Vasco

Vasco

sábado, 6 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 6 DE JANEIRO

 Pela tradição da Igreja Católica, estamos no Dia de Reis. Conta a Bíblia que o bebê Jesus Cristo, aos 13 dias de nascido, recebeu a visita dos Reis Magos - BelchiorGaspar Baltazar -, que o presentearam, respectivamente, com ouro, incenso e mirra. 

O primeiro valia reconhece-lo como rei; o segundo respeitar a sua divindade e o terceiro a representação de suas características humanas. Os três teriam achado Jesus Cristo guiados, a partir do Oriente, por uma luz que passou a ser chamada Estrela de Belém – o Vasco da Gama é um clube extremamente cristão, contando com uma capela dentro do seu estádio.
      Desenho de Edmundo reproduzido de www.netvasco.com.br

 
Nesta mesma data, em 1835, começava, na Província do Pará, uma revolta política contra o Império brasileiro e que passou à história pelo nome de Cabanagem. 
Em 1492, nascia, na França, Joana d´Árc, heroína que virou santa – o Vasco da Gama tem o sangue dela, guerreiro. Em 1907, quem nascia era o escritor brasileiro Marques Rebelo, autor do festejadíssimo A Estrela Sobe, de 1939.
 Nascia, também, no 6 de janeiro, mas de 1928, Carlos Manga, o diretor de um dos programas de maior audiência da TV brazuca da década-1960, o Jovem Guarda, apresentado pelos vascaínos Roberto e Erasmo Carlos.  O 6 de janeiro é, ainda, data de aniversário das cidades de Angra dos Reis-RJ e de Criciúma-SC.
 
           No futebol, o cruel, impiedoso Almirante mandou a pique: 

6 de janeiro de 1951 - Vasco da Gama 4 x 0 Fluminense - segundo turno do Campeonato Carioca, com Ipojucan descascando três laranjas no cesto da turma das Laranjeiras - e Ademir mais uma.  Uma tijolada! - apitada pelo Tijolo, isto é Carlos de Oliveira Monteiro. Assistido por 49.002 pagantes, o time tinha estes caras: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Ipojucan, Ademir, Maneca e Djayr, treinados por Flávio Costa. 

6 de janeiro de 1952 - Vasco da Gama 2 x 0 América-RJ -, pelo atrasadinho Estadual-1951, que estava, ainda, pelo segundo turno. Jogado no estádio da Rua Teixeira de Castro, teve arbitgem do sueco Erick Westman e gol marcados por Nioca e Maneca. O treinador era Oto Glória, que escalou: Ernani, Laerte e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Noca, Maneca, Ademir, Jansen e Djayr.
                              Sabará pintou na rede dos costa-riquenhos 

6 de janeiro de 1963 - Vasco da Gama 4 x 0 Ajuelense - único pega entre os dois times. Sabará, Viladônega, Saulzinho e Liroco foram os cara no amistoso disputado no Estádio Nacional de San José, na Costa Rica, com arbitragem pelo local Danilo Alfaro. O treinador era Jorge Vieira, que mandou à luta: Ita; Joel Felício, Brito, Barbosinha e Coronerl; Maranhão (Écio) e Lorico; Sabará, Viladônega (Russo), Saulzinho (Vevé) e Ronalo (Fagundes).     

6 de janeiro de 2000 - Vasco da Gama 2 x 0 South Melbourne - I Campeonato Mundial de Clubes da FIFA - Felipe e Edmundo bateram na rede do Maracanã, diante do excelete público, de 66 mil pagates, para uma noite de quita-feira.  O holandês Dick Jol apitou e o treinador Antônio Lopes escalou: Helton; Jorginho, Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto;  Amaral, Felipe, Juninho Pernambucano (Odvan) e Ramon Menezes (Alex Oliveira); Edmundo (Viola) e Romário.     

                                             ANIVERSARIANTE
                          Foto reproduzida de www.vascodagama.com.br 

 Alex Teixeira Santos,  em 1990. Atacante cria das bases, foi campeão brasileiro da Série B-2009. Saiu, em para o futebol europeu, voltou em 2022 e encerrou o seu ciclo cruzmaltino ao final de 2023. Totalizou 147 jogos e 20 gol nas duas passagens vascaínas. Profissionalizado, em 2088, saiu para o  ucraniano Sakhtar Donetsk, em 2010, e ficou por lá durante seis tempoadas. Depois, foi para o  Jiangsu Suning, da China, e passou mais cimco temproasdas logne da Colina.  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário