Vasco

Vasco

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ELES DEIXARAM DE PAGAR A PROMESSA

A década-1960 não rendeu muito em São Januário. Pelo final dela, o “Almirante” anunciava que iria apresentar várias revelações que dariam o que falar. Apresentar, apresentou, mas pouco emplacaram. A começar pelo baixinho atacante William Coelho de Lira, buscado no Brasil Novo, do Departamento Autônomo da então Federação Carioca de Futebol. Campeão juvenil e aspirante, mostrou um futebol apenas do tamanho de sua altura: 1m63cm.
 A mesma história viveu o também atacante Acelino de Oliveira. Mais alto e medindo 1m82cm, era tido como talentoso, no Campo Grande, de onde saiu. Na Colina, não justificou os Cr$ 500 mil gastos para leva-lo, uma boa grana para a época.
 O mesmo rolou com o ponta-esquerda Bernardino de Morais, revelado pelo Lajes EC e tirado da Esportiva de Guaratinguetá, ambos paulistas. Também baixinho, com 1m65cm, valeu Cr$ 25 milhões e jogou tanto (ou menos) quanto Acelino, que atuava pelas duas extremas.
Já outros dois atacantes, o baiano Paulo Carmo Corsino Mata e o pernambucano Adílson de Morais Albuquerque chegaram a animar. 
O primeiro, saído do Galícia, tinha boa estatura para os centroavantes de então – 1m78cm. Vascaíno, aos 21 de idade, não segurou o brilho inicial e seu futebol apimentado não demorou muito no tabuleiro da Colina. 
 De sua parte, Adílson, irmão do grande ídolo Almir, com 1m72cm de altura, era aposta para formar dupla ofensiva com Bianchini. Após seis meses no Sport Recife, foi levado para o Vasco, pelo empresário Ciê Barbosa. Campeão carioca infanto-juvenil-1965, também teve brilho com pouca duração.
 Para a defensiva, as aposta eram Jorge Andrade Ferreira e Sérgio Dantas. Do primeiro, cria dos infantis, esperava-se ser o o próximo astro da linha de zaga, com boa estatura para a época, 1m78cm. Foi campeão carioca aspirante e mais nada. O outro, da mesma altura, descoberto o Mavilis, do Departamento Autônomo, também chegou à Colina infanto-juvenil e só prometeu.
 Ainda para a defesa, houve Aloísio Tinoco Alves, lateral-esquerdo saído do juvenil do São Cristóvão. Apareceu bem e foi campeão carioca aspirante pelo Vasco-1966. Só. Por fim, o goleiro catarinense Valdir  Apple, com 1m82cm de altura e que mostrava muitas qualidade no Atlético-PR, ficou devendo em São Januário. Quando tornou-se titular, marcou um dos gols contra mais famosos do Maracanã, jogando, com as mãos, a bola para dentro do gol.       
       FOTO DO ARQUIVO DE VALDIR APPEL               

Nenhum comentário:

Postar um comentário