Vasco

Vasco

segunda-feira, 31 de julho de 2023

ALBUM DA COLINA - PÁGINA 1949 - NESTOR

  Nesta foto colorizada - reproduzida de Netvasco - pelo arquivo de @HenriqueHuebner - Memória Vascaína -, o atcante Nestor Alves da Silva marca o gol da vitória do Almirante, por 1 x 0 Arsenal, da Inglaterra, em 25 de maio de 1949. Nestor fez parte do Expresso da Vitória, o quase imbatível Vasco da Gama, tendo sido garimpado no Canto do Rio, de Niterói.

O jornal que publicou esta foto contou ter Nestor desmaido após o gol contra o Arsenal 

Nestor ficou por São Januário, de 1947 a 1949, quando foi campeão carioca, disputando 14 dos 20 jogos da campanha e marcando cinco gols. Chegou à Seleção Brasileira, quando não era mais um vaascaíno, tendo disputado três partidas do Sul-Americano-1956 (atual Copa América), sem marcar gols.   
Voltando a Vasco da Gama 1 x 0 Arsenal, conta a revista carioca Globo Sportivo que os vascaínos foram sempre superiores aos ingleses, mas deixaram que eles equilibrasse a partida e que o Almirante só ficou mais ofensivos depois das entradas de Mário e de Heleno de Freitas. Aos 33 do segundo, Nestor complementou, de primeira, centrada de bola, por Mário, e acabou com a invencibilidade dos arrogantes visitantes, que haviam goleado o Fluminense e vencido, também, o Corinthians.
 O juiz da pugna foi o inglês Cyril John Barrick, auxiliado pelos brasileiros Mário Viana e Alberto da Gama Malcher. O Vasco teve: Barbosa. Augusto e Sampaio. Eli. Danilo e Jorge. Nestor. Maneca. Ademir. Ipojucam (Heleno) e Tuta (Mário). O Arsenal perdeu com Swindin. Barnes e Smith. Macanly. Daniels e Forbes. Mac Pherson. Logie. Rockie. Hshman e Wallance.
Depois daquela noite, os vascaínos voltaram em mais duas oportunidades com o Arsenal: em 1951, no Maracanã, mandando 4 x 0, com Tesourinha, Ademir Menezes, Friaça e Djayr comparecendo ao filó, e, em 1980, em Belgrado, na antiga Iugoslávia e atual Sérvia, vencendo, por 2 x 1, coma gols marcados por Paulo César Caju e Roberto Dinamite – Zagallo chefiava a rapaziada.
Nestor
 nasceu, em Niterói-RJ, no 23 de junho de 1926. Antes do Vasco a Gama e do Canto do Rio, passou pelo Fonseca, de Niterói. Depois do Vasco, defendeu Palmeiras,  Flamengo, XV de Novembro, de Jaú-SP, Noroeste, de Bauru-SP, e Prudentina-SP. 
Leia mais  sobre Heitor em FERAS DA COLINA - NESTOR - 1947 A 1949, na data 25 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário