Vasco

Vasco

sábado, 3 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO D COLINA - 3 DE FEVEREIRO

                                                      ACONTECEU

 Em 1488 – O português Bartolomeu Dias dobrava o Cabo da Esperança e tornava-se primeiro europeu a navegar  além do extremo sul da África; 1807 - força militar britânica comandada peloo brigadeiro-general Samuel Auchmuty  capturava Montevidéu, então pertencente ao império espanhol; 1852 – Batalha de Monte Caseros, queda de Juan Manuel de Rosas e criação da Confederação Argentina, com apoio do império do Brasil; 1933 - Adolf Hitler anunciava que a expansão da germanização era objetivo geopolíticos do Terceiro Reich; 1966 – Luna-9, da União Soviéticas, tornava-se a primeira nave espacial a fazer um pouso suave e a clicar fotos da superfície da Lua; 1984 – voo da antiga empresa aérea brasileira Cruzeiro do Sul, viajando, com 176 pessoas (162 passageiros),  do Rio de Janeriro para Manaus, era sequestrado, sob a exigência de ser levado para Cuba; 1984 – começava o programa do ônibus espacial norte-americano; 1995 -   astronauta Eileen Collins tornava-se a primeira mulher a pilotar o ônibus espacial, pela nave Discovery.

                               
Eileen Collin, acenando, reproduzida de foto divulgada pela NASA

                                                  NASCERAM

 Em 1795, o general e político venzuelano Antonio José de Sucre, vivo até 1830); 1899, Café Filho, o 18º presidente da república do Brasil; 1908,atriz brasileira Dulcina de Moraes; 1952, o cantor do iê-iê-iê Ed Carlos; 1957, o piloto automobilista Chico Serra; 1979, o atleta futebolista Lúcio Flávio,  Botafogo.                                                           

                                            CANECOS DO DIA

3 de fevereiro de 1953 – Vasco da Gama 5 x 2 Flamego – Torneio Internacional do Rio de Janeiro, no Maracanã, diante de 24.922 pagantes, com duas viradas de placar. Ademir Menezes (2), Sabará (2) e Chico foram os vira-vira escalados pelo treinador Flávio Costa, que reuniu: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely (Mirim), Danilo e Walter; Sabará, Ipojucan, Ademir, Alvinho (Vavá) e Chico.  OBS para ser o campeão desta disputa, o Almirante empatou, antes, com os aragentinos Boca Juniors (4 x 4, em 25.02) e Racing (3 x 3, em 01.02)   

3 de fevereiro de 1980 – Vasco da Gama 1x 0 Flamengo – pegou Urubu à laço, nas beiradas da selva amazônica. No Estádio Vivaldo Lima, em Manaus-AM, valendo a Taça José Fernandes, carregada para São Januário, graças ao gol marcado pr Zandonaide. O  placar foi construído, a mando do treinador Orlando Fantoni e obedecido por: Leão; Orlando Lelé (Paulinho Pereira), Ivan, Léo e Marco Antônio; Zé Mário, Guina e Paulo Roberto; Wilsinho, Paulinho Massariol e Zandonaide.

Fotos reproduzida de www.netvasco.com.br- agradecimento

                                                         GOLEADAS

3 de fevereiro de 1946 - Vasco da Gama 7 x 2 Combinado de Nova Friburgo-RJ - amistoso, em um domingo, na casa do adversário, com gols marcados por Santo Cristo (2), Helio (2), Isaías, Elgen e Friaça. O treinador Ondino Viera escalou: Barbosa (Barcheta), Ruben (Jorge) e Sampaio; Figliola (Nílton), Ely e Dino; Santo Crsito (João Pinto), Hélio, Isaías (Cordeiro), Elgen e Friaça.     

3 de fevereiro de 1953 – Vasco da Gama 5 x 2 Flamengo – decisão do Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro, com um Almirante navegante cruel, impiedoso. Ademir Menezes (2), Sabará (2) e Chico  mandaram quatro bolas na sacola rubro-negra só no primeiro tempo. Uma tijolada no placar, sob administração do juiz Carlos Oliveira Monteiro, o Tijolo.

                                                    PEGADAS LEVES

3 de fevereiro de 1960 - Vasco da Gama 3 x 1 Universitário-PER - amistoso assistido por 27.455 pagantes, no Estádio Nacionl de Lima, a capítal peruana, com Cabrita, Delém e Roberto Pinto compareendo à rede. Yustrich era o terinador que escalou: Barbosa; Paulinho de Almeida e Barbosinha; Écio, Orlando e Coronel; Teotônio, Delém, Cabrita (Edílson/Waldemar), RobertoPinto e Roberto Peniche. OBS: Yustrich tinha este esquisito apelido porque era muito parecido com um jogador uruguaio homônimo. Seu verdaderiro nome era Dorival Knippel e foi goleiro vascaíno, entre 1944/1945.  

3 de fevereiro de 1971 - Vasco da Gama 3 x 1 CSKA-BUL - amistoso, em uma quarta-feira, no alvinegro Estádio Genral Severiano-RJ. Buglê (2) e Silva marcaram os gols. Paulo Amaral era o trienador e escalou esta rapaziada para enfrentar os búlgaros: Valdir Appel; Fidélis, Joel, Moacir e Eberval; Alcir (Willy) e Buglê; Luís Carlos, Valfrido, Silva e Gílson Nunes.   

                                                       APERTUCHOS

3 de feveriro de 1949 – Vasco da Gama 2 x 0 El Oro-MEX  - Dimas e Maneca era dois terríveis artilheiros. Em  uma quinta-feira, amistosamente, eles comprovaram a fama durante excursão ao México e no que foi o primeiro pega contra os oureiros. Time da parada:

3 de fevereiro de 1974 – Vascoda Gama 2 x 1 Bahia -  nenhum dos todos os santos da Bahia segurou o Almirante, na Fonte Nova, em Salvador, porque Roberto Dinamite e Gaúcho mandaram os acarajés do tabuleiro da baiana pra caçapa. Terceiro duelo Vasco x Bahia do Campeonato Brasileiro, assistido por 25.543 pagantes. O time do técnico Mário Travaglini que teve um "senhor bom fim de jogo" alinhou: Andrada; Fidélis, Miguel, Marcelo e Alfinete; Alcir e Gaúcho (Jorginho Carvoeiro) e Buglê; Luiz Carlos Lemos, Roberto Dinamite e Bill.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário