Vasco

Vasco

segunda-feira, 29 de julho de 2013

TRAGÉDIAS DAS COLINA - CSA DO FOGO

   Construido, pelos botafoguenses, em 1912, e inaugurado no 13 de maio de 1913, o Estádio General Severiano - segundo o proprietário, projetado para 20 mil presentes - sediou 29 Clássicos da Amizade – nome que não pegou, mesmo com as torcidas de Vasco da Gama x Botafogo nunca brigando. Nesses pegas, rolaram 13 vitórias vascaínas, cinco alvinegras e 11 empates. 

Dessas partidas na casa alvinegra, uma foi chorada, porém muito tempo, pelos vascaínos: a de 12 de deezembro de 1948, quando o Almirante, campeão sul-americano, poucos meses antes, e favorito ao título do futebol cairoca daquela temporada, levou 1 xz 3 do anfitrião.  Queixou-se o Vasco da Gama de que o Botafogo havia "vencido na mutreta". Pintou o vesdtiário do visitante, momentos antes da partida, com cal que fazia arder os ollhos dos seus atletas; deixiu os chuveiros sem água e, pras priorar, seus torcedores atiraram pó-de-mico sobre os atletas vascaínos quando eles entravam em campo, deixando-os com uma coceira iterminável. 

  Além de perder um título estadual no pequeno estádio, o Vasco da Gama se deu mal em seus últimos nove jogos em General Severiano, que teve a sua derradeira bola rolando, em 30.11.1974 – Botafogo 2 x 2 Madureira. Os vexames foram, entre 20 de janeiro a 13 de fevereiro de 1971: Vasco 1 x 2 América-RJ; 0 x 2 Dínamo Bucareste-ROM; 1 x 1 Sporting-POR; 1 x 1 Voijvodina-IUG (hoje, Sérvia); 3 x 1 CSKA-BUL; 1 x 2 Sparta-TCH; 2 x 1 Sparta Praga-TCH; 0 x 0 Rapid Bucareste-ROM - , amistosamente, e em 22 de junho da mesma temporada: 0 x 4 Bangu.     

2 comentários:

  1. O mais emocionante de tudo era que uns dez, doze dias depois, o torcedor podia ver novamente nos nossos estádios aqueles que foram os campeões mundiais, ao contrário de hoje quando mal os conhecemos pelos próprios nomes. Jogam e moram no estrangeiro. Não têm identidade com a seleção e nem com torcida.

    ResponderExcluir
  2. Giselda Bellini escreve que em um jogo entre Vasco e Flamengo. Depois de sair de campo na maca. Ele foi aplaudido inclusive pela torcida adversária. Jogo em 1960, mas ela não soube precisar a data

    ResponderExcluir