ACONTECEU
Foto de divulgação do grupo musical inglês The Beatles
NASCERAM
Maria de Portugal – filha do rei Afonso IV e rainha consorte de Castela e Leão (viveu de 1313 a 1357); Catarina da Áustria – casada com Dom João III de Portugal o pai de Dom Manuel I do descobrimento do Brasil (1507 a 1578); Alicher Navoi – poeta/escritor/linguista de etnia turca que assinou textos também como Fāni e foi considerado maior expoente e a quem se deve inclusão do turco entre maiores línguas literárias do mundo (1441 a 1501); Ritter von Spix - naturalista alemão vindo para o Brasil com a futura imperatriz Maria Leopoldina e que voltou à Europa levando quase 9 mil espécies de plantas e animais para o Museu de História Natural de Munique (1781 a 1826); Vasily Zhukovsky –influenciador dos escritores Mkhail Lérmontov e Alecsandr e poeta expoente da fase (1825 a 1904) em que romancistas russos romperam limites culturais europeus (1783 a 1852); Amy Lowell – poetisa norte-americana que empresta nome a prêmio divulgador da poesia dos Estados Unidos em outros países ( 1874 a 1925); Victor Civita – empresário descendente de italianos, nascido nos Estados Unidos, radicado e naturalizado brasileiro e fundador da Editora Abril (1907 a 1990); Carmem Miranda – cantora/atriz luso-brasileira (1909 a 1955)...
Dean Rusk reproduzido de revista norte-americana
GOLEADAS DO DIA
9 de fevereiro de 1941 - Vasco da Gama 4 x 0 Serrano - amistoso dominical, em Petrópolis, com Orlando sendo o cara e deixando duas bolas na caçapa, pra Alfreo I e Durval fecharem a conta escrita por: Chiquinho, Jahu e Florindo; Figliola, Zarzur e Dacunto; M|anoel Rocha, Alfredo I, Duval, Gonzalez e Orlando, dirigidos por Harry Welfare.
9 de fevereiro de 2005 - Vasco da Gama 4 x 1 Friburguense - uma quarta-feira, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Naquela noite de terror (para o time visitante), Romário foi a maior aleivosia. Espantou o goleiro, em dois lances seguidos: aos 28 e aos 29 minutos do segundo tempo. Antes, aos seis, Diego já havia começado a assombração – Marco Brito encerrou a bagunça - tanta baghunça que, de 15.537 presentes, só 537 foram ao fundo do bolso e pagaram só R$ 110.295,00 que não deu pa pagar o lanche da rapaziada. Joel Santana era o técnico vascaíno que trescalou o placar: Everton; Thiago Maciel (Claudemir), Fabiano, Marcos e Diego; Ygor, Coutinho, Robson Luis e Allan Delon (Marco Brito); Alex Dias e Romário.
SACODE
9 de fevereiro de 1983 - Vasco da Gama 3 x 0 Estudiantes de Mérida-VEN - Troféu Féria de Sol, em uma quarta-feira, no Estádio Guillermo Soto Rosa, com Roberto Dinamite (2) bixplodindo as redes venezuelanas, além de um gol contra por Escarpeccio. O treinador era Antônio Lopes que chefiou esta moçada: Acácio: Galvão, Orlano Fumaça, Celso e Pedrinho; Oliveira, Dudu Coelhão e Ernâni (Eló); Jussiê, Roberto Dinamite (Paulo César) e Almir.
PEGADAS LEVES
9 de fevereiro de 1936 - Vasco da Gama 2 x 0 Estudiantes-ARG - amistsoso, em um domingo, em São Januário. Orlando marcou os dois gols, um em cada tempo. Harry Welfare treinou e escalou esta moçada: Panello, Oswaldo Saldanha e Itália; Oscrino, Zarzur e Gringo (Calocero); Orlando, Kuko, Luís de Carvalho, Nena e Luna.
9 de fevereiro de 2003 - Vasco da Gama 2 x 0 Volta Redonda - Taça Guanabara, em um domingo, no Estádio Eduardo Guinle, de Nova Friburgo, assistido por 2.100 pagantes e com gols marcados por Sousa e Petkovic. O treinador Antônio Lopes escalou: Fábio; Russo, Alex (Rogério Pinheiro), Wellikngton Paulo e Siston; Bruno Lazaroni Henrique, Petkovic e Marcelinho Carioca; Carlinhos (Cadu) e Souza (Léo Lima).
9 de feereirode 2017 - Vasco das Gama 2 x 0 Santos - Copa do Brasil, em uma quinta-feira, na Arena das Dunas, em Natal-RN, diante de 5.321 pagantes. Nenê, cobrando dois pênaltis, tirou as chances de qualquer milagre da parte santista. O baiano Cristóvão Borges foi o treinador vencedor, contando com: Martín Silva; Pikachu (Gilberto), Luan Garcia, Rafael Marques e Alan Cardoso; Bruno Gallo, Jean, Escudero (Kelvin) e Guilherme Costa; Nenê Thalles (Miriqui).
APERTUCHOS
9 de fevereiro de 1946 (?) - Vasco da Gama 3 x 2 Cruzeiro - amistoso em que o Almira estava sem sete titulares e a Raposa (apelido dos cruzeirenses) com o reforço do botafoguense Gérson. Dia de João Pinto, Alfredo II e Djalma escreverem, em um sábasdo, no placar para esta formação achaa pelot ienador Ondino Viera: Barbosa, Rubens e Sampaio; Alfredo, Dino (Nelton) e Ely; Djalma, Elgen, Isaías, João Pinto (Friaça) e Santo Cristo.
9 de fevereiro de 1980 - Vasco da Gama 1 x 0 Atlético-GO - amistoso, em um sábado, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, na presença de 7.956 pagantes e com gol maracado por Orlando. O xará treinador Orlando Fantoni escalou: Leão; Orlando, Ivã (Juan), Léo e Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Fernando) e Guina; Wilsinho (Paulinho Pereira), Paulinho Massariol e Peribaldo.
9 de fevereriro de 2.000 - Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense - Torneio Rio-São Paulo, em uma quarta-feira, em São Januário. Pega pouca prestigiado, por apenas 3.888 pagantes que coferiram o gol marcado por Romário. O chefe Alcir Portella papou aquela pelo apetite de: Hélton; Maricá, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto (Helder); Amaral, Paulo Miranda, Válber e Juninho Pernambucano (Dias); Luís Cláudio (Rogério) e Romário.
Romário reproduzido de blog vascaíno - agradecimento
09 de fevereiro 2022 - Vasco da Gama 1 x 0 Portuguesa-RJ – Estadual-RJ, em São Januário-RJ, com 8.229 pagantes e gol por Nenê, de pênanti. Time treinado por Zé Ricardo, alinhando: Thiago Rodrigues; Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Matheus Barbosa, Juninho, Gabriel Pec (Léo Matos), Bruno Nazário (Getúlio) e Nenê; Raniel (Figueiredo). Técnico: Zé Ricardo.
EMPATÃO
09 de fevereiro de 1958 - Vasco da Gama 3 x 3 Esportiva de Guaratinguetá-SP - amistoso domingueiro, no Estádio Benetido Meireles, na terra do adversário, com Livinho (2) e Vavá na rede. O treinador Gradim ( Francisco de Suza Ferreira), escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida (Ortunho) e Viana; Écio (Barbosinha) Orlando e Coronel; Waldemar, Livinho, Vavá, Rubens (Pinga) e Roberto Pinto.
Valdemiro Teixeira – para a torcida, ele foi o zagueiro Mirim. Nasceu carioca do bairro do Méier, em 9 de fevereiro de 1925, e começou a aparecer defendendo o Manufatora, de Niterói, pelos começos da década-1940. Passou por Fluminense, Bonsucesso, Bangu e Palmeiras, até desembaraçar, em São Januário, em 1953. Pela Turma da Colina, ajudou nas conquistas do Torneio de Santiago do Chile; do Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro e do Octogonal Internacional Rivadavia Corrêa Meier, todos em seu glorioso 1953. Viveu até 13 de dezembro de 2006. Da esquerda para a direita, estão estão, em pé: Barbosa, Paulinho de Almeida, Bellini, Mirim, Laerte e Dario; agachados, na mesma ordem, Sabará, Ademir Menezes, Vavá, Pinga e Parodi.
Luiz Oliveira e Silva – nascido em Água Limpa, em 1941, o ponta-direita Luizinho Goiano esteve vascaíno entre 1965 e 1966, buscado no Atlético-GO. Sagrou-se campeão da I Taça Guanabara-1965, formando ataque com Lorico, Mário Tilico, Célio Taveira e Zezinho. Na temporada seguinte, ajudou o Vasco da Gama a dividir o título do Torneio Rio-São Paulo, com Botafogo, Santos e Corinthians, pois a disputa não se decidiu, por falta de datas, devido a Seleção Brasileira precisar iniciar treinamentos imediatos, visando a Copa do Mundo da Inglaterra-1966.
Nenhum comentário:
Postar um comentário