Vasco

Vasco

sábado, 30 de março de 2019

O VENENO DO ESCORPIÃO - GUANABARA, ESTADO GOVERNADO POR "PREFEITÃO"


 Com esta charge, o cartunista Carlos Estêvão, queria dizer, pela revista carioca “O Cruzeiro”, que o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, teria no 1961 um “abacaxi para descascar”, termo que à época significava algo nada fácil de resolver. Se bem que descascar tal fruta nem é tão complicado assim. 
Talvez, Estêvão quisesse prever dificuldades vindouras, pela perda de verbas federais, devido a transferência da capital federal para Brasília. Na verdade, um “abacaxi” bem mais espinhoso era o Estado do Rio de Janeiro, com maiores tamanho geográfico e população, e muitíssimas cobranças do seu povo. 
Com a obrigação de administrar somente a "Cidade-Estado" do Rio de Janeiro, o governador, então, virou foi um “prefeitão”.
A Guanabara  - palavra de origem do indígena tupi guaná-pará, que significa seio-mar - tornou-se o Estado  pelas disposições transitórias da Constituição-1946 e a Lei 3.752, de 14 de abril de 1960, chamada “Lei San Tiago Dantas”. Usando a sigla GB, existiu até 1975, quando a lei complementara Nº 20, de 1º de julho de 1974, com o Brasil presidido pelo general Ernesto Geisel, fez a sua fusão com o Estado do Rio de Janeiro, que valeu a partir de 15 de março de 1975. 
 Muitos pensam que Carlos Lacerda foi o primeiro governador da Guanabara, mas este foi o mineiro – de Alfenas – José Sette Câmara, advogado e diplomata, que viveu entre 14 de abril de 1920 a 30 de agosto de 2008.08. Nomeado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, ele governo a GB até 5 de dezembro do mesmo 1960, quando passou o cargo o primeiro governador eleito, Carlos Lacerda, que comandou os gunanabarinos até 1965.
Entre os “abacaxis” descascados por Lacerda estiveram remoção de favelas para outras regiões; criação das Vilas Kennedy e Aliança, e da Cidade de Deus ; construção da adutora do Rio Guandu; modificações paisagísticas da cidade do Rio de Janeiro; abertura do Túnel Rebouças; alargamento da Praia de Copacabana; construção da maior parte do Parque Eduardo Gomes; a Companhia Estadual de Telefones instalou telefones em bairros distantes do centro, como IrajáBento RibeiroBanguCampo GrandeSanta Cruz, na baixada de JacarepaguáBarra da Tijuca e nas ilhas do Governador e Paquetá.  
Carlos Lacerda nasceu em Vassouras-RJ e viveu entre 30 de abril de 1914 a a 21 de maio de 1977. Advogado e jornalista, como político, esteve filiado à UDN-União Democrática Nacional. De sua parte, Carlos Estêvão, pernambucano, de Recife, viveu entre 16 de setembro de 1921 a 14 de julho de 1972. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário