ACONTECEU
1317 – Portugal cria Marinha mais antiga do mundo; 1808 – invasão francesa a Portugal dissolve Conselho de Regência e instaura Conselho de Governo do general Junot; 1890 - executado pela primeira vez em público música A Portuguesa composta por Alfredo Keil e letrada por Henrique Lopes de Mendonça, e que se tornaria hino nacional de Portugal; 1893 – Thomas Edison termina em West Orange-EUA construção do primeiro estúdio cinematográfico (Black Maria); 1896 – estreia em Turim-ITA ópera La Boheme de Giacomo Puccini sob regência do maestro Arturo Toscanini; 1942 – Estados Unidos financiam Voz da América para transmitir programas radiofônicos para áreas controladas por Alemanha, Japão e Itália durante II Guerra Mundial; 1946 – norueguês Trygve Lie escolhido primeiro secretário-geral das Nações Unidas; 1952 - inaugurado no Galeão aeroporto internacional do Rio de Janeiro; 1964 - inicio da beatlemania com chegada ao topo das paradas de sucesso da música I Wat to Hold Your Hand; 1969 – Ditadura do Brasil edita Ato Institucional-6 (entre outros) reduzindo (16 para 11) ministros do Supremo Tribunal Federal e aposentando compulsoriamente ministros que se manifestaram contra cassação do regime; 1987 – Brasil instala Assembleia Nacional Constituinte para elaborar nova arta constitucional do país após duas décadas sob ditadura militar.
GOLEADAS
1º de fevereiro de 1948 - Vasco da Gama 7 x 2 Coritiba-PR - data em que acontaceu algo diferente na vida dos vascaínos. A equipe do treinador Flávio Costa estava prontao paras enfrentar o Coritiba e teve de trocar de jaqueta, momentos antes de a bola rolar. O seu uniforme foi cosiderado muito parecido com o adversário, levando o Ferroviário, o proprietário do estádio da Vila Capanema, local da partida, a oferecer-lhe, gentilmente, o seu, para evitar que os jogadores dos dois times se confundissem durante os desenrolar dos lances. COM QUÊ ROUPA EU JOGO?Assunto resolvido, o Almirante, que tinha uma das esquadras mais fortes do planeta, na Era Expresso da Vitória, mandou 7 x 2 Coritiba. Uma covardia dominical, principalmente da parte de Dimas (2), Maneca (2), Friaça, Ismael e Lelé que não perdoaram o atabalhoado goleiro do time Coxa Branca (apelido do Coitiba.) Escalação da encaçapadeira: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely do Amparo, Denilo (Moacyr II) e Jorge; Fiaça (Ismael), Maneca (Nestor), Dimas, Lelé e Dalma.
01 de fevereiro de 1977 - Vasco da Gama 6 x 1 Seleção de Juazeiro-BA - amistoso, no Estádio Adauto Moraes, na casa do visitado, com gols de Orlando (2), Galdino (2) e Ramon Menezes (2). OBS: o Kike não encontrou esalação e nome do treinador.
1º de fevereiro de 1979 - Vasco da Gama 5 x 1 Taguatinga-DF - amistoso em noite chuvosa de uma quinta-feira, no estádio Serejão, em Taguatinga, com Paulinho Massariol (3) sendo o cara, secundado por Guina (2). O gaúcho Carlos Froner era a chefia que comandava: Leão; Gílson Paulino, Abel, Geraldo e Marco Antônio (Gaúcho); Helinho (Zé Mário), Paulo Roberto (Washington Oliveira) e Guina: Wilsinho, Paulinho Massariol e Ramon Pernbambucano (Nenê).
1º de fevereiro de 1998 - Vasco da Gama 5 x 0 Americano-RJ - 46ª vez em que os dois se encontravam pelo Estadual-RJ. Rolou em São Januário, em um domingo, com um número interessante de pagantes: 1.001. Antônio Lopes era o treinador, os gols vascaínos foram marcados por Vítor (2), Felipe, Luizão e Ramón, e a scalação teve: Márcio; Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe (Maricá); Luisinho (Fabrício Eduardo), Nasa e Ramón; Brener (Dias), Pedrinho e Luizão.
01 de fevereiro de 1970 - Vasco da Gama 3 x 0 Central-RJ - amistoso, em São Januário, diante de 1.383 pagantes, com gols marcados por Luís Carlos (2) e Tião. Time: Andrada; Fidélis (Ferreira), Rossi, Orlando (Joel) e Batista; Alcir (Benetti), Fernando e Bebeto (Willy); Luis Carlos, Tição (Valinhos) e Acelino (Walfrido). Técnico: Tim. (Elba de Pádua Lima).
1º de fevereiro de 2012 - Vasco da Gama 3 x 1 Bangu - convidado indesejável! Foi à casa do adversário, o Estádio Proletário, e saiu de lá deixando o anfitrião no prejuízo, conferido por 5.397 pagantes. Alecsandro (de pênalti), Thiago Feltri e Bernardo (batendo falta), fizeram o serviço ordenado pelo treinado Cristóvão Borges a: Alessandro; Fágner, Dedé, Rodolfo (Renato Silva), Thiago Feltri; Fellipe Bastos, Nilton, Felipe e Bernardo (William Barbio); Diego Souza e Alecsandro.
PEGADAS LEVES
1º de fevereiro de 1954 - Vasco da Gama 2 x 0 Saprissa-CR - a locomotiva quase imbatível já estava fora dos trilhos, mas vencia bem excursionando pela América Central, como neste jogo na Costa Rica, com Alvinho (2) escrevendo o placar. Naquele dia, o treinador Flávio Costa escalou o ponta-de-lança Ademir Menezes pela ponta- direita, pois o cara atuava em qualquer posição do ataque. E o time ficou sendo: Ernani, Fernando Fantoni e Bellini; Alfredo II, Danilo e Jorge; Ademir Menezes (Vavá), Alvinho, Maneca, Ipojucan e Djayr.
01 de fevereiro de 1981 - Vasco da Gama 2 x 0 Internacional de Limeira-SP - Campeonato Brasileiro, no Estáadio Major Levy Sobrinho, na casa do adversário, com presença de 19.129 pagantes e gols marcados por César e Roberto Dinamite. O treinador era Mário Jorge Lobo Zagallo e a formação teve: Mazaropi; Orlando, Ivan e João Luís; Dudu Celhão Zadonaide (Guina) e Maquinho; Wilsinho, Robrto Dinamite e César.
01 de fevereiro
de 2015 - Vasco da Gama 2 x 0 Cabofriense – Estadual/Taça Guanabara, no Estádio Moacyrzão, em Macaé-RJ, assistido por
4.401 pagantes e 4.982 presentes, com gols
marcados por Bernardo e Marcinho. Time: Martín Silva; Madson (Jean Patrick), Luan, Rodrigo e
Christiano; Serginho e Lucas; Montoya (Yago), Bernardo (Jhon Cley) e Marcinho;
Rafael Silva. Técnico: Doriva
1º de fevereiro de 2012 - Vasco da Gama 3 x 1 Bangu - convidado
indesejável! Foi à casa do adversário, o Estádio Proletário, e saiu deixando o
anfitrião no prejuízo, em tarde quarta-feirana, diante
de 5.397 pagantes. Alecsandro, de pênalti, Thiago Feltri e,
Bernardo, batendo falta, fizeramo serviço ordenado pelo treinado por Cristóvão
Borges a: Alessandro; Fágner, Dedé, Rodolfo (Renato Silva), Thiago Feltri;
Fellipe Bastos, Nilton, Felipe e Bernardo (William Barbio); Diego Souza e
Alecsandro.
1º de fevereiro de 2015 - Vasco da Gama 2 x 0 Cabofriense - Bernardo e Marcinho acertaram a rede da Cabofriense, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, pela Taça Guanabara. O prélio foi assistido por 4.401 pagantes (4.982 presentes) e o treinador vascaíno Doriva usou: Martín Silva; Madson (Jean Patrick), Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho e Lucas; Montoya (Yago).
APERTUCHOS
01 de fevereiro de 1958 - Vasco da Gama
3 x 2 Nacional-URU – amistoso, no Estádio Centenário, em Montevidéu, diante de
20 mil pagantes. Vira-vira, com Rubens (pênalti), Pinga e Livinho na volta por
cima do placar. Time: Hélio, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando Peçanha
e Coronel; Sabará, Almir Pernambuquinho (Livinho), Vavá, Rubens e Pinga.
Técnico: Fracisco de Souza Ferreira, o Gradim.
01 de fevereiro de 1989 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense - Campeonato Brasileiro, no Maracanã, presenciado por 75.157 pagantes, com gols marcados por Bismarck e Leonardo. O treinador Carlos Alberto Zanatta escalou: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho; Célio Silva, Leonardo e Mazinho; Zé do Carmo (Cocada), Geovani e Bismarck; Vivinho, Roberto Dinamite (Ernâni) e Sorato.
01 de fevereiro de 2004 - Vasco da Gama 2 x 1 Bangu - Estadual-RJ/Taça Guanabara, no Estádio Proletário-RJ, mais chamado por Moça Bonita, devido ao nome do bairro. Assistidopor 940 pagantes, teve vira-vira com Valdir Bigode (2), ambos cobrando pênalti. O treinador Geninho (Osvaldo Machado Souto) mandou ao gramado: Fábio; Claudemir, Wescley, Santiago e Victor Boleta; Ygor (Fabiano), Ropdrigo Souto, Júnior, (Coutinho) e Morais; Léo Macaé (Robson Luís) e Valdir Bigode. OBS: o Júnior desta escalação é o carioca Antônio Augusto Ferreira Pinto Júnior, apoiador, nascido em 1986 e que esteve vascaíno de 2003 (sub 17) a 2007. Sem títulos, totalizou 64 jogos e um gol, como profissional, a partir de 2004.
EMPATÃO
1º de fevereiro de 1953 – Vasco da Gama 3 x 3 Racing-ARG - Torneio Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro, no Maracanã, em um domingo, na presença de 21.726 pagantes e com Ademir Menezes marcando os três tentos. Flávio Costa era o chefe que escalou: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely (Mirim), Danilo e Valter (Jorge); Sabará, Ipojucan, Ademir, Alvinho e Chico.
ANIVERSARIANTE
Zé Mário (D) reproduzido de www.museudapelada.com
José Mário de Almeidas Barros, o Zé Mário "Pinóquio", apoiador cria do Bonsucesso e que passou por São Januário, entre 1976 e 1979. Foi campeãoda Taça Guanabara e do Estadual-RJ, ambos da temporada-1977, qundo o time-base do treinador Orlando Fantoni alinhava: Mazzaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Dirceu; Wilsinho, Roberto Dinamite e Ramon Pernambucano. Esta turma venceu 25 de 30 jogos, empatou quatro e escorregou em só um. Zé Mário atuou em 28 das 30 partidas.
Fellipe
Ramos Ignez Bastos – apoiador carioca, nascido em 1990, vascaíno entre
2010/1013 e de 2019 a 20210, atuando em 182 jogos e marcando 19 gols, campeão
da Copa do Brasil-2011 e representando o Almirante
em 11 partidas das Seleções Brasileira sub-15 e sub-17, entre 2004/2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário