Vasco

Vasco

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 10 DE JANEIRO

A data conta que, em 1912, a capital baiana, Salvador, foi bombardeada, para forçar a renúncia do governador Aurélio Viana. Em 1920, encerrava-se, oficialmente, a I Guerra Mundial, pela assinatura do Tratado de Versalhes. Em Londres-1946, rolava a primeira assembleia geral das Nações Unidas, com a presença de 51 delegados nacionais. 
 De nascidos na data temos Aleksei Nikolayev Tolstoi, escritor russo, 
Marina Montni reproduzida de
 www.filmesnocinema.com.br
autor de Guerra e Paz e de Ana Karenina, entre outros livros famosos. Viveu entre 1883 e 1945; José Américo de Almeida, escritor brasileiro, autor de  Bagaceira. Esteve por aqui entre 1887 e 1980. Em 1904, chegava a modelo e atriz brasileiríssima Marina Montini. Em 1949, a atriz norte-americana Linda Lovelace, do filme pornô Garganta Profundas (Deep Trouth), e o norte-americano campeão mundial dos pesos pesados George Forman. Em 1987, o nadador brasileiro César Cielo, medalha de ouro nos 50 metros livres dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Assis reproduzido de
blog.chicomaia.com.br
Entre a rapaziada que envergou a jaqueta do Vasco da Gama, o aniversariante de hoje é meia (Roberto de) Assis (Moreira). Nasceu em  Porto Alegre, em 1971, irmão do penta-campeão mundial Ronaldinho Gaúcho e esteve vascaíno, por 30 jogos e 10 gols, em 1996.
 De dentro do seu saco de maldades, nos 10 de janeiro, o Almirante registra, por exemplo, vitória sobre  Botafogo, Flamengo Palmeiras, o uruguaio Nacional e o mexicano América. 

BRASA DO DIA

10 de janeiro de 1948 - Vasco da Gama 3 x 1 Palmeiras -   Taça dos Campeões do Torneio Rio São Paulo, em em São Januário. Vitória por virada de placar, em um sábado, com os vira-vira chamando-se Chico, Djalma e Friaça. Também chamada Copa dos Campeões Estaduais, esta foi uma competição amistosa, entre os campeões da temporada nos dois estados, um tira-teima entre os  dois maiores centros do futebol brasileiro. O Vasco foi campeão, em 1937, com 0 x 0 e 3 x 1 Palestra Itália, futuro Palmeiras. Normalmente, havia só um jogo, ou dois, em melhor de três pontos, tendo a primeira disputada rolado em 1910. O Vasco foi campeão, em 1937, com 0 x 0 e 3 x 1 Palestra Itália. Time do dia da vitória citada acima: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely (Moacir II), Danilo e Jorge; Friaça, Maeca, Dimas (Nestor), Lelé (Djalma) e Chico.  
                                                BRASINHAS 
10 de janeiro de 1957 - Vasco da Gamas 2 x 1 Nacional-URU - amistoso no Estádio Centenário, em Montevidéu, apitado por José Maria Codesal e assistido por 60 mil pagantes. Válter Marciano e Lierte foram à caçapa por este time: Wagner, Ortunho e Bellini; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira (Ceninho), Válter e Lierte, escalados por Martim Francisco.    

10 de janeiro de 1959 - Vasco da Gama 2 x 1 Botafogo -  Super-Super Campeonato Carioca, no Maracanã, diante 80.833 pagantes. Eunápio de Queiroz apitou e Pinga marcou os dois tentos cruzmaltinos, aos 7 do primeiro e aos 6 minutos do segundo temepo.  Os escalados pelo treinador Gradim (Francisco de Souza Ferreira) foram: Hélio, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Roberto Pinto,Waldemar e Pinga.   

10 de janeiro de 1961 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - Torneio Octogonal de Verão-1961, aptgiasdo por Eunápio de Queiroz e com gol marcado por de Azumir. O treiandor era o argentgino Abel Picabéa que escalou: Humberto Torgado, Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel;  Écio e Laerte; Sabará, Azumir, Pinga (Joãozinho) e Ronaldo. 

                                 Reprodução da Revista do Esporte  
                            Saulzinho balançou a rede dos mexicanos 

10 de janeiro de 1963 - Vasco da Gama 1 x 0 América do México - Torneio Pentagonal do México, com prélio no estádio da Cidade Universitária da Cidade do México, assistido por 50 mil pagantes. Saulzinho marcopu o gol e o time, dirigido por Jorge Vieira, alinhou:  Ita, Joel Felício, Brito, Barbosinha e Coronel; Maranhãoi e Lorico; Sabará, Viladonega (Vevé), Saulzinho e Ronaldo.     

                                                               ANIVERSARIANTE
10 de janeiro de 1935 - Wilson dos Santos já está esquecido. Foi atacante no grupo campeão carioca-1956, disputando apenas uma partida, Vasco 1 x 0 São Cristóvão, na casa do adversário, à Rua Figueira de Melo, no dia 2 de dezembro. Substituiu Livinho nesta formação armada pelo treinador Martin Francisco: Carlos Alberto Cavalheiro, Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Laerte e Orlando Peçanha; Lierte, Wilson,  Artoff, Roberto Pinto e  Pinga. Nascido em Campinas-SP, Wilson teve por pais Benedito dos Santos e Maria Benedita dos Santos. Por irmãos, Rubens e  Iolanda. Foi campeão carioca pesando 67 quilos e medindo 1m73. Cria da Ponte Preta, profissionalizou-se, em 1955, uma temporada antes de seguir para São Januário.
   

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário