Vasco

Vasco

sábado, 17 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - FEVEREIRO, 17

                                                      ACONTECEU

1600 - queimado vivo, pela inquisição, em Roma, o filósofo italiano Girdano Bruno, acusado por heresias; 1801 – empate entre Thomas Jefferson e Aaron Burr, no colégio eleitoral presidencial dos Estados Unidos, seguido por vitória de Jefferson na Câmara dos Representantes;  1867 – primeiro navio atravessa o Canal de Suez, no Egito, entre o mares Mediterrâneo e Vermelho; 1959 – lançado pelos Estados Unidos,  o primeiro satélite meteorológico para medir a distribuição da cobertura de nuvens; 1964- Programas Espacial Ranger, dos Estados Unidos, fotografa região em que pousaria, na Lua (quatro temporadas depois), a nave Apollo 11; em 1966 - campeão mundial de xadrez, o russo Garry Kasparov, vence o supercomptuador Deep Blue, nos Estados Unidos.

                    Paris Hilton, acima, e Valéria Mazza, abaixo

NASCERAM: Francisco Adolfo de Vernhagen, diplomata e historiador brasileiro (vivo de 1816 a 18978); Gago Coutinho, militar e geógrafo português (1869 a 1959); Raf Vallone, ator italiano (1916 a 1940); Margaret Truman, escritora americana (1924 a 2008); em 1941, Fernando Gabeira, jornalista, escritor e deputado brasileiro; em 1951, Amado Batista, cantor e compositor brasileiro; 1954, Rene Russo, atriz norte-americana; em 1963; Michael Jordan, basquetebolista e ator norte-americano; em 1970,  João Emanuel Carneiro, roteirista, diretor de cinema e escritor de telenovelas brasileiro; 1972, Valeria Mazza, superrmodelo argentina; 1981, Paris Hilton, modelo, figura da mídia, atriz, cantora e empresária norte-americana.                                   

                                                      CANECOS DO DIA 

17 de fevereiro de 1973 - Vasco da Gama 0 x 0 América-RJ - conquista do  Torneio Erasmo Martins Pedro, competição que teve, ainda, Botafogo e Flamengo participando. Sucesso vascaíno em um sábado, com em São Januário, com 2.252 pagantes conferindso o Almirantemira se dando bem com um "oxo no polacar",  como falava o repórter Deni Menezes, pela Rádio Globo-RJ.  O Almira e o Diabo fivcaram em cima do muro com o navegador levando: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Pedrinho; Alcir e Zanatta; Jorginho Carvoeiro (Luis Carlos Lemos), Roberto Dinamite (Luis Fumanchu), Tostão e Dé Aranha.

                    TOSTÃO REPRODUZIDO DE WWW.NETVASCO

 Para carregar o caneco, o Almira passou, antes, pelo Flamengo, uma semana antes (1 x 0), com gol de Tostão (foto), aos 34 minutos do segundo tempo. Naquele jogo, o time foi quase o mesmo, só trocando Amarildo, por Roberto Dinamite, no decorer da pugna. O campeão foi quem somou mais pontos. Confira link, abaixo, reproduzido de youtube, com narração de WaldirAmaral.       

 https://www.youtube.com/watch?v=9DTIgZlo7vA         

17 de fevereiro de 2019 - Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense  - Taça Guanabra,  com o Maracanã domingueiro recebendo 26.750 pagantes. Danilo Barcelos marcou o gol do jogo, aos 35 minutos do segundo tempo, e o placar valeu a conquista alusiva do primeiro turno do Campeoanto Estadual. O treindor chamava-se Alberto Valentim e o seu time brilhou por causa de: Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Raul (Ribamar), Lucas Mineiro, Pikchu e Bruno César (Rossi); Maxy López e Marrony (Andrei).         

                                                            SACODES

17 de fevereiro de 1957 - Vasco da Gama 3 x 1 São Paulo-RS – amistoso dominical no Estádio Antônio Aldo Dapuzzo, da cidade gaúcha de Rio Grande. Dia de Válter Marciano acontecer, com os três tentos vascaínos, do time treinado por Gradim (Francisco de Souza Ferreira). |O Kike não encontoru a esclação da suas formação, mas, dois dias depois, a rapaziada mandou 4 x 3 Pelotas, com esta turmao: Wagner (Hélio), Ortunho e Viana; Laerte Orlando e Coronel; Sabará, Livinho (Vadinho), Wilson Moreira (Artoff) Válter e Roberto Pinto.

17 de fevereiro de 2001 - Vasco da Gama 3 x 1 Cabofriense -   rolou em uma tarde de sábado, pela Taça Guanabara, em São Januário, testemunhado por 1.500 presentes.  Juninho Paulista, de bicicleta, complementando cruzamento de Clébson, abriu o placar, na etapa inicial. Romário (2)  fechou a fatura, na fase final. O time vascasno foi mandado a campo, pelo treinador Joel Santana, com esta turma: Hélton, Clébson (Maricá), Geder, Alexandre Torres e Jorginho Paulista; Henrique (Léo), Nasa, Juninho Paulista e Pedrinho; Romário e Euller (Viola).

17 de fevereiro de 2002  - Vasco da Gama 3 x 0 Americano-RJ - tarde domingueira, em São Januário, valendo pelo Torneio Rio-São Paulo.  Romário (2) e André Silva fizeram o serviço para o técnico Evaristo de Macedo, que alinhou: Hélton; Leonardo Moura, Géder, João Carlos e André Silva (Alex Oliveira); Bóvio, Rodrigo Souto, Léo Lima (Souza) e Felipe (Fabão); Ely Thadeu e Romário.

17 de fevereiro de 2013 - Vasco da Gama 2 x 0 Audax  - Taça Guanabara, em um domingo, no grasmado de São Januário, com 3. 830 pagantes e bolas na rede mandadas por Eder Luís e Carlos Alberto. O treinador era o ex-atleta vascaíno Gaúcho (Carlos Roberto Orrigo da Cunha) que escalou: Alessandro; Nei, Dedé,  Renato Silva e Dieyson; Abuda (Felippe Bastos), Wendel,Pedro Ken e Carlos Alberto; Éder Luís (Thiaguinho) e Leonardo (Bernardo). OBS: o Almirante teve dois meio-campistas chamados por Carlos Alberto. O desta escalação tem por sobrenome Gomes de Jesus, enquanto o outro era CA. Dias.     

                                                  PEGADAS LEVES   

 17 de fevereiro de 1960 - Vasco da Gama 2 x 0 América de Cali – amistoso em uma quarta-feira, no Estádio Pascual Guerrero, na casa do adversário colombiano. Joãozinho e Roberto Pinto, este a um minuto do segundo tempo, selaram o documento na história. Time da vez: Amauri, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando e Dario; Joãozinho, Roberto Pinto, Delém, Waldemar e Roberto Peniche. OBS: Joãozinho (João Batista Ramos) viveu até (01.01.2022) os 82 de idade. Nascido (18.10.1939) em Barra Mansa-RJ-, depois do Vasco, passou por Olaria e América, graduou-se em Direito e advogou após o final da carreira.               

 

 Joãozinho reproduzido do acervo da Torcida Jovem do Vasco da Gama

                                                       EMPATAÇOS

 17 de fevereiro de 1959 - Vasco da Gama 3 x 3 Sport Recife – a Turma da Colina perdia, por três tentos de diferença, e foi buscar o empate, a partir dos cinco minutos do segundo tempo, por intermédio de Sabará, Delém, aos 11, e Osvaldo, aos 31. Jogado no Estádio Adelmar Carvalho, na Ilha do Retiro, em Recife, o treinador Gradim (Francisco de Souza Ferreira) mandou o pacar pra cima do muro com: Miguel; Paulinho de Almeida e Bellini; Écio (Laerte), Barbosinha e Coronel; Sabará, Almir Pernambuquinho (Pacoti), Delém, Rubens e Pinga (Osvaldo).  

17 de fevereiro de 2007 - Vasco da Gama 4 x 4 Fluminense –  clássico assistido por 12.445 pagantes, em um sábado, no Maracanã, pela Taça Guanabara, com virada de placar. Leandro Amaral (2, um de pênalti) e Diego fizeram na rede o que o treinador Renato Gaúcho Portaluppi mandou a este time: Cássio; Thiago Maciel (Eduardo), Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Amaral, Ives, Conca e Morais (Abedi); André Dias (Romário) e Leandro Amaral.                                                       

                                                  ANIVERSARIANTE

Francisco Chagas Elói  -  nascido na paulista Andradina, no 17 de fevereiro de 1955, chegou à Colina, como meio-campista, em 1983. Disputou 28 jogos e marcou nove gols. Na mesma temporada, rumou para a Europa e depois ciganouu por 13 clubes, entre brasileiros e gringos. Em toda a carreira, Elói disputou 224 jogos e marcou 71 tentos. Também, aniversaria na data, o  meia Léo Gago (Leonardo David de Moura, nascido em 1983, na paulistsa Campinas. Passou pelo Vasco da Gama, em 2010, disputando 24 partidas e marcando cinco tentos.  

Tabém

Nenhum comentário:

Postar um comentário