Vasco

Vasco

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

HISTORI&LENDAS DA COLINA - 'BOTASSACA'

1 - Aconteceu em 12 de dezembro de 1948. Na final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, que não era campeão há 13 anos, o time vascaíno encontrou o vestiário do estádio alvinegro, na Rua General Severiano, recém pintado, com cal virgem e sem água. A rapaziada ficou com os olhos ardendo. Pra piorar, a torcida, de 15 mil desalmados, atirou pó-de-mico sobre os jogadores cruzmaltinos, que terminaram caindo, por 1 x 3.

2- Em 14 de janeiro de 1951, valendo pelo campeonato da temporada anterior, o Vasco foi à forra conta os botafoguenses. Mandou 2 x 0, com dois gols de Ademir Menezes, na final, no Maracanã, sagrando-se bi. Em 1959 (pelo campeonato do ano anterior) , o Vasco cobrou mais: 2 x 1. E, na rodada seguinte, ficou supercampeão). Em 29 de abril de 2001, o "Almirante" humilhou os alvinegros: 7 x 0, pelo Estadual, com três gols de Juninho Paulista, dois de Romário, um de Pedrinho e mais um, de Euler.

3 - Vasco 1 x 0 Botafogo foi o antepenúltimo clássico entre os dois, antes do final do Século-20. Rolou em 11 de abril de 1999 e a escrita da freguesia prosseguiu, no Maracanã, valendo pelo primeiro turno da Taça Guanabara. O tento solitário da pugna saiu dos pés de Juninho Pernambucano,aos 64 minutos. O árbitro era Ubiraci Damásio de Oliveira, o treinador cruzmaltino Antônio Lopes e o time este: Carlos Germano; Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Henrique (Alex Oliveira), Paulo Miranda, Juninho Pernambucano (Alex Pinho) e Ramon; Donizete (Zezinho)  e Guilherme.






Nenhum comentário:

Postar um comentário