Vasco

Vasco

domingo, 23 de setembro de 2018

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - PRIMEIRA MONJA BUDISTA "BRASUCA"


Lá pelos finalmentes de 1969, a carioca Maria das Dores Pereira de Silva, aos 63 de idade, tornou-se a primeira monge budista brasileira. Aconteceu em São Paulo, quando não havia, ainda, uma outra na América Latina.
Reprodução de foto de www.sociedadebudistadobrasil
 O corte simbólico dos cabelos dela  foi feito pelo ‘Venerável Superior’ da Ordem Soto-Zen, Ryohan-Shingu, tendo este revelado que Maria das Dores dedicava-se ao budismo há mais de 40 viradas do calendário ocidental. Eque, antes da ordenação, ela viajara a três locais sagrados do budismo: Lubini, no Nepal, onde o “Buda” nascera; Boddy-Gaya, onde recebera a iluminação, e Sarnath, na Índia, local da primeira fala ao povo.
 O budismo é uma a religião/filosofia. Maria das Dores disse ter visto nele o mais belo caminho para o aprendizado do que é positivo. “Práticas como a meditação nos fazem desenvolver nossas melhores qualidades, que são a consciência, a bondade e a sabedoria”, dizia ele, sempre,a aos que desejavam conhecer mais sobre o tema. “O budismo não se direciona para um Deus criador, ou para deuses protetores. A meta é alcançar um estado de total e completa realização da potência espiritual do ser humano”, explicava.
Maria das Dores recebeu, do Dalai Lama, a condecoração do “Buda de Ouro da Eterna Vida”, pelo reconhecimento da fé e a sua importância para o desenvolvimento do budismo no Brasil, onde chegou via emigrantes orientais, durante a segunda metade do século 19 – mas só foi ganhar mais atenção dos brasileiros a partir das décadas 1950/1960.
Após a sua conversão,  Maria das Dores adotou o nome Tenko Shuei-Ni e passou a receber, em templo paulistano, muitas visitas que a ouviam falar de  amor, paz, compaixão e equilíbrio, segundo ela, caminhos para a iluminação e que a ajudou a abrir outras vias totalmente inversas ao espírito competitivo da atualidade.
Siddartha Gautama, reproduzido de
 www.arqueologia.descobertas.blogspot.com
Embora recebesse visitas em um templo, a primeira monja budistas brasileira ensinava às pessoas que estas poderiam praticar o budismo em casa, diante de um pequeno oratório, no qual não deveria haver representações de deuses e nem feitura de pedidos. Quanto a Buda,  Maria das Dores não se cansava de ensinar que significava  "aquele que está desperto para a realidade".
Realmente! No Brasil, muitos acham que Buda seria o nome de Siddharta Gautama, nascido em 566 (antes de Cristo), na Índia e que, aos 29 de idade, saiu de casa, pela primeira vez, e encontrou um mundo atormentador. Então, ele abandonou a riqueza e a família, vestiu um manto amarelo e foi para a floresta. Após algum tempo, à sombra de uma figueira, dominou os meandros da vida mundana, encontrou-se com a verdade e alcançou a iluminação. Daí receber a denominação “ Buda” e pregar para multidões, por mais de 45 anos, até os  80 de idade.
Enfim, Buca nunca foi, ou quis ser um deus e nem um profeta. Sem foi um ser humano. Após o seu desaparecimento, o budismo desapareceu da Índia, por quase mil anos, mas foi mantido vivo pelo sudoeste da Ásia – Theravada, Tibet, China, Mongólia e Japão. De sua parte, Tenko Shuei-Ni manteve-se viva até o final da década-1970.



Um comentário: