IMAGEM REPRODUZIDA DE PORTAL MULTIRIO
|
Estácio botou franceses pra correr e virou estátua |
Em 1567, forças portuguesas comandadas por Estácio de Sá expulsaram os franceses do Rio de Janeiro; em 1890, era oficializado o hino nacional brasileiro, de autoria de Francisco Manuel da Silva; em 1917, surge "Pelo Telefone", primeiro samba gravado no Brasil; em 1941, o Brasil ganhava o seu o Ministério da Aeronáutica.
Nos 20 de janeiro, quem nascia? Em 1866, o escritor Euclides da Cunha; em 1880, o pai do futebol no Rio de
Janeiro, Oscar Alfredo Cox, que viveu até 1931; em 1920, o diretor
cinematográfico italiano Frederico Felini. A data é festiva, também, para o goleador Edmar Bernardes (passou, entre outros, por Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Guarani de Campinas-SP, Pescara-ITA e Seleção Brasileira), revelado pelo Brasília Esporte Clube; em 1961, o cronistas esportivo e futuro senador Jorge Kajuru; em 1971, aniversário do Kike. Não do Kike da Bola, mas de atleta espanhol xará desta página eletrônica.
Em um 20 de janeiro de 1959, Dia de São Sebastião, nasceu o goleiro vascaíno Acácio Cordeiro Barreto, em Campos-RJ. Campeão estadual em 1982, 1987, 1988 e brasileiro-1989, chegou ao escrete nacional e disputou sete partidas como um canarinho.
Nas canchas, placares escritos pela Turma da Colina:
20 de janeiro de 1949 - Vasco da Gama 6 x 1 Guadalajara-MEX - amistoso no estádio do Parque de Oblatos, em Guadalajara. Ipojucan (2), Ademir Menezes, Friaça, Chico e Friaça foram os goleadores, em temmpos de: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Ademir (Nesstor), Pacheco (Dimas/Maneca), Ipojucan e Chico, treinados por Flávio Costas.
20 de janeiro de 1953 - Vasco da Gama 1 x 0 Olaria - segundo turno do Campeonato Carioca, no estádio de São Januário, em jogo atrasado da tabela do Estadual de 1952, com o Almirante já tendo sido campeão dois dias antes, ao vencer o Bangu. O ponteiuro Sabará, aos 45 minutos do segundo tempo, foi o salvador da pátria, enquato o treinador Gentil Cardoso comandou esta rapaziada: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Ipojucan, Edmur, Vavá e Chico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário