Vasco

Vasco

sexta-feira, 15 de junho de 2012

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - BRASIL VASKÊRO

  Aconteceu em 8 de abril de 1956. No caderninho, ficou sendo a data de descoberta, por Portugal, das sacanagens do “balípodo brasilairo, contando com os vascainêros Sabará e Válter Marciano, "a pugna levada a efeito no Vale do Jamor, do Lijzbôa, pôijz, pôijz!" Quem os convocou? O técnico Flávio Rodrigues Costa, que dirigira o Expresso da Vitória após o desembarque do uruguaio Ondino Viera.
Muito báim! Explicados os prolegômenos acima, vamos para o campo da refrega. O balão esférico (de couro, também, entre os portugueses) rolava, mansa e altaneira, embora muito maltratada a pontapés desbravados pelos gajos de lá, quando o atacante Gino resolveu transportá-la para um mundo mais clássico. Aplicou-lhe uma “bicicleta”, mandando-a cochilar, mansinha, no fundo das malhas lusitanas, para surpresa do guarda-valas Carlos Gomes, que não era o mastro do time.
O goleiro português e mais quatro companheiros acompanham Gino aplicar a bicicleta, um espanto para eles
Eram jogados oito minutos de contenta, quando o mediador foi abordado pelos anfitriões. “Xi fáijz favôire, senhôire rifire. Isso não vale” –protestou o futuro perdedor de pênalti Matateu, ante sua senhoria, o árbitro inglês Regiald Leaf. “Aqui em Purtugal, nunca vimos isso nos relvados”, avisou, acrescentando um outro argumento: “Ademais, me parece têire sido uma jogada violenta. Purtanto, não vale o golo”.
Pôijx, pôijz! Mas isso não vale, senhôire rifire
Mister Leaf ficou admirado de os portugueses desconhecerem a bicicleta, que o vascaíno, até pouco antes da Copa do Mundo de 1934, Leônidas da Silva, já havia exposta em estádios europeus, durante o Mundial-1938. Impávido, extático, inclemente, Mister Leaf sentenciou: ”Yes! The goal is good!
Postado atrás das balizas portuguesas, Jader Neves documentou tudo. Lá estavaCarlos Gomes desafinando, mesmo ante a presença de quatro protetores de malhas. O vascaíno Sabará, que não dera confiança ao choro dos visitados, pintou na última foto da sequencio, para reverenciar a pelota no barbante. Pra chatear mais, Gilmar defendeu um pênalti, do qual já foi aludido lá em cima, lembra-se? O Brasil venceu, por 1 x 0, contando com: Gilmar; De Sordi (Pavão), Djalma Santos, Zózimo, Nílton Santos, Didi, Roberto Balangero, Sabará, Válter, Gino e Canhoteiro (Escurinho). Portugal teve: Carlos Gomes, Virgílio Mendes, Manuel Passos, Arthur, José Dimas, Pedroto, Juca Pereira, Manue Vasques, Pinto Carvalho, Lucas Matateu (Caiado) e José Travassos. O treinador foi Tavares da Silva.
Na sequência final da bicicleta de Gino, o vascaíno Sabará parece dizer à bola: fique quietinha aí na rédea dos "portugas

Nenhum comentário:

Postar um comentário