Vasco

Vasco

domingo, 17 de maio de 2020

MERENGUES NA ESQUINA DA COLINA


1 - Em 1962,quando o Real Madrid excursionou ao Brasil, o seu presidente, Don Santigo Bernabeu, pediu ao empresário para não marcar jogo contra os vascaínos. Não devido à derrota na capital francesa, mas lembrando-se da briga entre os dois times durante partida pelo Torneio de Paris, conquistado pela Turma da Colina. No entanto, demoveram-lhe da ideia, alegando que os tempos eram outros, bem como jogadores e dirigentes vascaínos. E o amistoso rolouu, no Maracanã. Tem até foto dele, confraternizando-se com dirigentes do Vasco, em uma revista do clube.

2 - Santiago Bernabeu era advogado e industrial, dono de dezenas de fábricas e uma das maiores fortunas espanholas. Nascido em 8 de junho de 1893, era cinco anos mais velho do que o Vasco. Natural de Almansa, foi meia-direita e centroavante do Real, a partir dos 14 anos de idade. Em 1912, com 17, já era profissional. Chegou a ser capitão do time e marcou 194 gols, em 495 jogos, até parar, em 1927. Pela tremenda dedicação ao clube, após pendurar as chuteiras, ganhou um cargo de diretor, ocupado por oito temporadas. Em seguida, tornou-se presidente e homenageado com o seu nome no estádio do clube. Viveu até 2 de junho de 1978, como 11º presidente merengue.

3 - Das nove vezes em que o Vasco enfrentou o Real Madrid, em só em uma – 31 de maio de 1956 – a partida rolou no Estádio Santiago Bernabeu. Por sinal, o time da casa formou uma autêntica seleção espanhola, para encarar o Almirante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário