Vasco

Vasco

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 1º DE FEVEREIRO

 Aconteceu: em 1896, estreava a peça La Bohème. de Giacomo Puccini, no Teatro Regio, da italiana Turim, com regência do maestro Arturu Toscanini; em 1918, a Repúlica Socialisa Federativa Soviética da Rússia adotava o calendário gregoriano; em 1952, era inaugurado o aeroporto (Tom Jobim) intenacionaldo Rio de Janeiro; em 1969, o general-presidente Costa e Silva editava o Ato Institucional Nº 6, que reduzia, de 16 para 11, o número de ministros do Supremo Tribunal Federal; em 1974, incendiava-se o Edifício Joelma, em São Paulo, matando 1879 pessoas; em 1979, após quase 15 temprasdass de exílio, o aiatolá Ruhollah Khomeini voltava ao Iran.

                REPRODUÇÃO DE WWW.EFEMÉRIDES DO EFÉMELLO

 Stanley Matthews (D) cumprimenta Nílton Santos - 09.05.1956 -, em Wembley

Nascimentos: JohnFord, diretor - produtor conematográfioco estadunidense (1894 a 1973); Anastacio Somoza -  militar e ditador nicaraguense (1896 a 1956); Stanley Matthews – atlerta e treinador do futebol inglês (1915 a 2.000); em 1960, Assíria Nascimento, cantora evangélica e penúltima esposa de Pelé; Lisa Marie Perslei, filha de Elvis Presley, cantora, compositora e atriz estadunidense (1968 a 2023); em 1973, Luísa Parente, ex-ginasta brasileira.

   GOLEADAS DO DIA

1º de fevereiro de 1948 - Vasco da Gama 7 x 2 Coritiba-PR - data em que acontaceu algo diferente na vida dos vascaínos. A equipe do treinador Flávio Costa estava prontao paras enfrentar o Coritiba e teve de trocar de jaqueta, momentos antes de a bola rolar. O seu uniforme foi cosiderado muito parecido com o adversário, levando o Ferroviário, o proprietário do estádio da Vila Capanema, local da partida, a oferecer-lhe, gentilmente, o seu, para evitar que os jogadores dos dois times se confundissem durante os desenrolar dos lances. COM QUÊ ROUPA EU JOGO?Assunto resolvido, o Almirante, que tinha uma das esquadras mais fortes do planeta, na Era Expresso da Vitória, mandou 7 x 2 Coritiba. Uma covardia dominical, principalmente da parte de Dimas (2), Maneca (2), Friaça, Ismael e Lelé que não perdoaram o atabalhoado goleiro do time Coxa Branca (apelido do Coitiba.) Escalação da encaçapadeira: Barbosa, Augusto e Wilson;  Ely do Amparo, Denilo (Moacyr II) e Jorge; Fiaça (Ismael), Maneca (Nestor), Dimas, Lelé e Dalma.   

1º de fevereiro de 1979 - Vasco da Gama 5 x 1 Taguatinga-DF - amistoso em noite chuvosa de uma quinta-feira, no estádio Serejão, em Taguatinga, com Paulinho Massariol (3) sendo o cara, secundado por Guina (2). O gaúcho Carlos Froner era a chefia que comandava: Leão; Gílson Paulino, Abel, Geraldo e Marco Antônio (Gaúcho); Helinho (Zé Mário), Paulo Roberto (Washington Oliveira) e Guina: Wilsinho, Paulinho Massariol e Ramon Pernbambucano (Nenê). 

1º de fevereiro de 1998 - Vasco da Gama 5 x 0 Americano-RJ -  46ª vez em que os dois se encontravam pelo Estadual-RJ. Rolou em São Januário, em um domingo, com um número interessante de pagantes: 1.001. Antônio Lopes era o treinador, os gols vascaínos foram marcados por Vítor (2), Felipe, Luizão e Ramón, e a scalação teve: Márcio; Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe (Maricá); Luisinho (Fabrício Eduardo), Nasa e Ramón;  Brener (Dias), Pedrinho e Luizão.

         PEGADAS LEVES

1º de fevereiro de 1954 - Vasco da Gama 2 x 0 Saprissa-CR - a locomotiva quase imbatível já estava fora dos trilhos, mas vencia bem excursionando pela pela América Central, como neste jogo na Costa Rica, com Alvinho (2) tomando conta do placar. Naquele dia, o treinador Flávio Costa  escalou o ponta-de-lança Ademir Menezes pela ponta- direita, pois o cara atuava em qualquer posição do ataque. E o time ficou sendo: Ernâni, Fernando Fantoni e Bellini; Alfredo II, Danilo e Jorge; Ademir Menezes (Vavá), Alvinho, Maneca, Ipojucan e Djayr.

1º de fevereiro de 2012 - Vasco da Gama 3 x 1 Bangu - convidado indesejável! Foi à casa do adversário, o Estádio Proletário, e saiu deixando o anfitrião no prejuízo, em tarde quarta-feirana, diante de 5.397 pagantes.  Alecsandro, de pênalti,  Thiago Feltri e, Bernardo, batendo falta, fizeramo serviço ordenado pelo treinado por Cristóvão Borges a: Alessandro; Fágner, Dedé, Rodolfo (Renato Silva), Thiago Feltri; Fellipe Bastos, Nilton, Felipe e Bernardo (William Barbio); Diego Souza e Alecsandro.

1º de fevereiro de 2015 - Vasco da Gama 2 x 0 Cabofriense -  Bernardo e Marcinho acertaram a rede da Cabofriense, no Estádio Moacyrzão, em Macaé, pela Taça Guanabara. O prélio foi assistido por 4.401 pagantes (4.982 presentes) e o treinador vascaíno Doriva usou: Martín Silva; Madson (Jean Patrick), Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho e Lucas; Montoya (Yago). 

  EMPATÃO 

 1º de fevereiro de 1953 – Vasco da Gama 3 x 3 Racing-ARG - Torneio Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro, no Maracanã, em um domingo, na presença de 21.726 pagantes e com Ademir Menezes marcando os três tentos. Flávio Costa era o chefe que escalou: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely (Mirim), Danilo e Valter (Jorge); Sabará, Ipojucan, Ademir, Alvinho e Chico.

                                                    ANIVERSARIANTE

                Zé Mário (D) reproduzido de www.museudapelada.com

José Mário de Almeidas Barros, o Zé Mário "Pinóquio", apoiador cria do Bonsucesso e que passou  por São Januário, entre 1976 e 1979. Foi campeãoda Taça Guanabara e do Estadual-RJ, ambos da temporada-1977, qundo o time-base do treinador Orlando Fantoni alinhava: Mazzaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Dirceu; Wilsinho, Roberto Dinamite e Ramon Pernambucano. Esta turma venceu 25 de 30 jogos, empatou quatro e escorregou em só um. Zé Mário atuou em 28 das 30 partidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário