Vasco

Vasco

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - FEVEREIRO, 20

                                                              ACONTECEU 

     1521 – Juan Ponce de Leon parte da Espanha, levando 200 pessoas, rumo à Flórida (hoje, EUA), em busca da fonte da juventude; 1816 – estreia, em Roma, na Itália, a ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini; - explorador inglês Charles Darwin, a bordo do navio Beagle, chega a Fernando de Noronha; 1877 – balé  Lago dos Cisnes, de Piotr Tchaikovsky,  estreia no  Teatro Bolshoi, em Moscou; 1933 – revogada a Lei Seca, nos Estados Unidos, encerrando período iniciado em 1920, durante o qual era proibido a produção, venda, transporte e exportação de bebidas alcoólicas no território norte-americano; 1962 – astronauta John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em 4h55min; 19645 – nave norte-americana Ranger-8 choca-se contra a superfície da Lua; 1986 – União Soviética lança estação espacial Mir; 1991 -0 multidão enfurecida, em Tirana, capital da Albânia, derruba estátua gigantesca do ex-líder nacional Enver Hoxha, que dominou o país, politicamente,  entre 1941 a 1985; 2013 - NASA descobre o menor dos planetas, o exoplaneta Kepler-37B.

J                                                     Jimmy Greavas reproduzido de wix.com,

         NASCERAM:  a soprano e atriz anglo-americana Mary Garden (viveu de 1874 a 1067); a escritora de novelas brasileira Ivani Ribeiro  (19221 a 1995);Robert Altman, diretor e roteirista do cinema norte-americano (1925 a 2006); Jimmy Greaves, futebolista inglês (1940 a 2011); em 1951, Eduardo Souto Neto, maestro, compositor e músico brasileiro;  em 1966, Cindy Crawford, modelo publicitária  norte-americana.

                                                              CANECO DO DIA

20 de janeiro de 1982 - Vasco da Gama 1 x 0 Peñarol-URU - o verão fervia no Uruguai, quando a Turma da Colina chegou mais quente a Montevidéu, para disputar aqueles tradicionais torneios da estação. E não deixou por menos. Em um sábado, a rapaziada carregou a taça, vencendo o Peñarol, na decisão, por 1 x 0, com gol de Da Costa, no Estádio Centenário. O adversário é um tradicional freguês continental da Turma da Colina, tanto que em 17 jogos, os cruzmaltinos venceram nove (52,94%), marcando 31 gols, à média de 1,82 por partida

   SACODE LEGAL

 20 de favereiro de 1997 - A data parece ter sido escolhida pelos cruzmaltinos, para bater em sergipanos. Em 1997, mandaram 5 x 3, e em 2002, apertados 2 x 1, ambas as vezes valendo pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, o placar vascaíno assim: Mauricinho, aos 18, e Ramón, aos 21 minutos do primeiro tempo; Almir, aos 8; Mauricinho, aos 10, e Ramon, aos 38 da etapa final. Antônio Lopes era o treinador naquela noite de quinta-feira, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, diante de 7.742 pagantes, com esta patota: Carlos Germano; Pimentel, Nelson, Jorge Luís e Felipe; Cristiano, Juninho Pernambucano (George), Ramon Mineiro e Fabrício (Luizinho); Mauricinho e Almir (Pedrinho). 

 Na partida de 20 de fevereiro de 2002, uma quarta-feira, em São Januário,  Euller e Felipe, balançaram a rede, e o Vasco, treinado por Evaristo de Macedo, apresentou: Helton; Leonardo Moura, Geder, João Carlos e André Silva; Rodrigo Souto, Ricardo Bóvio, Felipe (Gomes) e Léo Lima (Alex Oliveira); Euller (Ely Thadeu) e Romário.  

PEGADAS LEVES

20 de fevereiro de 2016 - Vasco da Gama - 2 x 0 Tigres do Brasil  - Estadual, em um sábado, no Estádio de Los Lários, em Duque de Caxias-RJ, presenciado or 2.073 pagantes. Talles e Nenê marcaram os gols do time do técnico Jorginho Amorim, que teve: Martín Silva: Madson, Luan Garcia, Rafael Vaz e Júlio César; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Éder Luís) e Riascos (Thalles).       

 

Lucas Mineiro, fotografado por www.vasco.com.br
 abriu a conta 
20 de fevereiro de 2019 - A rapaziada foi  à terceira fase da Copa do Brasil, com gols de Lucas Mineiro e Ribamar, um em cada etapa, para enfrentar o vencedor  de Avaí-SC e Brasil, de Pelotas-RS..O primeiro gol saiu aos 26 minutos. Bruno César bateu escanteio; Lucas Mineiro subiu desmarcado e cabeceou para o canto direito do arco do Serra, fazendo: VASCO 1x0..Aos 47, Pikachu tocou para  Castan, que serviu Ribamar, que bateu na rede: VASCO 2x0. 
Geovani em seus tempos de craque vascaíno, em foto do seu álbum de recordações
CAPIXABAS -  O Vasco tem muitos torcedores no Espírito Santo e vários jogadores capixabas já vestiram a sua camisa. Os dois principais foram o zagueiro Fontana, na década-1960, formando uma terrível dupla de xerifões com Brito,  e o meia Geovani, nas décadas de 80 e 90.
Geovani, por sinal, foi ao jogo, como vice-presidente da Federação Capixaba de Futebol. Ele defendeu, também, o Serra, mas se disse apaixonado pelo clube de São Januário e faz questão de ressaltar que este é seu primeiro amor no futebol. “Foi quem me deu visibilidade no Brasil todo."

 APERTUCHOS

20 de fevereiro de 1952 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - nada melhor do que vencer o maior rival por um gol de diferença. Principalmente, balançando a reder pelos fialmentes da pugna, rpra rolar mais discussões e choros. Isso aconteceu durante Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, com gol marcado por Ipojucan. O Almirante venceu com: Barbosa, Lola e Clarel; Ely, Danilo (Aldemar) e Jorge; Salvini (Vivinho), Ademir Menezes, Friaça, Ipojucan e Jansen.

REPORODUÇÃO DE WWW.NETVASCO

20 de fevereiro de 1965 - Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense -  assistida por 35.239 pagantes, a partida teve visitas de Saulzinho e de Luizinho Goiano ao filó.  Oo time cruzmaltino do dia alinhou: Levis; Joel Felício, Brito, Fontana e Barbosinha (Pereira); Maranhão e Lorico (Quincas); Luisinho, Célio, Saulzinho e (Mário Tilico) e Zezinho.

20 de fevereiro de 1975 - Vasco da Gama 3 x 1 Bangu - Taça Guanabara quintafeirana, em São Januário, com visitas de 4.000 pagantes. Edu (2) e Chumbinho (contra) assinaram os tentos cruzmaltinados, como o trienador Mário Travaglini pediu a esta rapaziada: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Celso Alonso;  Alcir, Zanatta e Edu (Jair Pereira); Carlinhos, Roberto Dinamite e Luis Carlos Lemos. OBS: jogo anulado devido escalação irregular de Jair Pereira. Novo prélio foi marcado para 21 de maio, mas os banguenses não concordarame não compareceram a campo, ficando os vascainos comos três pontos determinos pelo tapetão.          

20 de fevereiro de 2002 - Vasco da Gama 2 x 1 Sergipe - uma quarta-feira, em São Januário, valendo pela Copa do Brasil. Euller e Felipe mandadrama maricota no filó dos sergipanos, obecedendo ao treinador Evaristo de Macedo, que apresentou no gramado: Helton; Leonardo Moura, Geder, João Carlos e André Silva; Rodrigo Souto, Ricardo Bóvio, Felipe (Gomes) e Léo Lima (Alex Oliveira); Euller (Ely Thadeu) e Romário.

ANIVERSARIANTES

Elba de Pádua Lima, o Tim - nasceu no 20 de fevereiro de 1916, no município paulista de Rafaina, e viveu até 7 de julhode 1984. Foi um dos maiores craques do seu tempo e, como treinador, encerrou tabu, de 12 temporadas, sem o Vasco da Gama conquistar o Camperonato Carioca.

Tim reproduzido de www.museudapelada.com

Dimas Silva -  nascido em 20 de fevereiro de 1927, na mineira Divinópolis. Ao chegar ao Vasco, em 1946, foi aproveitado no time aspirante, campeão carioca da temporada. Em 1947, o treinador Flávio Costa o fez de titular na equipe A, e ele tornou-se o principal artilheiro da equipe, com 18 gols, na campanha que valeu um novo caneco. Em 1948, escreveu o seu nme no grupo vencedor do Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile e, em 1949, foi negociado com o Américas-RJ.

Jorginho Paulista - lateral-esquerdo nascido, em 1980, em São Paulo, foi registrado por  Jorge HenriqueJ Amaral de Castro Nascimento. Pararicipou de duas conquistas crzmaltinas: do Brasileiro e da Copa Merclosul, ambas de 2.000.

ESCOLHA O TEXTO QUE GOSTAR MAIS

2 - Em um 20 de fevereiro, a bordo da nave Mercury-6, o astronauta norte-americano John Glenn tornava-se o primeiro a orbitar a Terrra, fazendo três voltas em volta da bola de terra, em 4h55. Aconteceu em 1962. 

De sua parte, o Almirante fez orbitagens mais cedo. Na mesma data, em 1952, botou o rivalaço Flamengo pra orbitar em volta do gramado do Marcanã: 1 x 0 no espaço de 90 minutos.
A bola voou para a balançante rede, a seis minutos do final da pugna, propulsionada por um pé do meia alagoano Ipojucan Lins de Vasconcelos. 
Valia pelo Torneio Rio-São Paulo e o técnico de lançamento em campo da nave vascaína era Flávio Costa, que a tripulou por: Barbosa, Lola e Clarel; Ely, Danilo (Aldemar) e Jorge; Salvini (Vivinho), Ademir Menezes, Friaça, Ipojucan e Jansen, aplaudidos por 28.383 gentes.
 Passadas três temporadas, exatamente, no 20 do fevera de 1965, o elegante gentleman Zezé Moreira foi deselegante, com velhos companheiros, e mandou a sua rapaziada sapecar 2 x 1 Fluminense, no mesmo Maraca, pelo mesmo Torneio Rio-Sampa.  
Daquela vez, o time setou: Saulzinho, aos 27 do primeiro, e Luizinh Goiano, os 17 do segundo tempo, pimbaram o filó da tricolada, sob apitagem de Armando Marques e a visão de 35.235 pagantes. Galera do Seu Zezé Moreira: Levis; Joel, Brito, Fontana e Barbosinha (Pereira); Maranhão e Lorico (Quincas); Luisinho, Célio, Saulzinho) e (Mário Tilico) e Zezinho.
Naquele mesmo 1965, temporada em que o mundo pareceu ficar de pernas pro ar, a nave norte-americana Ranger-8 chocou-se contra a superfície lunar, mas fora bem sucedida a sua missão de  fotografar locais em que os astronautas do programa Apollo poderiam pousar na Lua. 
Jimmy Greaves mreproduzido de www.pinterest.br
Aqui na Terra, quem ficou chocada, mas no verão de 1982, foi a torcida do Peñarol. A Turma da Colina foi ao Uruguai disputar torneio da estação e deixou 1 x 0 na tabuleta. Valeu taça, com Da Costa, de frente pro crime, matando, aos 13 do segundo tempo da prorrogação no Estádio Centenário.
Os Campeões do Torneio de Verão do Uruguai-1982 foram: Mazaroppi; Rosemiro, Marajó, Ivã e Pedrinho; Dudu Coelhão, Marquinho (Da Costa) e Claudio Adão; Zinho, Roberto Dinamite e Silvinho (Renato Sá), treinados por Antônio Lopes.   
Pois é! O Almira é uma novela. Como as escritas por Ivani Ribeiro (1922 a 1995), também rpresentante dos 20 de fevereiro nos cartórios brazucas, mesma data em que aniversaria a professora Claudia Regina P. Rocha, nascida na Bahia-Oeste, em 1952, uma temporada depois do músico, compositor e maetro brasileiro  Eduardo Souto Neto, e  muito depois do craque inglês Jimmy Greaves, nascido em 1940 e que já está caraeca de tanto viver. 

Tim é o  último à direita nesta foto do time campeão carioca-1970,
 reproduzida de capa de revista do arquivo do Kike.
Quanto à turma que esteve vascaína, nascida nos 20 do 2, temos dois: Elba de Pádua Lima, o Tim, vindo em 1916  e ficado treindor campeão carioca-1970; Jorginho Paulista, cidadão paulistano registrado pelo pomposo nome de Jorge Henrique Amaral de Castro, chegado em 1980, para ter duas passagens por São Januário – 2002/2001, com 15 jogos e um gol, e 2005, com 10 jogos. Lateral-esquerdo, foi campeão das Copas Mercosul e João Havelange, esta o Brasileirão-2000. 


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário