![]() |
| Foto reproduzida da revista "Manchete" |
Vasco
domingo, 31 de maio de 2015
DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - VALENTINA, A PRIMEIRA NO ESPAÇO
sábado, 30 de maio de 2015
HISTORI&LENDAS CRUZMALTINAS - FUXICOS
5 - Primeiros confrontos Vasco x Botafogo: 22.04.1923 – Vasco 3 x 1 Botafogo; 01.07.1923 – Vasco 3 x 2; 10.05.1925 – Vasco 2 x 2 ; 11.10.1925 – Vasco 4 x 2; 16.05.1926 – Vasco 3 x 2; 01.08.1926 – Vasco 4 x 2; 26.06.1927 – Vasco 3 x 3; 24.07.1927 – Vasco 1 x 1; 17.06.1928 – Vasco 1 x 1; 21.10.1928 – Vasco 1 x 3; 16.06.1929 – Vasco 2 x 1 e 20.10.1929 – Vasco 2 x 2.
6 - Incluindo o Torneio Início, espécie de aquecimento para o Campeonato Carioca, o Vasco passou pela temporada-1945 invictos diante do Botafogo: 2 x 0 no "Initium", como se escrevia, em 22 de abril. Voltou a vencê-lo, por 1 x 0, em 12 de agosto, em São Januário, e empatou, por 2 x 2, em 14 de outubro, em General Severiano. No meio desses três confrontos, houve uma partida, pelo Torneio Relâmpago, nas Laranjeiras – vitória vascaína, por 2 x 1, com dois gols de Elgen – e uma outra, pelo Torneio Municipal, em 3 de junho, no mesmo local, quando a rapaziada mandou 5 x 3, com gols de Ademir Manezes (2), Jair Rosa Pinto (2) e Chico Aramburo.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
JOGOS DE ROMÁRIO COM QUATRO GOLS
quinta-feira, 28 de maio de 2015
ANTÔNIO NA CALÇADA DA COLINA
![]() |
| Calçada, presidente vascaíno Nº 41, com Roberto Dinamite, o 43. |
quarta-feira, 27 de maio de 2015
O ELEGANTE TIME DO VASCO DA GAMA
Na década-1950, os jogadores vascaínos ficavam "elegantérrimos" para viajar. O cuidado com a boa aparência era uma norma, rigorosa,
Na foto à direita, estão Almir e Dario, também prontos para mais um embarque. Naquele 1959, o Vasco viajou por 11 cidades brasileiras e oito europeias, o que deu mais de 30 embarques. Na ocasião terça-feira, 26 de maio de 2015
ÁLBUM DA COLINA - PÁGINA 1964
Uma temporada depois de já estar aparecendo nas escalações santistas, mas longe de ser titular, o garoto Pelé (foto de 19546) foi emprestado ao Vasco da Gama, para a formação do combinado Vasco-Santos, que disputou um torneio internacional. Foi por caus daquilo que ele virou torcedor da Turma da Colina, conforme contou.
Vasco da Gama's president, Manuel Joaquim Lopes (left of the screen), in 1964, offering the title of meritorious Vasco to the King of Football, Pelé. Paginated on April 4, 1965, in Maracanã, on the athlete's right side is the president of Santos, Athyê Jorge Couri. Pelé always said he was a Vasco fan in Rio de Janeiro football.
One season after appearing in the roster for Santos, but far from starting, the boy Pelé (photo from 1956) was loaned to Vasco da Gama, for the formation of the combined Vasco-Santos, who played in an international tournament. It was because of that that he became a fan of Turma da Colina, as he said.segunda-feira, 25 de maio de 2015
MANDOU OS ESPANHOIS ÀS FLA-VAS
![]() |
| Ita, Paulinho, Jadir, Laerte, Orlando e Jordan, em pé, da esquerda para a direita; Vanderlei, Henrique, Delém, Moacir e Pinga, agachados. |
Nem só a parte artística agradou à torcida. O time europeu, também. Ganhou aplausos, por mostrar um futebol corrido e vistoso, tendo no ex-centroavante vascaíno Vavá a sua grande atração. Mas quem abriu o placar foi, justamente, Delém, o ocupante da antiga vaga do “Leão da Copa” no ataque cruzmaltino. Os madrilenhos correram atrás de se livrarem do prejuízo e viraram a conta, para 2 x 1, por intermédio de Adelardo e Collar. Ainda no primeiro tempo, Henrique Frade deixou tudo igual: 2 x 2. Na etapa final, Vanderlei encerrou a contagem: Vas/Fla 3 x 2.
Eunápio de Queiroz apitou a partida, que rendeu Cr$ 7 milhões, 419mil, 458 cruzeiros. O combinado teve: Ita (Vsc), Paulinho de Almeida (Vsc) (Joubert), Jadir e Jordan; Laerte (Vsc) (Carlinhos) e Orlando Peçanha (Vsc); Vanderlei, Moacir (Gerson), Henrique , Delém (Vsc) e Pinga (Vsc) (Germano). O Atlético Madrid foi: Madinabeitia, Rivella, Alvarito e Chuzo; Ramiro e Griffa; Pollo, Adelardo, Vavá, Peiró (Álvaro) e Collar. Os comandantes da equipe foram o vascaíno Albel Picabéa e o rubro-negro Fleitas Solich.
HERMANOS – A primeira união dos times do Vasco e do Flamengo ocorreu em 23 de dezembro de 1955, quando o Campeonato Carioca foi interrompido para os dois clubes enfrentarem a uma formação dos argentinos Racing/Indpendiente. Motivo: homenagear a memória do ex-presidente rubro-negro Gilberto Cardoso, que o coração matara 17 dias antes, após um jogo de basquete da sua rapaziada. Os rivais unidos venceram os “hermanos”, por 3 x 1, usando camisas rubro-negras. O jogo foi no Maracanã, apitado pelo inglês Harry Davis e teve gols de Paulinho, aos 7 minutos; Rodolfo Michelli, aos 15, e Dida, aos 25 do primeiro tempo. Na fase final, Parodi deixou o dele, aos 11 minutos.
O Combinado Vasco/Flamengo foi Hélio (Vsc); Paulinho de Almeida (Vsc) e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Paulinho, Ademir Menezes (Vsc), Dida (Ademir Meneses (Vsc), Vavá (Vsc), Pinga (Vsc) e Parodi (Vsc). Os argentinos eram: Dominguez (Rac), Anido (Rac) e García Perez (Rac); Vicente (Rac) (Varacka (Ind)(Brito (Ind)), Vladilao (cap Rac) e Sivo (Rac); Rodolfo Michelli (Ind), Juárez (Ind)(Bianco (Rac), Bonelli (Ind), Grillo (Ind) e Oswaldo Cruz (Ind).
PAULISTANOS – Vasco e Flamengo estiveram juntos, pela última vez, em 23 de janeiro de 1992, novamente, no Maracanã. Enfrentaram o combinado Palmeiras/Corinthians, que venceu, por 2 x 1, com tentos de Paulo Sérgio, aos 34 minutos da etapa inicial, e de Tupãzinho, aos 14 da final. Bebeto marcou para a dupla carioca, aos 40 do segundo tempo.
José Aparecido de Oliveira (SP) apitou o jogo e o Vas/Fla reuniu: Gilmar, Luiz Carlos Winck (Vsc), Gottardo, Alexandre Torres (Vsc) e Eduardo (Vsc) (Piá); Charles Guerreiro e Júnior, Willian (Vsc), Zinho, Bebeto (Vsc) e Gaúcho. O Pal/Cor msotrou: Carlos (P) Ronaldo (C); Giba (C), Marcelo (C), Guinei (C) e Dida (P); Odair (P), César Sampaio (P), Wilson Mano (C) Erasmo (P) e Neto (C); Tupãzinho (C), Edu Marangon (P), Evair (P) e Paulo Sérgio (C). Técnico Carlos Alberto Parreira.
domingo, 24 de maio de 2015
DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - OS MISTÉRIOS DE (MONA) LISA GHERARDINI
Seguramente, a admirável mulher jamais imaginara merecer tanta curiosidade, em 1503, quando um sujeito, vestindo roupas esquisitas, apareceu em sua casa, dizendo-lhe estar ali, com um pincel, para captar-lhe até a alma. Pedido de um primo que fora o seu único namorado, evidentemente, antes de ela casar-se com o rico mercador de sedas florentino Francisco Del Giocondo.
![]() |
| Tela original pintada entre 1503 e 1506 |
![]() |
| Cópia rejuvenescida do Museu do Prado |
O VASCO PELOS VASCAÍNOS - FELHBERG
Carlos Fehlberg (*)
![]() |
| O veteraníssimo Guiñazu tem que ter pulmões se aço pra segurar lá atrás |
![]() |
| Dagoberto jogou pouco e foi substituído no segundo tempo |
OBS: O Kike pede desculpas aos fãs da coluna pelo atraso na publicação dos comentários do Carlos Felhberg, pois está com problemas no e-mail, e foi preciso usar a conta de uma outra pessoa para puxar o texto.
sábado, 23 de maio de 2015
CONTOS DO KIKE - HAT-TRICK
1 - Carlão era o líder da turma da rua e, por conseguinte, quem comandava o time de futebol da rapaziada. Eles disputavam partidas contra equipes das vizinhanças e nunca sobrava uma vaguinha para o Korcino, ainda que fosse nos últimos minutos da pugna, com a moçada vencendo, folgadamente. Os outros da equipe achavam que fosse implicância do seu líder com o rapaz, mas ele sempre saia com a explicação de que o carinha “era ruim demais de bola, um verdadeiro reforço do adversário”. E levava todos na conversa. O pior, porém, era que o muito calmo Korcino não reclamava e ficava quietinho calado, na reserva, em todos os jogos, sem nenhuma perspectiva de rolar a pelota.
Um dia, o sempre caladão Korcino indagou ao Carlão porque ele não o deixava jogar. Ouviu: "No dia em que você fizer um hat-trick durante um treino, lhe mando pro jogo" - respondeu.
Hat-trick! O que seria aquilo? Korcino nunca ouvira alguém falar semelhante palavra. Também, não fora perguntar a ninguém sobre aquele barato estranho. Como o Carlão falara de “hat-trick durante um treino”, logo, só poderia ser coisa do futebol, intuiu.
Semanas depois de descobrir o que seria hat-trick, Korcino encontrou-se, pelas ruas da cidade, com um amigo que morava por perto de sua casa - em uma outra rua - e que lhe convidou para substituir, no time que ele comandava, um garoto que havia se mudado pra longe. Claro que topou. Antes de iniciar os treinos como a sua nova turma, ele conseguiu, com um amigo que trabalhava para o Canal 100 (passava nos jornais da tela dos cinemas), assistir 22 gols dos filmes de quatro encaçapadas do Santos Futebol Clube durante o Torneio Rio-São Paulo de 1961: 5 x 1 Vasco da Gama; 7 x 1 Flamengo: 4 x 2 Botafogo e 6 x 1 América-RJ.
Graças à ajuda do amigo que trabalhava no cinema, Korcino conseguiu memorizar bem as jogadas dos gols de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (foto), o arrasador, impiedoso ataque santista. Treinou-as no quintal de sua casa, mas não as exibiu durante nenhum treino junto com os seus novos companheiros. Queira executá-la só quando estivesse craque, como nos lances admirados. Após assistir os filmes dos lances geniais dos gols santistas, por sugestão do amigo cinematográfico do Canal 100, um bom ouvinte Korcino comprou a carioca Revista do Esporte, pra saber, pela sessão Súmula, quem eram os demais atletas do Santos naquelas quatro encaçapadas. E leu:02.03. 1961 - Santos 5 x 1 Vasco da Gama - Torneio Rio-São Paulo, no estádio do Pacaembu-SP, assistido por calculados 11.500 torcedores, que pagaram Cr$ 1.789.900,00 pra aplaudirem gols marcados por Coutinho, Dorval, Mengálvio, Pepe e Zito, descontando Lorico para os vascaínos, que foram goleados por: Laércio; Mauro (Formiga), Dalmo, Fioti; Calvet e Zito; Dorval (Sormani), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. VASCO: Miguel; Paulinho de Almeida, Bellini,.Brito e Coronel; Écio e Lorico; Sabará, Delém, Pinga (Wilson Moreira), e Da Silva. Técnico: Martim Francisco.
11.03.1961 - Santos 7 x 1 Flamengo - Torneio Rio-São Paulo. Estádio: Maracanã-RJ.Juiz: Olten Aires de Abreu-SP. Público: Publico: 90.218 pagantes. Renda: Cr$ 6.675.580,00. Gols: Pelé (3), Pepe (2, um de pênalti), Doval e Coutinho (San) e Henrique Frade (Fla). SANTOS: Laércio; Dalmo, Mauro (Formiga) e Fioti (Feijó); Zito (Urubatão) e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula (Luís Alonso Peres). FLAMENGO: Fernando; Joubert, Bolero e Jordan; Nelinho (Jadir) e Carlinhos; Joel, Gerson, Henrique (Luis Carlos), Dida e Babá (Germano).Técnico: Fleitas Solich.
01.04.1961 - Santos 4 x 2 Botafogo - Torneio Rio-São Paulo. Estádio: do Pacaembu-SP. Juiz: Público: cerca de 15 mil pagantes. Renda: Cr$ 1.520.500,00. Gols: Pelé (2), Coutinho e Dorval, com Edson e China fazxendo os dos botgasfoguenses. SANTOS: Lalá; Dalmo (Dorval), Mauro, Calvet e Fiote (Jorge); Zito (Urubatão) e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Sormani), Pelé e Pepe. Técnico: Lula. BOTAFOGO: Ernani; Cacá, Zé Carlos e Chicão; Pampolini e Nilton Santos; Garrincha, Édson, Amarildo (Amoroso), China e Zagallo. Técnico: Paulo Amaral.
10.04.1961 - Santos 6 x 1 América. Torneio Rio-São Paulo. Estádio: da Vila Belmiro, em Santos-SP. Juiz: Armando Marques-RJ. Público: Renda: Cr$ 992.050,00. Gols: Pepe (3), Coutinho, Pelé e Urubatão; Antoninho (Ame). SANTOS: Lalá; Dalmo, Formiga, Calvet (Getulio) e Jorge; Urubatão e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Zoca), Pelé (Sormani) e Pepe. Técnico: Lula. AMÉRICA-RJ: Ari; Milton, Djalma Dias e Ivan (Jaílton); Amaro e Leônidas; Calazans, Antoninho, Quarentinha (Helio Cruz), João Carlos e Nilo (Fontoura). OBS: Zoca, irmão de Pelé, perdeu pênalti, aos 86 mninutos, quando o placar era Santos 6 x 1. Único jogo de Zoca (Jair Arantes do Nascimento) ao lado do irmão Pelé. Totalizou 15 vestidas da camisa santista, a maioria como reserva, até junho daquele 1961.
2 - Fazia perto de três meses que Korcino havia debandado do time da sua rua para o da rua próxima de sua casa. Sempre, ele entrava nas partidas, pois era acordo da rapaziada todos atuarem, pelo menos, por 30 minutos de cada amistoso. O importante, para eles, não era vencer, mas todos se divertirem. Assim, ele ia pegando ritmo, se entusiasmando. Lá pelas tantas, Korcinoo foi avisado de que o prélio do domingo que viria seria contra o seu ex-time. Ficou na dele. Veio a partida e o Carlão líder dos adversários aproximou-se dele, que estava entre os reservas, e sacaneou: "Viu! Não adiantou trocar de time. Você nasceu pra assistir os amigos jogarem".
Korcino só ouviu, não respondeu à provocação. Rolou a bola e o primeiro tempo foi duro, sem gols, com equilíbrio total. Aos 35 do segundo tempo, Korcino foi pro jogo. Marcou três golaços, bem ao estilo dos que havia assistido nas quatro goleadas assistidas nos filmes dos espetaculares lances santistas. A cada gols que ele marcava,um incrédulo Carlão assumia ar de alma do outro mundo. Olhava-o comemorando, com os novos companheiros, sem entender nada. Quando o juiz apitou final de partida, chegou pro Korcino e falou:
- Estava escondendo o jogo, hem cara!
- Pois é! Atora, dizizcondi – respondeu, também, sacaneando.
Inicio às 18h18 de 24.09.20254 (quarta-feira) e final às 20h10 de 24.09.2025.
Trazido para cá pelo Túnel do Tempo.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
JORNAL "LANCE" E A GALERA VASCAÍNA
![]() |
| O Vasco de Edmundo (C) fez o " Lance" vender 82 mil exemplares após este jogo |
quinta-feira, 21 de maio de 2015
FERAS DA COLINA - DJALMA
![]() |
| Djalma e Maneca |
Com a camisa vascaína, foi campeão carioca (invicto), em 1945 e em 1947; Sul-Americano de Clubes Campeões, em 1948; dos Torneios Relâmpago de 1944 e de 1946, e tetra do Torneio Municipal de 1944/45/46/47.
Djalma era ponta-direita, mas atuava em qualquer posição atacante, além de saber fechar o meio-de-campo, para facilitar o trabalho de Ademir e de Isaías
quarta-feira, 20 de maio de 2015
HISTÓRIA DA HISTÓRIA - ROMÁRIO 1.000
O VASCO É UMA BRASA, MORA?
![]() |
| Dinamite entrega título a Roberto |
terça-feira, 19 de maio de 2015
segunda-feira, 18 de maio de 2015
CORREIO DA COLINA - VSC X FLA FORA DO RJ
31.01.1965 – Vaco 0 x 0 Flamengo, Torneio Gilberto Alves, no Estádio Pedro Ludovico, em Goiânia-GO.
31.03.1966 – Vasco 2 x 1 Flamengo, amistoso, no Estádio Naiconal de Brasília, com gols de Célio (2).
06.11.1966 – Vasco 1 x 2 Flamengo, amistoso, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista-BA, com gol de Oldair.
10.05. 1967 – Vasco 2 x 1 Flamengo, amistoso, no Estádio Nacional de Brasília, com gols de Paulo Bim e de Ney Oliveira.
31.08.1969 – Vasco 0 x 2 Flamengo, amistoso no Estádio Lourival Batista, o Batistão, em Aracaju-SE.
03.12.1976 – Vasco 3 x 2 Flamengo, pelo Torneio Quadrangular de Vitória-ES, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica-ES, com gols de Orlando ‘Lelé’, Luís Carlos e Abel Braga.
20.03.1977 – Vasco 1 x 2 Flamengo, amistoso, no Estádio Luís Viana Filho, em Itabuna-BA, com gol de William.
03.02.1980 – Vasco 1 x 0 Flamengo, amistoso, no Estádio Vivalo Lima, em Manaus-AM, com gol de Zandonaide.
17.05.1981 – Vasco 1 x 0 Flamengo 0 x 1 Vasco, Torneio João Havelange, no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares-MG, com gol de Serginho.
22.06.1986 – Vasco 2 x 1 Flamengo, amistoso, no Estádio Castelão, em Natal- RN, com gols de Mauricinho e de Roberto Dinamite.
29.05.1994 – Vasco 0 x 1 Flamengo, amistoso, no Estádio Castelão, em Fortaleza-CE).
Vasco vai a Santa Catarina em busca da primeira vitória no Brasileirão
Por
******* ATENÇÃO ************ ATENÇÃO ************* ATENÇÃO *****
---------------------------------
ATENÇÃO sr. editor, esta retranca é para domingo
---------------------------------
***************************************************************
Rio, 15 (AE) - Será longe de casa e em uma partida que iniciará ainda pela manhã que o Vasco vai tentar a sua primeira vitória no retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Após empatar sem gols na estreia, a equipe encara o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, a partir das 11 horas, pela segunda rodada. A esperança de gols recai sobre Dagoberto, que volta ao time.
Preservado diante do Cuiabá, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o jogador deve impor um ritmo mais ofensivo ao Vasco. "O time ficará mais agressivo. O Dagoberto vem fazendo a função de meia e ele gosta também de ir em direção ao gol a todo momento", destacou o zagueiro Rodrigo.
A atuação do Vasco na estreia, quando o time foi apático, provocou muitas críticas. Mas, na avaliação de Rodrigo, o duelo contra os catarinenses será de gols. "Contra o Figueirense imagino um jogo totalmente diferente do que aquele contra o Goiás. Eles perderam na estreia e precisam se recuperar. Não vão ficar apenas se defendendo. Vai ser um confronto aberto".
O Vasco viajou a Santa Catarina ainda na tarde de sexta-feira. O time tinha um treino programado no CT do Avaí na manhã de sábado, no mesmo horário da partida de domingo.
FICHA TÉCNICA
VASCO - Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan e Christianno; Guiñazu, Julio dos Santos, Serginho, Rafael Silva e Dagoberto; Gilberto. Técnico: Doriva.
21.01.2015 – Vasco 0 x 1 Flamengo, amistoso, na Arena Amazônia, em Manaus.
domingo, 17 de maio de 2015
DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - ANNNE, UMA AMAZONAS DA ILHA
![]() |
| Preferência pelo hipismo, nada de reinado |
Pra começo de conversa, viver os primeiros anos de vida à sombra da mãe foi chocante. Na adolescência, foi a vez do irmão, o príncipe Charles ofuscar-lhe, com simpatia crescente. Talvez, culpa dela, dona de temperamento impulsivo. Mas ser ofuscada parecia ser a sua sina, tanto que o próximo ato foi ver a tia Margareth chamar mais atenção do que ela. Mais? Ao aproximar-se dos 40 anos, a beleza, juventude e popularidade da cunhada Diana deixou-lhe ainda mais paras trás.
![]() |
| Uma amazonas de desempenho olímpico mediano |
Anne foi eleita, honorificamente, reitora da Universidade de Londres, vencendo o sul-africano Nelson Mandela, que dispensa comentários e já estava condenado à preisão perpértua, por lutar pela igualdades dos negros aos brancos, em seu país, e o antigo líder sindical e muito popular, Jack Jones. Além disso, tornou-se coronel do Batalhão de Wordestershire e dos Sherwood Foresters, além de chefe da Associação de Mulheres da Royal Naval Service.
sábado, 16 de maio de 2015
HISTÓRIAS DO KIKE: INTERMUNICIPAL, TORNEIO QUE REVELOU ATÉ UM TETRA
Pelos meados da década-1940, a Federação Baiana de Futebol iniciou o maior campeonato amador do planeta. Disputado por 64 seleções municipais, revelou vários atletas que se destacaram em grandes clubes e até chegaram à Seleção Brasileira, como Toninho Baiano, titular da lateral-direita na Copa do Mundo-1979; Aldair, zagueiro de área tetracampeão do Mundial-1994; o meia Bobô, o centroavante Washington e o goleador Liedson, que disputou as Eliminatórias e a Copa do Mundo-2010 (marcou um gol) pela seleção portuguesa pela qual totalizou quatro tetos em 15 jogos.
Em 1974, o torneio ganhou muita força, com a Federação Baiana de Futebol arrumando patrocinadores e as emissora de rádio da capital passando a transmitir jogos quando não havia jogos dos principais clubes do estado. Todos os campeões foram:
Entre as principais revelações listam-se: Toninho Baiano (Itaparica) e que jogou por Galicia/ Fluminense/Flamengo); Aldair (Ilhéus/foto) e Flamengo/Benfica-POR/Roma-ITA; Bobô (Senhor do Bonfim/foto) e Bahia/São Paulo/Flamengo/Fluminense/




















