Vasco

Vasco

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA- FEVEREIRO,12

                                                            ACONTECEU

1502 – Vasco da Gama parte de Portugal, com 15 navios e 800 homens, para a sua segunda viagem à Índia; 1541 – Pedro Valdivia funda Santiago, a capital do Chile; 1771 0 Gustavo III torna-se rei da Suécia; 1832 – Equador anexa ilhas Galápagos; 1912 – abdicação de Xuantong, útimo imperador das China; 1961 – União Soviéteica lança nave Venera rumo a Vênus; 1974 – Aleksandre Solzhenitsyn,  ganhador do Prêmio Nobel de Literatura-1970, é exilado, pela União Soviética, por causa de livro em que denuncia torturas pelo governo russo; 1988 – Brasil sanciona a Lei de Crime Abientasis; 2016 – Papa Francisco e Patriarca Cirilo assinam declaração ecumênica durantre primeiro encontro entre líderes das Igrejas católica e ortodoxa russa, desde a separaçãodelas, em 1054.

        Vasco da Gama reproduzido de www.grupoescolar.com

NASCERAM: Abraham Lincoln, advogado e presidente dos Estados Unidos (viveu de 1809 a 1865); Charlese Darwin, geólogo, naturalista e biólogo britânico (1809 a 1882); Anna Pavlova, bailarina e atriz russa (1881 a 1931); Olga Benário Prestes, militante política alemã e mulher de Luís Carlos Prestes (1908 1942); Franco Zeffirelli, diretor, produtor do cinema italiano (1923 a 2019); em 1938, Martinho da Vila, cantor e compositor sambista brasileiro; Domiguinho, cantor, compositor e sanfoneiro brasileiro (1941 a 2013).

                                                  GOLEADAS DO DIA 

12 de fevereiro de 2011 - Vasco da Gama 9 x 0 América-RJ -  Por esta, nem o inferno esperava. O Almirante mandou uma brasa pra cima do rival, pela sétima rodada da Taça Guanabara, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Fagner, aos 4 minutos, acendeu o pavio, Depis,  Felipe, Ramon, Marcel e  Enrico aqueceram mais a temperatura do primeiro tempo. Na etapa final, Caíque, Ramon, de novo; Jéferson em novamente, Enrico, deixaram o pobre Diabo sem chifre e nem rabo. Ricardo Gomes foi o chefe que autorizou o fogaréu a estes incendiários: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Jéferson e Felipe (Enrico); Éder Luís (Caíque) e Marcel (Patric).

12 de fevereiro de 1981 - Vasco da Gama 6 x 1 Londrina-PR - três "dinamites" explodidas por Roberto assustam qualquer marisco. Ainda mais quando Dudu Coelhão devora uma cenoura e César cobra o que é de César. E fica pior quando o paraense Rosemiro resolve descer no mapa e ser mais um caçador de Tubarão (apelido do Londrina) O bicho pegou feio, com o Lobo (Mário Jorge Zagallo) sendo o técnico vascaíno. Pra conferir aquela bagunça no fundo do mar, 11.193 pagantes passaram pelas catracas do Maracanã e viram em ação: Mazzaropi; Rosemiro, Ivan, Orlando e Sérgio Pinto; Dudu, Zandonaide (Guina) e Marquinho; Wilsinho, Roberto Dinamite e César.                               

O Diamite reproduzido do álbum do kikenauta Raimudinho Maranhão

                                                      SACODES

12 de fevereiro de 1995 – Vasco da Gama 3 x 0 América-RJ – Campeonato Estadual, no estádio de Moça Bonita, com apenas 4.615 torcedores. Daquela vez, o inusitado aconteceu: o meio-campista Gian, que nunca fora artilheiro e estava no banco dos reservas, entrou no jogo e marcou dois – Leandro completou a cota. O treinador Nelsinho Rosa mandou ao gramado: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Cássio; Luisinho Quintanilha (Bruno Carvalho), Leandro Ávila Richardson e Yan (Gian);Valdir  e Clóvis.

 12 de fevereiro de 2015 – Vasco da Gama 3 x 0 Macaé-RJ – Taça Guanabara quinta-feirana, em São Januário, com 5. 418 pagantes. A alegria da galera ficou por conta de Bernardo, Montoya e Rodrigo, liderados pelo treinador Doriva, que escolheu: Martín Silva;  Nei, Luan Garcia, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Montoya (Jhon Cley) e Bernardo (Julio dos Santos); Marcinho e Rafael Silva (Thalles). OBS: o time vascaíno usou quatro gringos: Martín Silva (uruguaio), Guiñazu (argentino), Montoya (colombiano) e Júlio dos Santos (paraguaio).     

                                                 APERTUCHOS

12 de fevereiro de 1941 – Vasco da Gama 3 x 2 Cruzeiro-MG –  amistosamente, em uma quarta-feira, com Alfredo I, Zarzur e Nino virando o placar do estádio da carioca Rua São Januário. Tempos em que o treinador inglês Harry Welfare escalou: Chiquinho, Jahu e Florindo: Figliola, Zarzur e Dacunto; Manoel Rocha, Alfredo I (Alfredo II), Durval, Nino e Orlando. OBS: Alfredo I, que era Alfredo Bernardino, foi expulso de campo e aparece na escalação substituído por Alfredo II, que era Alfredo dos Santos. O primeiro nasceu no 10 de janeiro de 1912, no Rio de Janeiro,  e o segundo no primeiro de janeiro de 1930, na mesma cidade.

12 de fevereiro de 1950 –Vasco da Gama 3 x 2 Palmeiras – vitória dominical, em São Januário, pelo Torneio Rio-São Paulo. Ao placar, compareceram o pernambucano Ademir Menezes (2), sendo um cobrando pênalti,  e o baiano Maneca. O chefe deles era o mineiro Flávio Costa, que escalou: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo (Lola) e Alfredo II; Tesourinha (Nestor), Maneca, Ademir Menezes, Ipojucan (Lima) e Chico. 

12 de fevereiro de 2012 – Vasco da Gama 2 x 1 Fluminense – Taça Guanabara, com o Engenhão (Estádio Nílton Santos) recebendo apenas 7.622 pagantes, pouquíssimo para um clássico tão grande no futebol carioca. Os cruzmaltinos chegaram à rede por conta de Alecsandro (2), virando o placar, para gáudio do técnico Cristóvão Borges que relacionou pra vencer: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Chaparro (Willian Barbio), Felipe e Bernardo (Fellipe Basto); Diego Souza (Eduardo Costa) e Alecsandro.    

                                              ANIVERSARIANTES

HELENO DE FREITAS - nascido em São João Nepomuceno-MG,  chegou ao planeta no 12 de fevereiro de 1920 e foi considerado um dos maiores atacantes brasileiros de sua época, tendo, no Vasco da Gama, formado dupla fatal, com Ademir Menezes, em 12 dos 20 jogos do Campeonato Carioca-1949, quando marco 10 gols, por time tão forte que sagrou-se campeão com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Aquele, por sinal, foi seu único título por clubes. Pela Seleção Brasileira, ajudou a ganhar a Copa Roca-1945 e o Campeonato Sul-Americano-1947, totalizando 18 jogos e 15 tentos. Graduado, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (atual Faculdade Nacional de Direito), descendia de família rica e não precisava do futebol para ganhar dinheiro. Aquilo só lhe era diversão. Frequantava a alta sociedade carioca e curtia as suas ondas e vícios. Viveu ate e 8 de novembro de 1959.  

 


NIGINHO - Leonísio Fantoni nasceu em 12 de fevereiro de 1912, em Belo Horizonte, descendente de italianos. Surgiu entres juvenis do Palestra Itália-MG (atual Cruzeiro EC), em 1928, subiu ao time A, em 1929, e foi negociado, com a Lázio, da Itália, a qual defendeu até 1935, quando fugiu do território italiano, para não ir à guerra na então  Abissínia, como oriundi. Sorte do Vasco, que o buscou no mesmo Palestra, em 1937, oferecendo-o o melhor contrato já proposto pelo futebol carioca: 40 contos de réis por fora e três contos de reis mensais. Grana fora bem empregada, pois Niginho respondeu sendo o principal artilheiro do Campeonato Carioca-1937, com 25 gols. Antes dele, o Almirante só conseguira a façanha por duas vezes: em 1929, com Russinho ( 23 tentos), e em 1931, com o mesmo  Russinho (17). 
Mateus Vital – carioca, nascido no 12 de fevereiro de 1998, este meio-campista revelado pelas bases,  fez sucesso em todas as categorias da Colina, de sub-13 a sub-20, e, também, no futebol de salão. Ao profissionalizar-se, totalizou 49 jogos e cinco tentos. Como vascaíno, foi campeão do francês Torneio de Toulon-2019, marcando dois gols em quatro jogos. Disputou, também, o Sul-Americano sub-13, em 2015. No 17 de novembro de 2018, quando estava no Corinthians, ao marcar gol pediu desculpas à torcida, vascaína, fazendo um gesto característico. "Eu não comemorei porque o Vasco foi onde cresci. Cheguei nele, com cinco de idade. O Vasco me deu alimentação,  estudo, me deu tudo. Não senti vontade de comemorar e pedi desculpas ao torcedor deles", explicou-se, então, aos 19 de idade.

Luiz Gustavo (Tavares Conde - paulista, de Votuporanga, este defernsor jogava como lateral-direito e zagueiro, tendo passado por São Januário, em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário