ACONTECEU
1649
– segunda Batalha de Guararapes, em Pernambuco, provocando final das invasões
holandesas no Brasil; 1771 – Charles Messier descobre aglomerado estelar que
batiza com o seu nome;
1810 – Dom João VI, Príncipe Regente do Brasil, fecha tratado de amizade e comércio com o Rei Jorge III, da
Inglaterra/Irlanda; 1822 – início do movimento de insurreição pela independência da
Bahia; 1846 – Estados Unidos anexam o mexicano Texas ao seu território; 1868 – operação
naval de tropas brasileiras forçam passagem sob fogo da artilharia paraguaia
da Fortaleza Humaitá; 1878 – norte-ameticano Thomas Edison patenteia o
fonógrafo; 1945
– durante a II Guerra Mundial, desembarque de 30 mil fuzileiros dos Estados
Unidos e início da Batalha de Iwo Jima (foto); 1949
– Ezra Pound recebe primeiro Prêmio Bolingen, de poesia, da Universidade de Yale-EUA; 1959 - Reino Unido torna o Chipre Independente, mas só o proclama em 1960; 1963- livro A Mística Feminina, de Betty Friedan, aumenta movimento feminista
nos Estados Unidos; 2000 – sonda espacial Mars Odyssey, dos EUA, começa a
mapear a superfície de Marte, por emissão térmica.
Reproduzção de https://www.nationalww2museum.org NASCERAM
Nicolau Copérnico, matemático e astrônomo polonês (vivo de 1473 a 1543);
Almirante, cantor, compositor e radialista brasileiro
(1908 a 1980); Lee Marvin, ator norte-americano (1924 a 1987); em 1952 - Amy Tan, romancista, enssistga e contista norte-americana; Sócrates, craque
do futebol brasileiro (1954 a 2011): em 1986, Marta, a “Pelé” do futebol, seis vezes eleitas a melhor do mundo, entre mulheres.
GOLEADAS DO DIA
19 de fevereiro de 1959 - Vasco da Gama 6 x 1 Ypiranga-BA - amistoso terçafeirano, no Estádio Otávio Mangabeira, a chamada Fonte Nova, em Salvador, com Pinga (2), Almir (2), Delém e Teotônio visitando o placar. O treinador Gradim (Francisco de Souza Ferreira) escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Barbosinha e Coronel; Sabará (Teotônio), Almir (Delém), Osvaldo, Waldemar e Pinga (Roberto Pinto).
19 de fevereiro de 1981 - Vasaco da Gama 4 x 1 Vitória-BA - em uma quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O apressadinho Almirante abriu o placar a um minuto, por intermédio de Marquinho, e fez o segundo dois minutos depois, com César, que voltou ao tabuleiro da baiana, aos 15. No segundo tempo, Marquinho, que gostou do tempero da baiana, lambusou seu prato de vatapá na rede, aos 23 minutos. E olha que o chefe da rapaziada era o retranqueiro Mário Jorge Lobo Zagallo. Sua rapaziada: Mazzaropi; Rosemiro, Orlando, Ivan e João Luís; Dudu e Zandonaide (Guina); Alcides, César, Roberto Dinamite.
19 de fevereiro de 1984 - Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso-PA - segunda maior goleada do Campeonato Brasileiro, só superada por Corinthians 10 x 1 Tiradente-PI (09.10.1983), embora a diferença de gols seja a mesma. Disputada em São Januário, a partida teve apito de Roque José Gallas e público de 12.855 pagantes e gols por Arthurzinho (4), Marcelo (3) Geovani e Aírton. o ex-meia-atacante vascaíno Edu Coimbra era o treinador e seu time escorraçou os paraenses por conta de: Acácio (Roberto Costa); Edevaldo, Daniel Gonzales, Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Arthurzinho; Jussiê, Marcelo e Marquinho (Cláudio José).
Fora da área, lugar de craque é nas capas de revistas. Certo?
SACODES
19 de fevereiro de 2000 - Vasco da Gama 3 x 0 São Paulo - Torneio Rio-São Paulo, na casa do adversário, o estádio do Morumbi (Cícero Pompeu de Toledo), na capital paulista, em um sábado. Gilberto, Dedé e Romario bateram na rede, com o time treinado por Anônio Lopes e alinhando: Helton; Jorginho (Maricá), Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Válber, Alex Oliveira (Paulo Miranda) e Juninho Pernambucano; Dedé (Rogério) e Romário.
19 de fevereiro de 2003 - Vasco da Gama 3 x 1 Olaria - em uma outra quarta-feira, na carioca Rua Bariri, pela oitava rodada do Estadual-RJ. Gols por conta de Souza, Petkovic e Marcelinho Carioca, quando o treinador Antônio Lopes tinha poderes delegados (pela diretoria vascaína) para escalar: Fábio; Russo, Alex, Wellington Paulo, Siston e Henrique; Bruno Lazaroni (Rodrigo Souto), Marcelinho Carioca e Petkovic; Valdir Biogode (Cadu) e Souza.
PEGADAS LEVES
19 de fevereiro de 1989 - Vasco da Gama 2 x 0 Cabofriense-RJ - Taça Guanabara, domingo, no Estádio Proletário, mais chamado por Moça Bonita, no Rio de Janeiro. Ernâni e Vivinho marcaramos gols,um emcada etapa, e o treinador era o ex-latral-direito Orlando Lelé, anunciado por Orlando Pereira. A sua escalação: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Célio Silva, Leonardo e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani (Luciano) e Ernâni; Vivinho, Sorato (Tita) e William.
19 de fevereiro de 2014 - Vasco da Gama 2 x 0 Bangu - Taça Guanabara, em uma quarta-feira, no estádio de Moça Bonita-RJ. Público de 2.058 pagantes e gols marcados porThalles e Montoya. O técnico Adílson Batista escalou: Martín Silva; André Rocha, Luan Garcia, Rafael Vaz e Diego Renan; Guiñazu, Aranda, Felippe Bastos (Pedro Ken) e Douglas; Everton Costa (Thalles) e Edmílson (Montoya).
APERTUCHOS
19 de fevereiro de 1943 - Vasco da Gama 3 x 2 Corinthians-SP - amistoso de uma sexta-feira, no paulistano estádio do Pacaembu. Jogo duríssimo, com o Almirante abrindo o placar, por intermédio de Jair, ao sete minutos, e os corintianos virando pelos inícios das etapa final. Cordeiro empatou e Nino, aos 44 do segundo tempo, levou a Turma da Colina à vitória. O treinador era Harry Welfare e o time vencedor atendia por estes nomes: Roberto, Aroldo e Oswaldo Carvalho; Octacílio, Figliola e Argemiro; Baptista (Cordeiro), Nino, Isaías, Jair Rosa Pinto e Djalma.
19 de fevereiro de 1957 - Vasco da Gama 4 x 3 Pelotas-RS - amistoso, no estádio chanmado pela torcida por Boca do Lobo, na gaúcha Pelotas, em uma terça-feira. Ao placar, compareceram Válter Marciano, aos 4 minutos, Livinho, Wilson Moreira e Artoff. O treinador Gradim (Francisco de Souza Ferreira) escalou: Wagner (Hélio), Ortunho e Viana; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Livinho (Vadinho), WilsonMoreira (Artoff), Válter Marciano e Roberto Pinto.
19 de fevereiro de 1976 - Vasco da Gama 1 x 0 CRB-AL - amistoso de uma quinta-feira, no Estádio Rei Pelé, na alagoana Maceió. O gol foi do meia-atacante Jair Pereira e o treinador Paulo Emilio escalou: Mazzaropi; Toninho, Abel, Renê e Alfinete; Lopes, Zanatta e Luís Carlos Lemos; Luís Fumanchu , Roberto Dinamite e Zandonaide (Jair Pereira).
ANIVERSARIANTES
Marta Vieira da Sivla - alagoana eleita, por seis vezes, a melhor futebolista do mundo, por votação conduzida pela FIFA- Federação Internacional de Futebol. Ela nasceu em Dois Ranchos-AL, em 1986, mas foi na também alagoana Santana do Ipanema que ela aconteceu, disputando torneio infantil de futebol de salão, com a permissão do treinador Luiz Euclides, o “Tota”, que aceitu uma menina em seu time. Aos 14 de idade, ela juntou grana e foi tentar a sorte no Vasco da Gama. Mostrou veneno nos primeiros minutos do primeiro teste e ficou em São Januário por três temporadas, tendo sido campeã brasileira sub-19, em 2001. Depois, o Vasco a emprestou ao Santa Cruz, de Minas Gerais. Ficou por pouco tempo e, em seguida, os vascaínos negociaram o futebol dela com o Umea IK, da Suéciam que defendeo entre 2004 a 2009, quando começou a sua grande aventura que a tornour uma lenda no futebol.
Abaixo a carteira de atleta do Vasco da Gama e acima dizendo por onde é na Seleção Brasileira, reproduzida de www.cbf.com
André
(Luiz) Ladaga - lateral-direito chegado a São Januário, em 2001. Na temporada
seguinte integrou o Expressinho que disputou o esculhambado
Estadual da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, presidida por
Eduardo Viana, o apelidado Caixda D´Água. Nascido carioca, no 19 de
fevereiro de 1975, disputou 27 jogos vascaínos, entre 2001/2002, tendo marcdo
só um gol. André Ladaga foi para o Azerbaijão, naturalizou-se por lá e passou a
ser destaque na seleção do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário