Vasco

Vasco

sexta-feira, 1 de março de 2019

HISTORI & LENDAS DA COLINA - COCADA

Em 18 de agosto de 1952, no estádio do São Cristóvão, à Rua Figueira de Mello, rolou um Torneio Início de Veteranos, com as participações do dono da casa, Vasco da Gam, América, Anchieta, Madureira, Manufatura e Portuguesa-RJ. Os vascaínos venceram ao Anchieta, por 3 x 1, nos pênaltis, após 0 x 0 nos 30 minutos de cada tempo. Depois,  foi eliminado, por 1 x 0, pelo São Cristóvão, que terminou campeão, decidindo e mandando 5 x 1 no Manufatura. 

2 – O último título estadual do Vasco da Gama, vencendo o Flamengo na finalíssima, foi em 22 de atosto de 1988, no Maracanã, com gol marcado pelo lateral-direito Cocada, aos 44 minutos. Ele havia entrado em campo, em lugar do ponta-direita Vivinho, aos 41, e foi expulso de campo, após o gol, aos 45. Acácio; Paulo Roberto “Gaúcho”, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Henrique; Vivinho (Cocada), Romário e Bismarck.
Paulo Roberto., Mazinho, Donato,. Zé do Carmo,Ferando, Acácio (em pé),
Geovani, Romario,Vivinho, Henrique e Bismarck (agachados), em foto
reproduzida de.www.uol.com.br. Agradecimento
4 – Daquela turna, que tinha por treinador Sebastião Lazaroni, quem melhor saiu-se após pendurar as chuteiras foi Romário. Além de ter sido um dos maiores goleadores e craque do planeta, aderiu à politica e elegeu-se deputado federal e senador, pelo PSB-Partido Social Brasileiro. Outro que tornou-se político foi Geovani. Chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

5 – Acácio, Fernando e Zé do Carmo tentaram a carreira de treinador, mas não repetiram a de atleta. Não emplacaram.  Paulo Roberto, Bismarck e Henrique optaram por negociações de jogadores. Donato e Mazinho se fixaram na Espanha. O primeiro naturalizou-se, defendeu a seleção espanhola e, aposentado, montou empresa de importação e exportação. O segundo preferiu uma escolinha de futebol, o mesmo que Vivinho na mineira Uberlândia, onde tornou-se pastor de almas. Não está mais vivo.
6 – Sebastião Lazaroni está esquecido como treinador, fora do mercado, após trabalhar no futebol árabe. Quanto ao herói da noite, Cocada, após deixar o Vasco retentou o apelido que o tornou famoso e tentou jogar com o seu verdadeiro nome, Lucas, pelo Fluminense. Ao encarrar a carreira, voltou para a sua terra, Campo Grande-MS, tornou-se professor de escolinha e trabalhou como secretário de esportes municipal. Não se tem mais notícias dele.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário