Vasco da Gama e a Associação Cristã de Moços-ACM, que lideravam a Série A do Campeonato Carioca de Basquete, promovido pela Associação Metropolitana de Esportes Athletico, com vitória vascaína, por 22 x 18 – virando o placar, de 10 x 12, da etapa inicial. Portanto, o Vasco já foi  “time da virada” no prmeir0o dia de sua casa, com jogo em quadra erguida em uma das cabeceiras do campo, ao ar livre. Os times foram: VASCO: Muniz Freire (2 ponos), Benito Denizans, Nelson Paes (8), Zeferino Grillo (2) e Jayme (8). Entraram: Antônio Rainha (2), Adelino e Lourival. ACM:: Salvador Calvente, Drewx, Cerqueira (7), Souza (2) e A. F. Barros (6). Entraram, depois, Amaral Silva (3) e Mário Conde. O árbitro foi Pedro Câmara. 

 5 - A  partir das 14h30 com atraso de meia-hora, houve tênis em, duplas mistas, com Antônio Teixeira e a sua esposa vencendo Carlos Lopes/Stella Leal, por 6/4 e 6/2, em quadra foi montada ao lado da usada pelos basquetebolistas.

6 - Encerradas as duas primeiras atividades esportivas na casa, o relógio marcava 15h25min quando chegou a São Januário o major José Manuel Sarmento de Beires, aviador português que acabara de atravessar o Atlântico a bordo do avião"Argos". Ele foi convidado de honra para a inauguração. Passados 15 minutos, o time cruzmaltino, usando camisas pretas, calções brancos e meias pretas, entrou no gamado, carregando uma bandeira homenageando os demais filiados à AMEA – América, Bangu, Botafogo, Brasil, Flamengo, Fluminense, São Cristovão, Syrio e Libanez e Villa Izabel. Logo em seguida surgiu o time santistas, com camisas brancas, calções brancos e meias pretas. 
 
Washington Luís e a sua comitiva
7 - Às 15h45, o presidente vascaíno, Raul da Silva Campos, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos-CBD, Oscar Rodrigues da Costa, e o homenageado  Sarmento de Beires descerram a fita (preta e branca) inaugural do estádio.Às 16h, chegou o presidente da República, Washington Luís Pereira de Sousa que, acompanhado pro vários dos seus ministros. Comentava-se que ele havia negado permissão ao Vasco da Gama para importar cimento da Bélgica, uando já o havia permitido aos contruores do Hipódromo Brasileiro (hoje, Hipódromo da Gávea), sete anos antes. No entanto, em 1926,  a Companhia de Cimento Portland iniciava a produção do roduto no país. O prefeito do enbtão Distrito Federal, Antônio da Silva Prado Júnior, não compareceu à festas vascasínia, pois era adversário político do presidente do comando da MEA.    

FOTOS REPRODUZIDAS DO CENTRO DE MEMORIAS DO VASCO DA GAMA. Agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário