FOTO REPRODUZIDA DE WWW.OSGIGANTESDACOLINA.COM.BR
No Brasil, o 4 de janeiro é o Dia da Abreugrafia. Internacionalmente, é dedicado ao hipnotismo – o time do Vasco hipnotizava os adversários, na sua fase Expresso da Vitória (1945/1952).
Na mesma data, mas em 1959, a nave espacial norte-americana Luna -1 tornou-se a primeira a chegar perto da Lua – o Vasco teve um ponteiro-esquerdo chamado Luna, campeão carioca-1936.
No futebol, também, o 4 de janeiro marca o primeiro jogo da moçada contra argentinos. Em uma sexta-feira de 1929, em São Januário. Maiores emoções, no entanto, ficaram para Vasco 8 x 1 Benfica-RJ e Vasco 5 x 2 Portuguesa de Desportos, como veremos abaixo:|
GOLEADAS DO DIA
8 de janeiro de 1942 -
Vasco da Gama 8 x 1 Benfica-RJ. Este adversário era um time amador carioca que
topou disputar um amistoso, em um domingo, no campo da Rua Licínio Cardoso.
Impiedosamente, Nino (3), Villadoniga (2), Orlando (2) e Moacyre marcaram os tentos
da rapaziada, que estava comandada por Harry Welfare, que mandou à pugna:
Lourinho, Jahu e Osvaldo Carvalho; Alfredo II, Tião e Dacunto; Manoel Rocha,
Villadoniga, Moacyr, Nino e Orlando.
4 de janeiro de 1950 - Vasco da Gama 5 x 2 Portuguesa de Desportos-SP - Torneio Rio-São Paulo, em São Januário, com gols do estreante Tesourinha, Ipojucan, Ademir Menezes, Lima e Nestor. O treinador era Flávio Costa e o time teve: Barbosa, Augusto e Alfredo II; Ely do Amparo, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca (Nestor), Ademir, Ipojucan (Lima) e Mário (Chico). OBS: Pinga (José Lázaro Robles, um dos maiores goleadores da história cruzmaltina, era atacante da Portuguesa e marcou o segund gol da Lusa. Tornou-se vascaíno em 1953.
HISTÓRIA DA HISTÓRIA
4 de janeiro de 1929 - Vasco da Gama 0 x 0 Barracas-ARG - amistoso, em São Januário, apitado pelo argentino Servando Pérez. Treinado pelo inglês Harry Welfare, a rapaziada alinhou: Jaguaaré, Hespanhol e Itália; Nesi, Tnoco e Mola; Paschoal, Pepico, Badu, Torteroli (MárioMattos) e Sant´Anna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário