Vasco

Vasco

domingo, 31 de maio de 2015

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - VALENTINA, A PRIMEIRA NO ESPAÇO

Yaroslav é uma cidade com mais de mil anos. As primeiras referências no mundo ocidental são de 1.071, mas a fundação oficial é considerada em 1.010, quando fundou-se uma fortaleza no local. O que nenhum yaroslavlense imaginaria por aqueles tempos sua terra, hoje, com mais de 600 mil habitantes, seria o berço natal da primeira mulher a fazer um giro orbital.
 Até entrar para a história espacial do homem, Valentina Vladimirovna Tereshkova, nascida em 6 de março de 1937,  viveu uma vida nada fácil. Para poder estudar à noite,, trabalhavau em uma fábrica têxtil. Repetia a labuta da mãe que, aos 26 anos de idade, fazia o mesmo para sustentar três filhos, pois a guerra havia matado o seu marido.
Enquanto Valentina sonhava com a Engenharia, Yuri Gagarin fez a primeira viagem espacial, em 1961.Então, ela e algumas amigas escreveram uma carta ao governo soviético, pedindo passagem, também, para as mulheres na corrida espacial. Surpreendentemente, todas as interessadas foram convidadas a irem a Moscou. Pasaram por 90 dias dos mais difíceis testes, como passar hnoras  dentro de uma crntífugadora, testes de isoaslamento, voos em jatos MiG 15, mais de 120 saltgos de pára-quedismo, o que Valentina já praticava esportivamente, e aulas de engenharia espacial. Poucas resistiram, entre elas Valentina. Foram dois anos de treinamentos. E, finalmente, o sonho realizado.
Foto reproduzida da revista "Manchete"
 Valentina contou que, ao entrar no módulo espacial, jamais pensou se voltaria, ou não do espaço. Só pensava em sua missão, de filmar, fotografar e fazer experiências cientificas. Ao ver a Terra, tão distante, pediu para demorar mais lá por cima, e lhe deram 72 horas, em vez de 24. Para não perder nada do espetáculo que vivia, prticamente, não dormiu. Toda amarrada e viajando a uma velocidade de 28 mil km horários, circundou o planeta, por 86 minutos, o tamanho do seu dia cósmico. Durante 45 minutos, via a “bola” escura, e o restante do tempo sob a luz do sol. Lá de cima, achou-a pequena e vulnerável.
FLORES DO POVO - Valentina voltou para casa. Sua nave desceu em um campo onde centenas de tabalhadores correram em diração ao seu veículo espacial, levando flores. Entre os presentes, a sua mãe e a sua filha, Elena Andrionova, do casamento desfeito com o também astronauta Andrian Grigoriévich Nikolayev, o terceirro russo no espaço, em 1962,  com quem casou-se, em 1963, e divorciou-se, em 1982.  Depois do voo, ela tornou-se amgia intima de Gagarin e de muitos outros cosmonautas russos. Sonhava em voltar ao espaço. Não voltou. Após 19 anos da sua viagem, Svetlana Yevgenyevna Savitskaya, 12 anos mais nova, tornou-se a segunda mulher a ir ao espaço a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial.
Valentina começou a viver a sua grande aventura em 16 de junho de 1963, a bordo da cápsula Vostok-6. Mas não foi incluída no programa espacial soviético. O líder Nikita Khruschhov usou-a muito mais como propaganda do seu regime na guerra fria com os Estados Unidos, afinal precisava desviar as atenções do planeta para o programa espacial do grande rival. Mas este, no entanto, só em 18 de junho de 1983, enviou a sua primeira mulher ao cosmos, Sally Ride, que viveu entre 26.05.1951 a 23.07.2012). Ela fo tripulante da nave Challanger que colocou em órbita da Terra dois satélites de comunicação, recolheum um outro avariado para dentro do ônibus espacial e realizou experimentos farmacêuticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário