Vasco

Vasco

terça-feira, 25 de setembro de 2018

HISTORI&LENDAS DA COLINA - MARESIAS

 1 - A primeira vez em que o time vascaíno concentrou-se para um descanso total foi em 1923, na cidade mineira de Mar de Espanha. O local, a estância hidromineral da Fazenda Rocha, foi oferecido por um associado do clube, o historiador cruzmaltino José da Silva Rocha, o Rochinha, que viria a ser o 35º a presidir o clube, em 1963.
MESMO COM O MAR ABERTO NO RIO DE JANEIRO, O "ALMIRANTE" PREFERIU O MAR DE MINAS GERAIS, ONDE NÃO TEM MAR.

2 - Nos inícios dos Campeonatos Cariocas, os árbitros era indicados pelos clubes. Entre outros, o Vasco indicou Francisco Albeto da Costa, Eduardo Pinto da Fonseca, Mílton de Castro Menezes, Carlos Gomes de Farias, Paiva Anciães, José Pereira Peixoto, José Pinto Lopes e Diogo Rangel. Já o primeiro representante vascaíno fora do Rio de Janeiro foi Achilles Astuto, “embaixador” junto à entidade paulista de remo, em 1925.

3 -Locais onde os vascaínos já se alojaram:: Rua Teófilo Otoni Nº 89; Clube Dançante e Recreativo Estudantino Arcas Comercial, no Largo do Capim; Sociedade Dramática Filhos de Talma à Rua da Saúde Nº 293, onde ocorreu a fundação, em 1898; Ilha das Moças; Travessa Maia Nº 15; Rua do Passeio Nº 18; Rua Santa Luzia; Sede do Calabouço,; sede náutica na Lagoa Rodrigo de Freitas.a Edifício Cineac 9º andar, na Avenida Rio Branco Nº 185, e Rua General Almério de Moura.

4 - Vascaína, entre 1936 a 1938, e especialista em nado livre, Piedade de Azevedo Coutinho da Silva Tavares foi uma das maiores nadadores brasileiras. Carioca – 02.05.1920 a 16.04. 2007 –, durante as Olimpíadas de Berlim-1936, aos 16 anos de idade, tornou-se a primeira brasileira finalista de uma prova olímpica nas piscinas. Obteve o quinto lugar nos 400 metros livres, com 5min35seg5dec. A marca, só i quebrada pelas brasileiras, em 2004, valeu-lhe a publicação, pelo jornal "O Globo", da primeira telefoto em um diário noticioso do país. Em 1938, ela foi capa da revista "Sport Ilustrado ".

 5 - Em 21 de gosto de 1948, o Vasco comemorou o seu cinquentenário. Três dias antes de apagar as velinhas, recebeu a visita do São Cristóvão, em São Januário, e o venceu, por 3 x 1, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, com gols marcados por Maneca (2) e Dimas. A rapaziada da festa: Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Alfredo; Maneca, Ademir Menezes, Dimas, Tuta e Chico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário