Vasco

Vasco

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 16 DE JANEIRO

Kate Moss em foto Divulgação

  Em 27 Antes de Cristo, Caio Júlio César Otaviano recebia o título de "Augusto", lhe concedido pelo senadoo, marcndo o início do Império Romano; em 1605, era publicada, na espanhola Madrid, a primeira edição de de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes; em 1969, as naves então soviéticas Soyuz 4 e 5 realizavam o primeiro acoplamento espacial tripulado em órbita terrestre, com a primeira transferência de tripulação de um veículo espacial para outro. E única vez que nessa transferência foi realizada com uma caminhada erspacial; em 1979, rola a Revolução Iraniana e o Xá Reza Pahlevi foge, com sua família, para o Egito; em 1991, começava a primeira Guerra do Golfo Pérsico, entre Estados Unidos e o Iraque, durando 43 dias.
Nasceram nos 16 de janeiro: em 1901, Fulgêncio Batista, o sargento que tornou-se ditador de Cuba, até ser derrubado por Fidel Castro. Viveu até 1973; em 1926, o cantor brasileiro Jorge Goulart, comunista e casado com Nora Ney. Viveu até 2012; em 1938, o comediante/escrditor Jô Soares, vivo até 2022; em 1950, Bebeo de Freitas, treinador da Seleção Brasileira de vôlei e depois presidente do Botafogo. Viveu até 2018; em 1974, chegava aoplaneta a modelo britânica Kate Moss.

No futebol vascaíno, tivemos a estreia  da camisa branca com a faixa transversal preta e  rapaziada passando por cima de cariocas, mexicanos, mineiros, uruguaios e mexicanos. Vamos ver como foi:

16 de janeiro de 1938 - Vasco da Gama 4 x 1 Bosucesso - em São Januário, mas valendo pelo atrasadinho Campeonato Carioca da temporada anterior.  Niginho (2), Lindo e Luna balançaram o filó, com o último sendo o primeiro a marcar com anova jaqueta. Time do dia: Rey, Poroto e (Zé Luís) Itália; Rafa, Zarzur e Calocero; Lindo,  Alfredo I, Niginho, Feitiço e Luna, comandados pelo treinador Floriano Peixoto. A rapaziada marcoum 84  42 gols durante a temporada.
Antes de adotar este uniforme, os vascínos jogavam com o preto
que marcou o seu futebol desde os primeiros tempos

16 de janeiro de 1949 -  Vasco da Gama 4 x 3 Atlas-MEX - dia de furdunço, também, em gramados mexicanos, em um domingo, no Estádio Olímpico da Cidade do México, aptitado pelo locasl Juan J. Lopes. O treinador era  Flávio Costa, os gols de Ademir Menezes (2), Ipojucan e Friaça e a moçada do dia assinava: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Ademir Menezes, Pacheco (Dimas), Ipojucan (Maneca)  e Chico (Nestor).

16 de janeiro de 1957 - Vasco da Gama 2 x 1 Nacional-URU - Torneio Internacional do Chile, no Estádio Nacional, da capital chilena, apiado por Pedro Prieto-CHI, com Laerte e Válter Marciano virando o placar.  O teinador era Gradim (Francisco de Souza Ferreira) que escalou: Wagner, Ortunho e Bellini; Laerte, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira Válter Marciano e Roberto Pinto.   

16 de janeiro de 1958 - Vasco da Gama 3 x 1 Peñarol-URU - amistoso no Estádio Centenário, em Montevidéu, assistido por 19.969 pagantes e com Écio, Vavá e Almir Pernambuquinho virando o placar. O treindor era Gradim (Francisco de Sousa Ferreira), que escalou: Carlos Alberto Cavalheiro, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlado Peçanha e Coronel; Sabará, Almir (Livinho), Vavá, Rubens (Waldemar) e Pinga.

16 de janeiro de 1960 - Vasco da Gama 6 x 3 Atlético-MG - amistoso no terreiro do Galo (apelido do time mineiro), o Estádio Independência, em Belo Horizonte, assistido por  9.910 pagantes. Delém (3), Almir (2) e Cabrita arrancaram as penas do Galo que, sempre, ia pra panela quando encarava os cruzmaltinos que, naquele dia, eram: Barbosa (Ita), Paulinho de Almeida e Bellini (Viana);  Barbosinha, Orlando Peçanha e Coronel; Teotônio (Wanderley), Almir (Cabrita), Delém, Roberto Pinto (Waldemar) e Roberto Peniche (Dominguinhos), terinados pelo mineiro Yustrich (Dorival Knipel).   

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário