Vasco

Vasco

segunda-feira, 29 de julho de 2013

VASCO DAS CAPAS - CAPITÃO BELLINI

 O zagueirão e capitão vascaíno Hideraldo Luiz Bellini, "capita", também, da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo da Suécia, foi capa do número 28 da revista  carioca "Mundo Ilustrado", de 9 de julho de 1958. De propriedade da Mundo Gráfica Editora S.A., ligada à Organização Diário de Notícias, a publicação ficava à Rua Riachuelo Nº 114, 6º andar, e atendia pelo telefone 52-1192. Custava Cr$ 10 cruzeiros. Naquela tiragem, Belini (como a imprensa escrevia, com um "l" a menos), aparecia sete vezes, além da capa, nas 14 páginas internas ( a contracapa trazia Zagallo chorando) dedicadas à conquista do primeiro título mundial do "escrete" nacional, como falavam os locutores de rádio, na época. "Mundo Ilustrado", que tinha Joel Silveira por redator chefe, quando publicou aquele número, era revista de circulação nacional, com sucursais em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Paris e New York. À página 2, Bellini estava de costas, sendo abraçado pelo chefe da delegação brasileira na Suécia, Paulo Machado de Carvalho, segurando o "caneco", com a mão direita. Abaixo da foto, um título dizia: "Nas mãos do Brasil a Taça "Jules Rimet".  O vascaíno Bellini era o Brasil campeão!

2 comentários:

  1. O mais emocionante de tudo era que uns dez, doze dias depois, o torcedor podia ver novamente nos nossos estádios aqueles que foram os campeões mundiais, ao contrário de hoje quando mal os conhecemos pelos próprios nomes. Jogam e moram no estrangeiro. Não têm identidade com a seleção e nem com torcida.

    ResponderExcluir
  2. Giselda Bellini escreve que em um jogo entre Vasco e Flamengo. Depois de sair de campo na maca. Ele foi aplaudido inclusive pela torcida adversária. Jogo em 1960, mas ela não soube precisar a data

    ResponderExcluir