Vasco

Vasco

sexta-feira, 1 de junho de 2012

1, 2 e 3 DE JUNHO

1 DE JUNHO
1794 — Travada a batalha do Glorioso primeiro de junho, o primeiro combate naval entre a Inglaterra e a França durante as Guerras revolucionárias francesas; 1831 — James Clark Ross torna-se o primeiro europeu no Polo norte magnético.1933 — Fundada a Escola Paulista de Medicina na cidade de São Paulo, atualmente UNIFESP.1944 — BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas;  1945  Segunda Guerra Mundial: os aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, que fica arrasada após receber uma carga de nada menos que 6.110 toneladas de explosivos despejados por aviões bombardeios B-29 acabando por arrasar a cidade que já fora vítima de um primeiro bombardeio feroz em 14 de março deste mesmo ano. 1961  FCC regulamenta o padrão para radiodifusão estéreo em FM; 1983 — Criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente do Brasil.; 2011 — Ônibus espacial Endeavour faz seu pouso final após sua 25.ª missão no espaço

Nascimentos: Píndaro de Carvalho Rodrigues, futebolista e treinador de futebol brasileiro (1892 a 1965); 1921 — Nelson Riddle, maestro, produtor e orquestrador musical estadunidense (1921 a 1985);  Bibi Ferreira, atriz, cantora, compositora e diretora brasileira (1922 a 2019); Marilyn Monroe, atriz estadunidense (1926 a 1962);  Georgi Dobrovolski, cosmonauta russo (1928 a 1971);  1934 — Pat Boone, cantor e ator estadunidense; Honorino Landa, futebolista chileno (1942 a 1987). 1953 - Roseana Sarney, política brasileira; .

Ygor Maciel Santiago, mais conhecido como Ygor (Santana do Livramento1 de junho de 1984) é um ex-futebolista gaúcho  meio-campo como volante. VASC 2003/07.  Jogos  203 e 12 gols. Títulos: Campeonato Carioca2003
Kelvin Mateus de Oliveira, ou simplesmente Kelvin (Curitiba 1 de junho de 1993), é um futebolista brasileiro que atua como ponta. VSC 2017/18 - 39 jogos e 1 gol. Título: 
Taça Rio2017.
.
.
Vitórias neste e do outro lado do mundo. Feitos do "Almirante" nos 1º de junho. Um conterrâneo, um paulista e um australiano viram a maré contra a qual navegavam. Veja!  

VASCO 4 X 2 CARIOCA - Em 1924, o futebol carioca estava dividido, pela segunda vez. Motivo: a eleição à vice-presidência da LMDT-Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, de Ernesto Loureiro Filho, do Andarahy, que abrigava negros e mulatos em seus quadros, como fazia o Vasco. Com a sua galera de “profissão duvidosas”, os cruzmaltinos disputaram o campeonato da liga, com mais 21 filiados, e conquistou o título da temporada. O segundo jogo foi contra o Carioca, batido por 4 x 2, em um domingo, no campo da Rua Prefeito Serazedelo, no bairro do Jardim Botânico. Apitado por Francisco Alberto da Costa, o primeiro terminou com dois gols marcados por Torterolli, que fez mais um na etapa final – Russinho fechou a conta. O Vasco armou-se com: Nélson, Leitão e Mingote; Brilhate, Paulo Santos e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Cecy e Negrito.  
Vasco e Carioca se enfrentaram em cinco partidas do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, entre 7 de novembro de 1920 e 16 de julho de 1922, com a rapaziada conseguindo vencer duas e empatar uma. No de 1924, não deu mais para o rival. O Vasco venceu seis, empatou duas e caiu só uma vez, entre 6 de janeiro de 1924 e 30 de  maio de 1937. O duelo inclui, ainda, uma vitória “cruzcristense”, em 1932, pelo Torneio Preparatório.


Pelé e seu irmão Zoca (E)

VASCO 3 X 2 SANTOS - Era 1957, quando o Vasco enfrentou Pelé, pela segunda vez. Valeu pela nona rodada do Torneio Rio-São Paulo, em um sábado, no Maracanã, com os tentos vascaínos marcados por  Livinho, Valter e Vavá. Mas o menino que logo seria “Rei do Futebol” deixou uma bola na rede, a sua 15ª, no 28º jogo pelo time principal santista. Por sinal, ele ainda nem era titular. Entrou em campo, no decorrer da partida, em lugar de Del Vecchio.Treinado por Martim Francisco, o Vasco venceu com: Carlos Alberto, Paulinho e Bellini; Orlando, Laerte e Dario; Sabará (Almir), Livinho, Vavá (Wilson Moreira), Vállter e Pinga (Roberto Pinto). O Santos, que teve seu outro gol marcado por Tite, foi:  Manga, Getúlio, Mourão, Fioti, Urubatão (Zito), Brauner, Dorval, Álvaro, Pagão, Del Vecchio (Pelé) e Tite (Pepe). 


 INÍCIO DE HISTÓRIA - O primeiro Vasco x Pelé havia sido no domingo 7 de abril do mesmo 1957, com 4 x 2, para o adversário, na Via Belmiro, pela “Semana Alvinegra”, também batizada por Torneio dos Campeões, durante as comemorações do aniversário do clube paulista. Amilcar Ferreira (RJ) apitou e os gols cruzmaltinos foram marcados por Laerte e Vavá. Pagão (2), Afonsinho e Dorval fizeram os do anfitrião. O Vasco foiWagner, Cléver e Viana; Laerte, Orlando (Joaquim Henriques) e Ortunho; Sabará, Livinho (Wilson Moreira), Vavá (Vadinho), Válter e Pinga. Técnico: Martim Francisco. O Santos alinhou: Manga (Barbosinha), Hélvio (Wilson ((Cássio) e Ivan; Ramiro, Brauner e Urubatão; Dorval (Alfredinho), Álvaro (Pelé), Pagão, Afonsinho e Tite. (Foto reproduzida da revista "Grandes Clubes"). Agradecimento.
VASCO 1 X 0 SELEÇÃO AUSTRALIANA - Esta foi em um sábado de 1985, pelo Torneio Internacional da Austrália, diante de 14.003 presentes. Roberto Dinamite (foto) explodiu rede, do outro lado do mundo, cumprindo ordem do técnico Edu Coimbra. Lá longe do Brasil, ele mandou a campo: Acácio, Vítor, Nei (Mílton Mendes), Ivan, Donato, Nenê, Gilberto, Mauricinho, Cláudio José, Roberto Dinamite e Romário (Rômulo).

1 DE JUNHO

Vitórias neste e do outro lado do mundo. Feitos do "Almirante" nos 1º de junho. Um conterrâneo, um paulista e um australiano viram a maré contra a qual navegavam. Veja!  

VASCO 4 X 2 CARIOCA - Em 1924, o futebol carioca estava dividido, pela segunda vez. Motivo: a eleição à vice-presidência da LMDT-Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, de Ernesto Loureiro Filho, do Andarahy, que abrigava negros e mulatos em seus quadros, como fazia o Vasco. Com a sua galera de “profissão duvidosas”, os cruzmaltinos disputaram o campeonato da liga, com mais 21 filiados, e conquistou o título da temporada. O segundo jogo foi contra o Carioca, batido por 4 x 2, em um domingo, no campo da Rua Prefeito Serazedelo, no bairro do Jardim Botânico. Apitado por Francisco Alberto da Costa, o primeiro terminou com dois gols marcados por Torterolli, que fez mais um na etapa final – Russinho fechou a conta. O Vasco armou-se com: Nélson, Leitão e Mingote; Brilhate, Paulo Santos e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Cecy e Negrito.  
Vasco e Carioca se enfrentaram em cinco partidas do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, entre 7 de novembro de 1920 e 16 de julho de 1922, com a rapaziada conseguindo vencer duas e empatar uma. No de 1924, não deu mais para o rival. O Vasco venceu seis, empatou duas e caiu só uma vez, entre 6 de janeiro de 1924 e 30 de  maio de 1937. O duelo inclui, ainda, uma vitória “cruzcristense”, em 1932, pelo Torneio Preparatório.

Pelé e seu irmão Zoca (E)
VASCO 3 X 2 SANTOS - Era 1957, quando o Vasco enfrentou Pelé, pela segunda vez. Valeu pela nona rodada do Torneio Rio-São Paulo, em um sábado, no Maracanã, com os tentos cruzmaltinos marcados por  Livinho, Valter e Vavá. Mas o menino que logo seria “Rei do Futebol” deixou uma bola na rede, a sua 15ª, no 28º jogo pelo time principal santista. Por sinal, ele ainda nem era titular. Entrou em campo, no decorrer da partida, em lugar de Del Vecchio.
Treinado por Martim Francisco, o Vasco venceu com: Carlos Alberto, Paulinho e Bellini; Orlando, Laerte e Dario; Sabará (Almir), Livinho, Vavá (Wilson Moreira), Vállter e Pinga (Roberto Pinto). O Santos, que teve seu outro gol marcado por Tite, foi:  Manga, Getúlio, Mourão, Fioti, Urubatão (Zito), Brauner, Dorval, Álvaro, Pagão, Del Vecchio (Pelé) e Tite (Pepe). 
INÍCIO DE HISTÓRIA - O primeiro Vasco x Pelé havia sido no domingo 7 de abril do mesmo 1957, com 4 x 2, para o adversário, na Via Belmiro, pela “Semana Alvinegra”, também batizada por Torneio dos Campeões, durante as comemorações do aniversário do clube paulista. Amilcar Ferreira (RJ) apitou e os gols cruzmaltinos foram marcados por Laerte e Vavá. Pagão (2), Afonsinho e Dorval fizeram os do anfitrião. O Vasco foiWagner, Cléver e Viana; Laerte, Orlando (Joaquim Henriques) e Ortunho; Sabará, Livinho (Wilson Moreira), Vavá (Vadinho), Válter e Pinga. Técnico: Martim Francisco. O Santos alinhou: Manga (Barbosinha), Hélvio (Wilson ((Cássio) e Ivan; Ramiro, Brauner e Urubatão; Dorval (Alfredinho), Álvaro (Pelé), Pagão, Afonsinho e Tite. (Foto reproduzida da revista "Grandes Clubes"). Agradecimento.

 VASCO 1 X 0 SELEÇÃO AUSTRALIANA - Esta foi em um sábado de 1985, pelo Torneio Internacional da Austrália, diante de 14.003 presentes. Roberto Dinamite (foto) explodiu rede, do outro lado do mundo, cumprindo ordem do técnico Edu Coimbra. Lá longe do Brasil, ele mandou a campo: Acácio, Vítor, Nei (Mílton Mendes), Ivan, Donato, Nenê, Gilberto, Mauricinho, Cláudio José, Roberto Dinamite e Romário (Rômulo).

 2 DE JUNHO


Se o Vasco juntasse o tempo e reunisse os 2 de junho 1946, de 1951 e de 1996 em um mesmo dia, o garoto do placar pediria demissão. Com certeza! Marcando 18 gols, em três jogos, a rapaziada não lhe deixaria respirar. Dé uma sacada! 

VASCO 9 X 1 BONSUCESSO - Foi um terror. A rapaziada rezou uma novena nas redes rubro-anis. Era um domingo e o furdunço rolou no estádio da Rua Conselheiro Galvão, pelo Torneio Municipal-1946. Quem fez o “Bonsuça" ajoelhar? Lelé (3), Elgen (3), Santo Cristo (2) e Isaías, que já andavam embarcados no “Expresso da Vitória”, colocado nos trilhos pelo uruguaio Ondino Viera. Alzilar Costa apitou, a renda atingiu Cr$ 7.306,00 cruzeiros, os pagantes 1.000  e o time atropelador derrubou o adversário com: Barbosa, Rubem e Sampaio; Ely, Nilton e Jorge; Santo Cristo, Lelé, Isaias, Elgen e Chico.
CONFRONTO – O Vasco encarou o “Bonsuça” em nove edições do Torneio Municipal. Venceu seis, com cinco goleadas, empatou uma e derrapou em só uma. Eis as provas:  21.04.1938 – Vasco 6 x 2; 19.06.1938 – Vasco 1 x 2; 25.04.1943 – Vasco 2 x 1; 27.04.1944 – Vasco 3 x 0; 20.05.1945 – Vasco 6 x 0; 02.06.1946 – Vasco 9 x 1; 27.04.1947 – Vasco 6 x 1; 06.05.1948 – Vasco 0 x 0 Bonsucesso; 29.04.1951 – Vasco 6 x 0.


VASCO 4 X 4 AMÉRICA-RJ - Esta série só tem registrado vitórias cruzmaltinas. Mas abre exceção para este empate.  Motivo: teve o sabor de triunfo. A "Turma da Colina" perdia, por 0 x 4, e foi buscar a igualdade no placar. Aconteceu pelo Torneio Municipal -1951.  Ainda bem que o ataque cruzmaltino era fatal, pois, naquela partida. a zaga aprontou uma lambança. Apitado por Lourival de Castro Gomes, o susto aconteceu no estádio da Rua General Severiano, com o “Diabo” abrindo três gols de frente no primeiro tempo. No segundo, o rolo rolou, e Vasconcelos (2), Lolô e Jair (na foto reproduzida de www.osgigantesdacolina.blogspot.com  - agradecimentos) tocaram fogo no "Diabo". 
 Não fora a primeira fez que aquele placar rolava com a moçada. Confira: 21.03.1943 – Vasco 4 x 4 Fluminense; 30.04.1950 - Vasco 4 x 4 Rio Grande-RS; 02.06.1951 – Vasco 4 x 4 América-RJ; 25.01.1953 – Vasco 4 x 4 Boca Juniors-ARG; 17.02.2007 – Vasco 4 x 4 Fluminense; 11.04.2007 – Vasco 4 x 4 Botafogo.
CONFRONTO –  O Vasco enfrentou o América em 12 oportunidades pelo também chamado Campeonato Metropolitano, por reunir só times da capital carioca (na época, também brasileira). Foram seis vitórias, com quatro “sacodes”, dois empates e uma deslizada. Confira: 27.04.1938 – Vasco 6 x 1; 26.06.1938 – Vasco 1 x 1 América; 06.06.1943 – Vasco 2 x 3; 27.05.1944 – Vasco 3 x 2; 24.06.1945 – Vasco 6 x 2; 26.05.1946 – Vasco 5 x 1; 13.04.1947 – Vasco 4 x 1; 09.06.1948 – Vasco 3 x 1; 02.06.1951 – Vasco 4 x 4 América. (segue na matéria abaixo).  

VASCO 1 X 0 CELTA-ESP - A data tem, também, uma vitória internacional. Amistosamente, na cidade espanhola de Vigo, durante excursão cruzmalitna aos gramados europeus,em 1955. O gol foi marcado por Pinga e o time jogou com: Gonzalez, Belline e Dario; Coronel, Adésio  e Jofre; Sabará Maneca. Ademir (Alvinho). Pinga e Parodi.
VASCO 5 X 1 MADUREIRA - Jogado em São Januário, valeu pela sexta rodada do segundo turno do Estadual-1996, a Taça Rio, em um domingo. O apito foi de Jorge dos Santos Travassos (RJ) e quem fez a festa foi Nílson, que saiu do banco dos reservas para a sua glória momentânea, por alguns dias.Os gols vascaínos foram marcados por Assis, aos 39 minutos do primeiro tempo; Nílson, aos 4 e aos 10, e por Válber, aos 12 e 41 da etapa final. Carlos Alberto Silva era o treinador e os massacradores se chamavam: Carlos Germano; Pimentel (Zé Carlos), Sidnei, Alex Pinho e Ronaldo; Leandro Ávila, Juninho Pernambucano (Zinho), Assis e Válber; Brener (Nilson) e Alesssandro. OBS: o Madureira perdeu uma outra vez para o Vasco, em um 2 de junho: 1 x 0 , em 1968, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, com gol de Valfrido.

CONFRNTO – O Vasco já encarou o “Madura” em 137 ocasiões, apresentando um cartel de 105 vitórias, 21 empates e um “time de quedas”, tendo marcado 380 gols e sofrido 121. O último pega foi em 11 de março de 2012, em São Januário, com 3 x 0 na caçapa do “ Tricolor Suburbano”. 


   3 DE JUNHO
Um "Time de gols": 11. Foi o que a rapaziada mandou pra cima de três rivais cariocas, nos 3 de junho.  Data em que nasceu a mística do "Time da Virada". Conferindo?


VASCO 3 X 2 BANGU - O domingo 3 de junho de 1923 prometia muitas discussões, caso o Vasco vencesse o Bangu, no estádio das Laranjeiras, em sua primeira partida contra o novo adversário – até então, só enfrentara os times das terceira e segunda divisões. Era grande a bronca dos adversários, que não aceitavam ver o time cruzmaltino atuando com negros e mulatos suburbanos, diferentes das equipes de elite, com rapazes de fino trato.
Rolou a bola e, no primeiro tempo, ainda não se teve motivos para mais discussões. Melhor ainda no segundo, quando os alvirrubros abriram dois gols de frente, para satisfação dos vencidos Botafogo (3 x 1), Flamengo (3 x 1), América (1x 0) e Fluminense (1 x 0). Mas a comemoração dos rivais durou pouco. Com dois gols, Arlindo igualou o placar, para Negrito desempatar e fazer nascer, “O Time da Virada”.
Depois daquilo, ficou faltando só o duelo, uma semana depois, contra o São Cristóvão, que era forte por aquele tempo, para a turma do treinador uruguaio Ramón Platero fechar o primeiro turno invito – o empate (1 x 1), como Andarahy, na estreia, em 15 de abril, fora o único tropeço da  rapaziada que treinava no pequeno e arrendado campo da Rua Moraes Rego, na Quinta da Boa Vista.  Com apitos de Paulo Buarque de Macedo, o Vasco venceu os alvirrubros, anotando o seu quinto triunfo seguido sobre times da elite, formando com:  Nélson, Leitão e Cláudio;  Nicolino, Claudionor e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito. Os cinco primeiros pegas entre os dois times ficaram assim: 03.06.1923 – Vasco 3 x 2 Bangu; 19.08.1923 – Vasco 2 x 2 Bangu; 21.06.1925 – Vasco 3 x 0 Bangu; 01.11.1925 – Vasco 4 x 1 Bangu; 30.05.1926 – Vasco 5 x 4 Bangu.


VASCO 3 X 0 FLAMENGO - O "Almirante" já havia enfrentado, por nove vezes, o Flamengo, um dos seus maiores perseguidores sociais, quando da sua estreia na elite do Campeonato Carioca, em 1923, escalando negros e mulatos suburbanos sem empregos bacanas. Vencera o primeiro duelo e chegara para o nono encontro, em 3 de junho de 1928, pronto para igualar o confronto que marcava duas vitórias de sua rapaziada e uma a mais do rival. A chance era boa, pois o jogo seria em um domingão, em sua casa da Rua General Almério de Moura, que dava fundos com a São Januário.
 Contando com dois treinadores – Joaquim Guimarães e Juan Carlos Bertoni –, os rubro-negros viram logo que a barra seria pesada. Aos 12 minutos, Roseira marcara um gol contra. Cinco minuto depois, Américo fez mais um. E o juiz Oswaldo Travassos Braga apitou o final da primeira etapa com os anfitriões administrando bem a vantagem de dois tentos.
Veio o segundo tempo e o Vasco ueria devolver o placar sofrido um na antes. O rival sentia que não daria para segurar sua vantagem nos duelos. E não deu mesmo. Aos 73 minuto, saiu o gol que quem estava faltando comparecer à rede, o “matador” Russinho, isto é, Moacyr Siqueira de Queiroz – primeiro artilheiro cruzmaltino no Estadual, com 23 gols, em 1929, e com 17, em 1931. Depois dele, só em 1945 o Vasco voltou a ter um comandante do “pelotão de fuzilamento”, Lelé, com 19 tentos.   
Treinado pelo inglês Harry Wefare, o Vasco mandou 3 x 0 no Flamengo, formando com Jaguaré, Hespanhol e Itália; Raínha, Nesi e Mola; Paschoal,  Paschoal, Thales, Russinho, Américo e Patrício.


ATA DA IGUALDADE: 29.04.1923 – Vasco 3 x 1 Flamengo; 08.07.1923 – Vasco 2 x 3; 28.06.1925 – Vasco 0 x 2; 15.11.1925 – Vasco 1 x 1 Flamengo; 13.06.1926 – Vasco 2 x 2 Flamengo; 12.09.1926 – Vasco 2 x 1; 19.06.1927 – Vasco 0 x 3; 04.09.1927 – Vasco 1 x 2; 03.06.1928 - Vasco 3 x 0. (foto reproduzida de www.crvascodgama.com.br). Agradecimento.    


VASCO 5 X 1 PORTUGUESA -  Corria o Estadual-1987. o time cruzmatino fez a "Lusa da Ilha do Governador" dançar em uma noitada de quarta-feira, ao som de Tita, aos 7 e aos 32; de Vivinho, aos 11,  e de Luís Carlos Martins, aos 43 minutos, todos do segundo tempo. Pedro Carlos Bregalda mediou o rolo, diante de 7.274 ouvintes do seu apito. Joel Santana escalou e estes tocadores de goleada: Acácio; Milton Mendes, Donato, Moroni (Fernando) e Pedrinho; Henrique, Geovani e Tita; mauricinho, Roberto Dinamite e Vivinho.  

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário