Vasco

Vasco

terça-feira, 30 de julho de 2013

VASCO DAS CAPAS - VÁLTER MARCIANO

"VÁLTER, A NOVA ESPRANÇA DO VASCO" é uma das cinco chamadas a capa, a última, do número 906 da revista carioca "Esporte Ilustrado", de 18 de agosto de 1955. A matéria sobre ele está na página 4, acompanhada por quatro fotos (uma delas usando a camisa azul da Seleção Brasileira) e a repetição do titulo escrito acima, com texto de Leunam Leite.
 Diz o redator que a "meia-direita" era um velho problema vascaíno e que houve "júbilo, muito compreensível", da parte do  torcedor cruzmaltino, pela chegada do "novo "player", ex-Santos. Prossegue Leunam contando que, após Maneca "decair" de produção, "deixando de ser aquele notável 'motora' que impulsiona a sua vanguarda, o 'onze' dirigido por Flávio Costa tem denotado pouco entrosamento e muita irregularidade". E previa que, com a aquisição de um "scratchman", a coisa mudaria de figura. Como exemplo, citava a estreia do jogador, "no cotejo" da primeira rodada do Campeonato Carioca de 1955, contra o Madureira, demonstrando, dizia que, com maior entrosamento, "brilharia intensamente nos gamados guanabarinos".
Válter Marciano Queiroz, fotografado para a capa daquela edição, por Vito Moniz, chegou a São Januário, com 23 anos de idade "apto a corresponder aos anseios da grande legião de fãs do seu novo clube", afirmava o redator, segundo o qual a carreira do "eficiente 'insider'  tem-se constituído numa sucessão de êxitos". Chamado na matéria de "craque colored" (escurinho), Válter empenhou-se "denodamente junto ao Santos", para trocar de camisa, segundo Leunam Leite, que finaliza escrevendo que o astro deve "evidar grandes esforços no sentido de corresponder à grande confiança que os seus novos companheiros depositam no seu valor" – mais do que correspondeu. Tanto que o Valência, da Espanha, encantou-se com o seu futebol e o levou.
O texto da capa, que está na antepenúltima página (18) diz: "Válter, o meia que o Vasco conquistou ao Santos, vem marcando um gol em cada compromisso do clube cruzmaltino no certame de 55. Acertou um contra o Madureira, e outro frente a Portuguesa". Na segunda folha, trazendo os gráficos desenhados por William Guimarães, está o gol de Válter, contra a "Lusa da Ilha do Governador", cobrando falta, além do tento de Vavá, na vitória vascaína, por 2 x 1, da segunda rodada. O time daquele jogo – em São Januário, apitado por Eunápio de Queiroz, com renda de Cr$ 115 mil, 583 cruzeiros – foi: Vitor Gonzalez; Paulinho e Haroldo; Mirim, Orlando e Dario; Sabará, Válter, Vavá, Pinga e Parodi.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário