Vasco

Vasco

domingo, 2 de agosto de 2015

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - ROSE RONDELLI, A MISS CAMPEONATO

Em 22 de julho de 1957, Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, do rádio, da TV, de revistas e jornais, lançou o programa “Miss Campeonato”, pela Rádio Mayrink Veiga, a PRA-9, caçoando com o que rolava pelo futebol carioca. Juntou-se o comentarista esportivo Ruy Porto, como apresentador, e vários comediantes representando times, e eles disputavam a taça, que era atriz Rose Rondelli, usando maiô e saia curta.
O programa emplacou, de cara. Às segundas-feiras, levava ao palco  Zé Trindade (Flamengo), Duarte Moraes (Vasco), Geraldo Alves (Botafogo), Mário Senna (Fluminense), Altivo Diniz (América), Matinhos (Bangu), Macedo Neto (São Cristóvão), Ema D’Avila (Portuguesa), Antônio Carlos Pires (Canto do Rio) e Jaime Filho (São Cristóvão). Com tanto sucesso, foi parar na TV Paulista (Canal 5), a partir de 12 de novembro de 1957, com produção de Aloysio Silva Araújo. Já o papel de Rose Rondelli ficou com Carmem Verônica -  Ronald Golias (São Paulo), Borges de Barros (Corinthians), Walter Ribeiro dos Santos (Palmeiras), Luiz Pini (Santos), Daniel Guimarães (Portuguesa), Chocolate (Ponte Preta), Canarinho (Guarani) e Homem de Mello (XV de Piracicaba) eram os parceiros.
As vezes, quando Rose não podia participar, Carmem a substituía. Em 1958, esta deixou o programa da TV e Rose passou a fazer o personagem para cariocas e paulitas. Em 1959, foi a vez de Rose sair da telinha, passando a bola para Célia Coutinho. Bombando, outras emissoras, inclusive a poderosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro tentaram  imitar a PRA-9. Mas não colou. Em 1960, a TV Tupi-RJ, também, entrou no jogo, com Rose Rondelli voltando ao papel na TV.  Na Paulista, Irma Álvarez seguirou a barra até o início de 1962, quando a ambientação trocou um hotal pela pensão da Dona Liga, que sereia a mãe da “Miss Campeoanto”.  Por ali, já entrou Anilza Leoni na jogada, além de mudança total de comediantes, para as tempoadas 1963/64, ano em que houve mudanças no rádio e na TV.
Na Paulista, a “Miss Campeoanto” ficou sendo Marly Marley. Com um detalhe: primeira a não ter o “título” de “Certinhas do Lalau”, ou a glória de ser eleita a mulher mais gostosa do pedaço durante o ano. Marly fez o personagem até 1965. Na Rádio Mayrink Veiga, pintou Sônia Ferreira, uma outra não “Certinha”. Seguida pela “Certinha” Lígia Rinelli, esta foi a última dona do papel no rádio. Em 1965, na TV Paulista, uma gaúcha, Luleli Figueiró, também “Certinha”, tornouo-se a última “Miss”. Bons tempos! Em 1974, a TV Gazeta-SP tentou reviver o programa, com Lucimara Parisi sendo a taça. Mas o programa só durou três meses, e sem jamais conseguir o sucesso anterior.
Suzy Kirby (treinadora). De pé: Gina Le Feu, Eloina, Olívia Marinho, Carmem Verônica, Rose Rondelli, e Soninha. Agachadas: Elisabeth Gasper, Norma Marinho, Norma Bengell, Mary Marinho e Sonia Correa. (Foto reproduzida do livro “Revista do Lalau”)
Rosemyr Rondelli, a Rose, carioca, nascida em 1º de agosto de 1934, poderia, também, ter-se antecipado à “Garota de Ipanema” e a “Garota de Copacabana”, onde nascera. Era uma grande nadadora que saía do mar e caminhava pelas areias da praia levando a rapaziada a não ver outra coisa. Começou a carreira como cantora de boate. Ante de ser atriz do teataro de revista e tornar-se o grande nome do período de ouro daquele gênero, esteve um tempo como corista. Era uma “vedetaça”, além de mulher de dar torcicolo em marmanjos. Diziam, no entanto, que ela não fazia nenhum esforço para ser, também, uma “atrizaça”. Deixava rolar no balanço do seu belo “sexyapeal”.
Rose casou-se por duas vezes: como figurinista Carlos Gil e com o comediante Chico Anyiso. Teve um filho com o primeiro, o músico Duda, e dois com o segundo, o comediante Nizo Neto e o diretor de imagen Rico Rondelli. Nas TVs Rio e Globo, participou de vários humorísticos. E da minissérie global “A Mafia no Brasil”. No cinema, esteve em quatro películas. Viveu por 71 anos, até 1º de janeiro de 2005.    

 

 

 

4 comentários:

  1. Estou gostando muito do blog, principalmente por ter vivenciado muitos dos temas aqui abordados. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Se fosse possível colocar nesse time tão bonito a camisa do Vasco da Gama, além de não cairmos para a Segubda Divisão dava até para disputar o título deste ano...

    ResponderExcluir
  3. Vê-se que você é um "VASCONAUTA" de bom gosto e muito bem intencionado, quando aborda um destino para a camisa do glorioso Club de Regatas Vasco da Gama. Realmente, ficaria muito bem na estampa de mulheres divina e brasileirissimamente lindas. Confere?

    ResponderExcluir
  4. SOU VASCAÍNO, ADOREI SEU SITE. COLOQUEI EM FAVORITOS. PARABÉNS

    ResponderExcluir