Pela tradição da Igreja Católica, estamos no Dia de Reis. Conta a Bíblia que o bebê Jesus Cristo, aos 13 dias de nascido, recebeu a visita dos Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar -, que o presentearam, respectivamente, com ouro, incenso e mirra.
O primeiro valia reconhece-lo como rei; o segundo respeitar a sua divindade e o terceiro a representação de suas características humanas. Os três teriam achado Jesus Cristo guiados, a partir do Oriente, por uma luz que passou a ser chamada Estrela de Belém – o Vasco da Gama é um clube extremamente cristão, contando com uma capela dentro do seu estádio.
Desenho de Edmundo reproduzido de www.netvasco.com.br
Em 1492, nascia, na França, Joana d´Árc, heroína que virou santa – o Vasco da Gama tem o sangue dela, guerreiro. Em 1907, quem nascia era o escritor brasileiro Marques Rebelo, autor do festejadíssimo A Estrela Sobe, de 1939.
Nascia, também, no 6 de janeiro, mas de 1928, Carlos Manga, o diretor de um dos programas de maior audiência da TV brazuca da década-1960, o Jovem Guarda, apresentado pelos vascaínos Roberto e Erasmo Carlos. O 6 de janeiro é, ainda, data de aniversário das cidades de Angra dos Reis-RJ e de Criciúma-SC.
No futebol, o cruel, impiedoso Almirante mandou a pique:
6 de janeiro de 1951 - Vasco da Gama 4 x 0 Fluminense - segundo turno do Campeonato Carioca, com Ipojucan descascando três laranjas no cesto da turma das Laranjeiras - e Ademir mais uma. Uma tijolada! - apitada pelo Tijolo, isto é Carlos de Oliveira Monteiro. Assistido por 49.002 pagantes, o time tinha estes caras: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Ipojucan, Ademir, Maneca e Djayr, treinados por Flávio Costa.
6 de janeiro de 1952 - Vasco da Gama 2 x 0 América-RJ -, pelo atrasadinho Estadual-1951, que estava, ainda, pelo segundo turno. Jogado no estádio da Rua Teixeira de Castro, teve arbitgem do sueco Erick Westman e gol marcados por Nioca e Maneca. O treinador era Oto Glória, que escalou: Ernani, Laerte e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Noca, Maneca, Ademir, Jansen e Djayr.
6 de janeiro de 1963 - Vasco da Gama 4 x 0 Ajuelense - único pega entre os dois times. Sabará, Viladônega, Saulzinho e Liroco foram os cara no amistoso disputado no Estádio Nacional de San José, na Costa Rica, com arbitragem pelo local Danilo Alfaro. O treinador era Jorge Vieira, que mandou à luta: Ita; Joel Felício, Brito, Barbosinha e Coronerl; Maranhão (Écio) e Lorico; Sabará, Viladônega (Russo), Saulzinho (Vevé) e Ronalo (Fagundes).
6 de janeiro de 2000 - Vasco da Gama 2 x 0 South Melbourne - I Campeonato Mundial de Clubes da FIFA - Felipe e Edmundo bateram na rede do Maracanã, diante do excelete público, de 66 mil pagates, para uma noite de quita-feira. O holandês Dick Jol apitou e o treinador Antônio Lopes escalou: Helton; Jorginho, Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe, Juninho Pernambucano (Odvan) e Ramon Menezes (Alex Oliveira); Edmundo (Viola) e Romário.
ANIVERSARIANTE
Alex Teixeira Santos, em 1990. Atacante cria das bases, foi campeão brasileiro da Série B-2009. Saiu, em para o futebol europeu, voltou em 2022 e encerrou o seu ciclo cruzmaltino ao final de 2023. Totalizou 147 jogos e 20 gol nas duas passagens vascaínas. Profissionalizado, em 2088, saiu para o ucraniano Sakhtar Donetsk, em 2010, e ficou por lá durante seis tempoadas. Depois, foi para o Jiangsu Suning, da China, e passou mais cimco temproasdas logne da Colina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário