Vasco

Vasco

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 23 DE JANEIRO

 Em 1937, no julgamento do centro trotskista anti-soviético, 17 comunistas eram acusados de simpatizar com Leon Trotski e conspirar para derrubar o regime de Josef Stalin; em 1950, o  parlamento decide que Jerusalém deve ser a capital de Israel; em 1960, o batiscafo USS Trieste atinge a profundidade recorde de 10.916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas; em 1998, a Netscape anunciava a Mozilla, com a intenção de lançar o código Communicator como código aberto; em 2003, detectado, pela última vez, um sinal muito fraco do Pionerr 10, mas nenhum dado utilizável pode ser extraído. 

                  Henri-Marie Beyle era o verdadeiro nome do escritor Stendhal 

 Nascem nos 23 de janeiro: em 1783, o escritor francês Stendhal, autor de O Vermelho e o Negro. Viveu até 1842; em 1884, chegava Viriato Correia, escritor brasileiro que manteve-se vivo até 1967; em 1921, Silvio Gazzanuiga, escultor italiano que viveu até 2016 e confeccionou uma versão da taça do Mundiais da FIFA; em 1928 a atriz francesa Jeanne Moreau,  viva até 2017; em 1941, João Ubaldo Ribeiro, escritor baiano, vivíssimo até 2014; em 1952,o enxadrista brasileiro Henrique Meking, o Mequinho; em 1957, a princesa Caroline, de Mônaco.
Negrito reproduzido de 
@PavilhaoCrvg
 - agradecimento

No futebol, no 23 de janeiro de 1921, o Vasco da Gama jogou a sua primeira partida interestadual. Foi no Estádio General Severiano-RJ, mandando 3 x 2 Serrano, com gols marcados por Negrito (2) e Biguá. Vitória com virada de placar e o prmeiro gol marcado por Biguá, cobrando pênati. O time: Nélson, Cruz e Biguá; Barreiras, Palhares e Militão; Fernandes, Dutra,  Medina, Torterolli e Negrito. Três meses depois, a rapaziada começava a disputar a Série B da Primeira Divisão do Campeonato Carioca, com 10 times divididos por dois módulos. Os sete primeiros classificados de 1920 formavam a Série A, enquanto os quatro últimos e os quatro primeiros da Segunda Divisão ficavam na Série B.
                                                      
                                                   GOLEADAS DO DIA 

 23 de janeiro de 1949 - Vasco da Gama 8 x 0 Atlante-MEX - em 1949, no Estádio Olímpico da Cidade do México, com Ademir Menezes (3), Friaça (3), Nestor e Ipojucan batendo na rede dos mexicanos, por este time: Barbosa (Ernani), Augusto e Wilson (Sampaio); Ely, Danilo (Moacyr) e Jorge; Nestor, Friaça (Dimas), Ademir, Ipojucan e Chico, comandados pelo treinador Flávio Costa.      

Na roo de Rafael Ribeiro, de www. vasco.com.br, Dudu comemora
o seu primeiro gol como profissional
23.01.2019 (quarta-feira) - Vasco 5 x 2 Volta Redonda – segunda rodada da Taça GB, em São Januário-RJm na presença de 7.461 pagantes - total de 7.666. presentes. Os gols foram marcados por Marrony (2), Dudu, Danilo Barcelos e Lucas Mineiro. |O time foi armado pelo treinador Alberto Valentim, que jadou à luta: Fernando Miguel; Raúl Cáceres, Werley (Luiz Gustavo), Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yan Sasse (Yago Pikachu), Dudu (Thiago Galhardo) e Marrony; Ribamar. Técnico: Alberto Valentim.

 

                                         MAIS  VITÓRIAS 

23 de janeiro de 1957 - Vasco da Gama 4 x 3 Deportivo Municipal-PER - amistoso, no Estádio Nacional de Lima.  Foi emocionante e abriu a excursão da "Turma da Colina" à peruana Lima. A moçada havia vencido três dos cinco amistoso disputados, anteriormente, e foi à capital peruana fazer valer o seu cartaz de campeão cariocam, em um quadrangular. Estreou no dia 23 de janeiro, vencendo o Deportivo Municipal, por 4 x 3, diante de 36 mil torcedores. O Vasco abri o placar aos 25 minutos, por Livinho. O peruanos igualaram a conta, aos 3 da fase final. Aos 8, Sabará voltou a colocar a rapaziada na frente. Aos 13, os anfitriões voltaram a empatar. Aos 25,  passaram à frente do marcdor, pela primeira vez. Só que em um lance em que os cruzmaltinos alegaram que o adversário ajeitara a bola com uma das mãos. Mas veio troco. Em cinco minutos, aos 29 e aos 30, Valter Marciano e Livinho viraram o placar. O pontapé inicial da partida foi feito pelo embaixador brasileiro no Peru, Orlando Leite Ribeiro, e o time vascaíno, dirigido por Martim francisco,  formou com: Wagner, Laerte, Bellini e Ortunho; Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira, Valter Marciano e Roberto Pinto.

23 de janeiro de 1972 - Vasco da Gama 2 x 0 Steua Bucareste, da Romênia, em 1972 - amistoso, no estádio vascaíno de São Januário-RJ, assistido por 3.670 pagantes. Alcir e Ferreti, no segundo tempo,  marcsram os gols deste formação que o terinador Zizinho (Thomás S. da Silva) mandou ao gramado: Andrada; Fidélis, Moisés Renê e Eberval; Gaúcho e Alcir; Luís Carlos Lemos (Jaílson), Ferreti, Roberto Dinamite e Gílson Nunes (Pastoril).     

23 de janeiro de 1983 - Vasco da Gama 2 x 0 Ferroviário-CE - em um domingo, no Estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Brasileiro-1983, assistido por  16.644 almas. Treinado por Antônio Lopes, o time teve gols marcados por Dudu e Pedrinho, ambos no segundo tempo, e formou assim: Acácio; Galvão, Orlando Fumaça, Celso e Pedrinho; Serginho, Dudu Coelhão e Ernâni; Pedrinho Gaúcho (Elói), Roberto Dinamite e Almir ( Maquinho),   

23 de janeiro de 2005 - Vasco da Gama 2 x 1 Portuguesa-RJ - Estadual-RJ, primeira fase da Taça Guanabara, em São Januário, com 19.779 pagantes. Jogo com placar virado, por Fabiano e Marco Brito, comandados pelo treinador Joel Santana, que escalou: Everton; Thiago Maciel, Fabiano, Marcos e Diego; Gomes (Silva), Júnior, Coutinho e Allan Delon (Rubens); Alex Dias e Romário (Marco Brito).     


..........



       
 

Na roo de Rafael Ribeiro, de www. vasco.com.br, Dudu comemora
o seu primeiro gol como profissional


Nenhum comentário:

Postar um comentário