Vasco

Vasco

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

CORREIO DA COLINA - RICARDO ROCHA

Por onde anda o zagueiraço pernambucano Ricardo Rocha, meu conterrâneo?" Manoel Alves Ferreira, de Serra Talhada.
Grande Manel! Sendo de Serras Talhada, você tem chandes chances de ser parente de Lampião, não é mesmo? Pelo menos, o Ferreira já encaminha a possibilidade. Mas vamos lá: 
Reprodução de álbum de figurinha
da coleção do "Kike"
Ricardo Rocha encontra-se trabalhando em um projeto do São Paulo Futebol Clube, liderado pelo seu ex-colega de time Raí, estando como coordenador de futebol. Entre os vascaíno, fica a lembrança de uma passagem marcante, entre 1994/1995, quando “xerifou” a zaga da rapaziada que levou para São Januário o título do Estadual-RJ, em e sua primeira temporada na Colina.
 Dirigido por Jair Pereira, que fora meia cruzmaltino-década-1970,  Ricardo Rocha participou de 14 dos 18 jogos – 12 vitórias, cinco empates e uma escorregada – que  valeram o caneco, tendo entrado neste time-base: Carlos Germano, Pimentel, Ricardo Rocha, Alexandre Torres e Cássio (Sidney); Luisinho Quintaninha, Leandro, França e Yan; Dener e Valdir “Bigode
Ricardo Roberto Barreto da Rocha nasceu, em 11 de setembro de 1962, em Recife. Chegou à Seleção Brasileira principal e fez 43 jogos, vencendo 29, empatando pagando sete e caíndo em outros sete. Colecionou os títulos canarinhos de campeão da Copa Stanley Rous e do Pan-Americano, ambos de 1987, e da Copa do Mundo-1994, atuando em Brasil 2 x 0 Rússia – Taffarel; Jorginho Amorim, Ricardo Rocha (Aldair), Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga (Mazinho), Raí e Zinho; Bebeto e Romário, dirigidos por Carlos Alberto Parreira, em 29 de junho de 1994, no Satanford Estadium, em San Francisco, diante de 81.061 almas. Saiu de campo contundido e não atuou mais durante a disputa.
Participou, também,  de dois jogos das Copa do Mundo-1990, como lateral-direito, em Brasil 1x 0 Escócia (19.06) no estádio Delle Alpi, da italiana Turim, assistido por 62.502 pagantes, e de Brasil 0 x 1 Argentina, pela equipe do treinador Sebastião Lazaroni, no 24 de junho de 1990, diante de 61.381 espectadores.
Antes jogar por 94 vezes e marcar três tentos vascaínos, Ricardo Rocha vestira as camisas de Santo Amaro-PE, Santa Cruz-PE, Guarani de Campinas-SP, Sporting-POR, São Paulo FC, Real Madrid-ESP e Santos-SP. Após deixar São Januário, ainda defendeu Fluminense, o argentino Newell´s Old Boys e penduro as chuteiras, em 1998, como flamenguista.     
Também, experimentou ser treinador em dois clubes nordestinos, o SantaCruz, em 2001 e em 2008, e o alagoano CRB, em 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário