Vasco

Vasco

segunda-feira, 8 de julho de 2013

VASCO DA GAMA - A GRANDE VIAGEM

O almirante português que deu nome ao clube
Em 8 de julho de 1497, o almirante português Vasco da Gama partia do porto de Belém, em Lisboa, comandando as naus São Rafael, São Miguel, São Gabriel e Bérrio. A viagem, uma das grandes aventuras da época, resultaria na descoberta do caminho marítimo para as Índias e, quatro séculos depois, em 21 de agosto de 1898, em homenagem ao descobridor, um clube carioca, inicialmente dedicado ao remo, homenageou-lhe, adotando o seu nome.
O navegador era um sujeito, cruel, impiedoso, bombardeiro. Assim como o xará desportivo. Exemplo: na data 8 de julho, ele enforcou o Bangu, com cinco cordas. Como São Paulo, foi mais brando: 3 x 0. Mas estes são, apenas, duas crueldades. Houve bem piores, como 14 x 1; 11 x 0 e 10 x 0 sobre outros desafiantes. Vamos conferir o que rolou nas águas da galera do homem nascido em Sines.
VASCO 5 X 1 BANGU foi no 8 de julho de 1945, durante uma viagem do “Expresso da Vitória”, a máquina, para a qual, o treinador uruguaio Ondno Vieria pediu três anos de prazo, para montá-la. A crueldade aconteceu em um domingo, à Rua Conselheiro Galvão, sob o apito de Belgrano dos Santos e com execuções praticadas por Lelé (3), Chico Aramburu e Ademir Menezes. Naquele dia, Ondino Vieria mandou à luta: Barcheta, Sampaio e Rafagnelli; Dino, Nílton e Argemiro; Ademir Menezes, Lelé, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico.
Lelé era sinônimo de gols
Em um outro 8 de julho, os banguenses voltaram a ser vencidos pela “Turma a Colina”: 4 x 2, em 1970, em uma quarta-feira, no Maracanã, com gols de Valfrido, Jaílson, Buglê e de Luiz Carlos Lemos. Armando Marques apitou e 7.001 foi o público pagante. Elba de Pádua Lima, o ‘Tim’, era o técnicio do time vacsaíno, que jogou com: Andrada; Fidélis, Moacir, René e Batista; Alcir e Buglê; Jaílson, Valfrido, Silva e Gílson Nunes. Aquele foi um dos compromissos cruzmaltinos da campanha que valeu o título carioca da temporada.
O CARA – Autor de três atrocidades – para os banguenses, é claro – naquele 8 de julho de 1945, Lelé, isto é, Manuel Pessanha, foi vascaíno entre 1943 e 1948, período em que disputou 179 jogos e mandou 147 bolas no filó . Nascido em 23 de março, viveu até 16 de agosto de 2003.

Um comentário:

  1. A equipe dos anos setenta eu conheci e tive o prazer de acompanhar. As anteriores só posso curtir nos documentários, poia sou de 1957

    ResponderExcluir