ACONTECEU
1328- mongóis incendeiam a
cidade russa de Vladimir; 1587
- rainha Maria Stuart, da Escócia, decapitada sob suspeita de se envolver em conspiração para matar a prima também rainha (Elizabeth
I) da Inglaterra; 1817 - força militar argentina
organizada pelo general José de San Martín parte de Mendoza, cruza
Cordilheira dos Andes e expulsas espanhóis do Chile; 1950 – Alemanha Oriental cria temível (Stasi) polícia secreta; 1960 – rainha Elzabeth
II da Inglaterra ordena que sua família seria a Casa de Windsor e seus descendentes
teriam sobrenome Mountbatten-Windsor; 1960 – Hollywood-EUA cria Calçada da
Fama; 1974 – após 84 dias no espaço retorna à Terra tripulação da Skylab-4
última tripulação visistante da estação espcial norte-americana do mesmo nome
da nave; 1985 – lançado (Brasilsat-A1) primeiro satélite de propriedade
brasileira;
NASCERAM
Proclo – filósofo/matemático/escritor/mitógrafo grego dos maiores eruditos dos séculos II a VIII DC (viveu de 412 a 485); Afonso IV, O Bravo - rei de Portugal/Algarves (1325/1357), filho de Dom Dinis I, financiou primeiras viagens de exploração atlântica e tornou Portugal potência marítima; Teodósio de Bragança - primogênito do rei português Dom João IV e primeiro príncipe do Brasil título criado para ele (1634 a 1653); John Ruskin – arquiteto inglês que influenciou Le Corbusie (Charles-Édouard Jeanneret-Gris), que influenciou Oscar Niemeyer e Lúcio Costa (1819-1900) ...
https://juliovernebrasil.blogspot.com
O JOGO DO SÉCULO
Com futebol rápido e brilhante, o Real Madrid agradava. Aos 14 e aos 15 minutos, fez 2 x 0, com gols de Del Sol e Canário. Reclamando muito do calor da noite carioca, os madrilenhos saíram para o intervalo, recebendo água mineral em suas cabeças. Para o segundo tempo, uma novidade: o árbitro usando camisa amarela, substituindo o preto total da etapa inicial, sugerido pelo bandeirinha Alberto da Gama Malcher – Eunápio de Queirós foi o outro – , para não ser confundido com os cruzmaltinos. E quem esperava por uma goleada do Real Madri viu o Vasco se superar. Aos sete minutos, Casado marcou gol contra. Aos 17, Pinga empatou, cobrando pênalti, sofrido por Delém. Depois, a torcida vaiou Di Stefano, quando ele foi substituído. E o duelo ficou 2 x 2 no placar e nos empates do confronto.
O Vasco foi: Humberto Torgado (Miguel); Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel: Écio e Orlando; Sabará, Delém, Wilson Moreira, Lorico e Pinga (Da Silva). O Real Madrid teve: Dominguez; Marquitos (Michel), Santamaria (Zagarra) e Casado; Vidal e Pachin; Canário, Del sol, Di Stefano (Pepillo), Puskas e Gento.
CANECO DO DIA
8 de fevereiro de 1975 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo - a rapaziada foi ao Arraial do Cabo (distrito de Cabo Frio, até 1985) e rolou a maricota no Estádio Hermenegildo Barcelos. Cerca de 15 mil torcedores assistiram a derrubada do maio rival, com Edu Coimbra abrindo o placar, aos 2 minutos, e Carlos Alberto Zanata garantindo o caneco, aos 17 do segundo tempo. Treinado por Mário Tavaglini, o Almirante carregou a Taça Cidade de Cabo Frio, por causa de: Andarada; Paulo César Puruca, Miguel (Joel Santana), Moisés e Celso Alonso; Alcir Portella, Zanata (Gaúcho) e Luís Carlos Lemos; Carlinhos, Roberto Dinamite e Edu. OBS: quem fosse a São José do Rio Pardo-SP, terra de Carlos Alberto Zanatta, não o chamasse pelo seu "nome de guerra" (Zanatta) no futebol carioca. Por lá, ele só era conhecido pelo apelido de Neném; 2 - Edu Antunes Coimbra só era chmado, em Quitino, a sua terra, por Eduzinho, por ser baixinho e magrinho.
GOLEADA
08 de fevereiro de 1995 - Vasco da Gama 6 x 1 Olaria - primeira fase do primeiro turno do Estadual, com torcida fantasma no esatádio: 630 pagantes, um dos menores públicos da história do futebol vascaíno. A mando do técnico Nelsinho Rosa, as bolas ao filó foram endereçadas por Clóvis (2), Pimentel, Marcão, Valdir Bigode, Clóvis e Yan. Rapaziada massacrante: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Cássio (Bruno Carvalho); Leandro Ávila, Luisinho, Richardson e Yan; Valdir Bigode e Clóvis.
Valdir Bigode reproduzido de www.vascodagama.com.br
APERTUCHOS
08 de fevereiro de 1968 - Vasco da Gama 2 x 1 América de Teófilo Otoni-MG - amistoso brega, em uma quinta-feira, na casa do adversário, o chamado caça-níquel ajudante no pagamento da folha salarial mensal. O pernambucano Nado marcou os dois gols e o time do técnico Paulinho de Almeida juntou: Valdir Appel; Ferreira, Brito, Álvaro e Almir (Jorge Luís); Zadinha (Paulo Dias) e Danilo Menezes; Nado (Silvinho), Nei (Major), aldrido (Adílson Albuquerque) e Moraes.
08 de fevereiro de 2024 - Vasco da Gama 1 x 0 Audax-Rio - Taça Guanabara, na Arena da Amazônia, em Manaus-AM, diante de 21.995 presentes e 19.924 pagantes, com gol marcdo por David, para esta rapaziada: Léo Jardim; Paulo Henrique, Robert Rojas (João Victor), Medel, Léo e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Zé Gabriel), Galdames (Praxedes), David, Adson (Serginho) e Rayan (Rossi). Técnico: Ramón Díáz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário