Vasco

Vasco

domingo, 19 de agosto de 2018

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - A MODA DAS BELAS BRASILEIRAS DE 1889


 Por aquela época, o Brasil era presidido pelo paulista Prudente de Morais,  que governou entre 15 de novembro de 1894 e 15 de novembro de 1898. Foi o primeiro presidente eleito pelo povo, encerrando a chamada “República da Espada”, comandada pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
A época ficou conhecida por “República das Oligarquias”, marcado pela disputa entre um grupo mais forte, o dos grandes fazendeiros da região sudeste, e os dos industrialistas. Vivendo assim, o país era habitado por uma classe média muito elegante, imitando a moda da Europa. Basta ver as fotografias da época, em que os cavalheiros trajam-se, em qualquer horário do dia, terno, gravata, chapéu e bengala.
Para as mulheres, era o tempo de sombrinhas, rendas, anáguas e também de chapéus, fase que ficou conhecida por moda clássica. Usava-se saia até o tornozelo, a chamada saia abajur, com bainha de arame. Por ali, ela libertou-se dos espartilhos – o estilista mais famoso era o francês Jacques Doucet.
Mas enquanto as mulheres recatadas usavam sais longas, já se falava em “emancipação feminina”, com algumas delas mostrando personalidade forte, caso da bailarina Isadora Duncan, abrindo caminho para as colegas revolucionarem os costumes e dançarem quase nuas, com apenas um véu de cobertura.
O Brasil viu o século 19 virar para o 20 com as mulheres começando a usar os vestidos bordados. De sua parte, a sua rapaziada pintou e bordou no remo e no futebol. Sempre de olho nas belas mulheres que iam torcer por eles. Brasucas danados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário