|
Marco Antonio e Cleópata reproduzido de vgitanacleopatra.blogspot.com |
A data de hoje marca, em 1659, uma das mais importantes batalhas do que foi chamado por Guerra da Restauração, entre portugueses e espanhóis. As forças lusitanas foram comandadas, em Elvas, durante a primeira luta em solo lusitano, pelo Conde de Cantanhede, que virou, mais tarde, o Marquês de Marialva. Conforme o que vários livros de história contam sobre a grande questão, os guerreiros espanhóis cercaram a cidade, mas os portugueses conseguiram ir pra cima e vencê-los. Desde 1581 que Portugal estava sob o domínio da Espanha, vigorando a União Ibérica, que terminou em 1640. Ates, em 1539, já havia rolado mais uma participação espanhola no fuxico da história: anexara Cuba como sua colônia.Em tempos mais modernos, nos 14 de janeiro, no de 2005, a norte-americana NASA-Administração Nacional do Espaço Aéreo levou a sonda Dragonfly pousar em Titã, a maior lua de Saturno, com características parecidas com as da Terra há quatro bilhões de anos. Titã é o segundo maior astro do sistema solar, menor só que Ganimedes, de Júpiter. É o único satélite que possui atmosfera densa e o único objeto estelar além da Terra onde apresentando evidências concretas da existência de água. Foi descoberto, em 1655, pelo astrônomo Christian Huygens.
Nas certidões de nascimento, a data anotou a chegada do militar e político romano Marco Antônio, em 83, para viver até 20 Antes de Cristo e se enrolar com a rainha egípcia Cleópatra.
|
Passe famoso, reproduzido de facebook |
Entre os vascaíno, o nascido no 14 de janeiro (de 1982) foi o carioca Leonardo Mendes Lima da Silva, o meia carioca Léo Lima, cria do Madureira e que chegou a São Januário, em 1999, para ficar até 2003, período em que disputou 116 jogos e marcou 13 gols.
Léo Lima sempre foi mais lembrado pelo cruzamento, da esquerda, de letra, para seu companheiro dos tempos de amador no “Madura’, o goleador Souza Caveirão, balançar a rede do Fluminense – segundo tento -, na decisão do Estadual-2003.
Na temporada de sua chegada à Colina, Léo Lima integrou a Seleção Brasileira Sub-17 e ficou campeão mundial. Em 2004, deixou o Vasco da Gama e rodou pela Europa, mas voltou, em 2009, quando disputou mais 22 partidas e mandou cinco bolas na rede.
Talvez, o fato vascaíno mais relevante dos 14 de janeiro tenha sido a estreia de Roberto Dinamite, aos 17 deidade, no time principal, lançado pelo treinador Admildo Chirol, no segundo tempo de Vasco 0 x 1 Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro de 1971. Turma do dia: Andrada; Fidélis, Moisés Renê e Alfinete; Alcir e Afonsinho; Luís Carlos Lemos, Dé Aranha, Pastoril (Roberto Dinamite) e Rodrigues. Mas tem mais. Confira:
| Léo Lima reproduzido de www.netvasco.com.br | 14 de janeiro de 1951 - Vasco da Gama 2 x 0 Botafogo - Campeoanto Carioca, no Maracanã, com gols de Maneca e Ademir Menezes, diante de 72.762 pagantes e arbitragem por Carlos de Oliveira Monteiro, o Tijolo. Time: Brbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Ipojuan, Ademir e Djayr, treinador por Flávio Costa.
14 de janeiro de 1962 - Vasco da Gama 1 X 0 Santa Cruz–PE, amistosamente, no estádio da Ilha do Retiro, apitado por Argemiro Féix de Sena, com gol de Saulzinho para esta rapaziada: Ita; Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Joel; Nivaldo e Lorico; Sabará, Viladônega, Saulzinho (Vevé) e Da Silva (Joãozinho), treinados por Paulo Amaral.
O caderninho vascaíno registra, também 4 x 2 Vilavelhense-ES, em jogo-treino, em uma quarta-feira, única disputado entre os dois times. E uma brasa de 1940. Por ali, disputou-se, pela primeira vez, no Brasil, um torneio internacional, a Taça Luiz Aranha homenageando o presidente da Confederação Brasileira de Desportos (de 1936 e 1943). Foi jogada em São Januário, entre o Vasco (sexto colocado no Campeonato Carioca-1939); Flamengo (o campeão carioca do ano; Botafogo (vice); Independiente, bicampeão argentino-1938/1939 e San Lorenzo (quinto colocado no Campeonato Argentino-1939). O Almirante anotou: Vasco 0 x 1 San Lorenzo e Vasco 5 x 2 Independiente e (semifinais) 1 x 0 Independiente, com gol de Orlando Fantoni, aos 3 minutos do primeiro tempo. Na final, Vasco 0 x 0 San Lorenzo, no tempo regulamentar. Na prorrogação, deu Vasco, com um escanteio cedido a menos. Time do dia: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário